Programa de Residência Médica em Cardiologia da UFC/Santa Casa de Sobral forma seu primeiro residente

#ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ao fundo, encontra-se a projeção da apresentação do trabalho de conclusão do curso.
Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro egresso da Residência em Cardiologia da UFC/SCMS. #ParaTodosVerem: a foto mostra o formando sorrindo no canto esquerdo. Ele está usando óculos de grau e veste uma camisa branca de mangas compridas. Ao fundo da imagem, encontra-se uma televisão onde está projetada a apresentação do trabalho de conclusão do curso.

O médico Diego Levi Silveira Monteiro concluiu a sua formação na Residência Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), na área de Cardiologia. Na oportunidade, ele apresentou o artigo científico intitulado “Grande Aneurisma de Artéria Coronária Descendente Anterior: Relato de Caso” publicado na Revista Cearense de Cardiologia. O trabalho atendeu às exigências para obtenção do título de médico especialista em Cardiologia, que foi submetido à apreciação da Banca Examinadora. A Banca foi composta pelos médicos cardiologistas; Dr. Leandro  Cordeiro Portela (Orientador),  Dr. Joaquim David Carneiro Neto (Co-Orientador) e Dr. José Maria Bezerra (Examinador). Depois das devidas considerações dos membros da Banca Examinadora,  o trabalho do Dr. Diego Levi Silveira Monteiro foi aprovado e seguirá para o devido trâmite institucional.

O evento aconteceu no mini auditório do Hospital do Coração de Sobral. O Dr. Diego Levi Silveira é o primeiro cardiologista egresso da Residência Médica em Cardiologia/SCMS-UFC. Vale salientar, que ele também realizou Residência em Clínica Médica pela Santa Casa, concluindo em 2013, e graduou-se pelo Curso de Medicina de Sobral desta IFES em dezembro de 2008, egresso da 4ª turma.

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, mantém atualmente nove programas de Residência Médicas tendo formado 237 médicos especialistas, desde 2006. Em 2021, o hospital conta com 62 médicos em processo de especialização, destes 24 ingressaram nas diversas especialidades médicas no início de março deste ano.

Fonte: Vanderley Moreira (Jornalista/RP: 1641)

Professores e alunos fazem avaliação institucional no período de 1º a 15 de junho

1º a 15 de junho – É estudante ou professor da UFC? Chegou a hora de avaliar seu curso

É hora de mais de 26,8 mil alunos e 2,1 mil professores de graduação presencial da UFC refletirem e opinarem sobre seus cursos. De 1º a 15 de junho, com o lema “Dizer o que pensa gera possibilidades”, a nova edição da avaliação institucional quer dar voz à comunidade universitária, fazendo com que professores e alunos assumam o protagonismo do processo avaliativo.

A UFC entende que aqueles que estão em sala de aula, vivendo o dia a dia da graduação, é que possuem as condições de aferir a qualidade dos cursos. O resultado da avaliação institucional ajudará a Universidade a traçar um diagnóstico da área, possibilitando o reconhecimento de práticas positivas e a identificação de eventuais fragilidades.

A participação na avaliação institucional é destinada a alunos e professores das graduações presenciais. Por meio de formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), durante período de 1º a 15 de junho, os alunos opinarão sobre os seguintes aspectos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório etc.), além de fazerem uma autoavaliação.

Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de também realizarem uma autoavaliação.

COMO FAZER – A plataforma a ser utilizada poderá ser acessada no menu Ensino do SIGAA e contém as mesmas perguntas apresentadas na fase de testes do sistema, em novembro de 2014. O processo é totalmente anônimo.

VANTAGENS – Uma das características desse modelo de avaliação é a agilidade. A estimativa é de que cada aluno e professor leve cerca de 15 minutos para responder aos formulários.

O processo de autoavaliação institucional é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), presidida pelo Prof. Hermógenes David de Oliveira, e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) de cada unidade acadêmica, seguindo as diretrizes e o roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é o aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que contarão com as coordenações de cursos na elaboração de planos de melhoria com metas de curto, médio e longo prazo.

Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através do SIGAA, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de melhorias a serem publicizados em um sítio próprio da CPA, em fase de construção.

Novas informações serão divulgadas nos próximos dias, no portal da UFC. Dúvidas podem ser encaminhadas para cpaufc@gmail.com.

REUNIÃO COM COORDENADORES  Nesta segunda-feira (25), às 10h, a CPA fará reunião de apresentação da campanha para os coordenadores de cursos de graduação da UFC. Será no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC e-mail: cpaufc@gmail.comufc.br/noticias/noticias-de-2015/6766-professores-e-alunos-fazem-avaliacao-institucional-no-periodo-de-1-a-15-de-junho