O Campus

A Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) assumiu o desafio de tornar realidade o preceito constitucional que preconiza a educação como um direito social.

No processo de expansão do Ministério de Educação e Cultura, em 2006 foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) os Cursos de Graduação em Ciências Econômicas, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Odontologia e Psicologia, para conjuntamente com o já existente Curso de Medicina, configurar o Campus desta Instituição de Ensino Superior, no município de Sobral.

O município de Sobral está situado na região noroeste do Ceará, a 224 Km da Capital do Estado, possui uma população aproximada de 180.000 habitantes,e vem experimentando um forte processo de desenvolvimento em sua estrutura econômica. Sobral é sede de uma Macrorregião Administrativa que de acordo com o Plano Diretor de Regionalização (PDR) do Governo do Estado do Ceará, é composta por cinco microrregiões, compreendendo 55 municípios. Desta forma, atende um total aproximado de 1.500.000 habitantes e consolida-se como um dos principais municípios cearenses.

A política de expansão e interiorização da universidade pública constitui-se como uma fundamental política inclusiva, uma vez que cria possibilidades de acesso à educação superior a uma parcela maior da população, e reconhece o papel estratégico da universidade para o desenvolvimento econômico e social.

Contato

(88) 3695-5703

Endereço

Rua Coronel Estanislau Frota, s/n
62.010-560Sobral, Ceará