Engenharia da Computação

Alunos em sala de aula da Engenharia da Computação

A Engenharia da Computação tem por objeto de estudo a criação e construção de computadores e de sistemas baseados em computação, envolve o estudo de hardware, software, comunicações e as interações entre eles. Seu currículo centra-se em teorias, princípios e práticas da engenharia elétrica e matemática e os aplica na construção de computadores e/ou de sistemas baseados em computação.

O curso atualmente conta com 19 professores, sendo que 68% destes são doutores. Parte destes professores colaboram no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação, do Campus de Sobral. A infra-estrutura do curso dispõe de 13 laboratórios, 11 salas de aula e 01 auditório.

Histórico

Este curso começou suas atividades no segundo semestre de 2006 com sua primeira turma. Naquela época, o número de ingressantes era de 40 estudantes. Em 2011, este número cresceu para 50 ingressantes. Com a expansão das universidade federais, via programa federal REUNI, as vagas do Curso de Engenharia da Computação foram aumentadas para 50 estudantes por semestre. Isso totaliza 100 novos alunos por ano, desde 2013. O curso está cadastrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-CE) desde 2012.

Em 2009, foi implantado o Programa de Educação Tutorial (PET) neste curso com 4 bolsistas em sua formação inicial. Hoje, o PET possui 12 bolsistas acompanhados por um tutor e co-tutor. Estes bolsistas possuem alto índice de rendimento acadêmico e atuam nos três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Atendimento

Bloco I – Campus Sobral – Mucambinho
Rua Coronel Estanislau Frota, s/n
CEP 62.010-560, Centro, Sobral, Ceará

Dias úteis
09h às 12 horas
13h às 18 horas

Contato

(88) 3613-2603
ec@sobral.ufc.br
www.ec.ufc.br