Tese de professor da UFC em Sobral recebe menção honrosa em evento nacional.

O Prof. Adson Bezerra Moreira, do Curso de Engenharia Elétrica do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, recebeu da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) menção honrosa por sua tese de doutorado, intitulada Propostas de controle de um sistema de geração de energia elétrica a partir de energia eólica com gerador de indução duplamente alimentado com mitigação de correntes harmônicas na rede elétrica geradas por carga não linear. 

Ele teve como orientador o Prof. Ernesto Ruppert Filho, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A homenagem integra o Prêmio SOBRAEP de Dissertação e de Tese – Edição 2018, referente a trabalhos na área de eletrônica de potência, defendidas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017. A entrega dos prêmios e dos certificados ocorreu nessa terça-feira (11), durante o XXII Congresso Brasileiro de Automática (CBA) em João Pessoa.

“Esse trabalho foi desenvolvido por mim com ajuda de outros pesquisadores da UNICAMP durante meu doutorado, no período de 2013 a 2017. Trata-se do estudo de técnicas de controle utilizadas numa turbina eólica que fazem com que esta produza energia elétrica e melhore a qualidade de energia da rede”, explica o professor.

Para ele, ser distinguido com a menção honrosa de tese concedida pela SOBRAEP “mostra o significativo reconhecimento da comunidade científica à excelência do trabalho desenvolvido. Isso realmente enaltece minha carreira como professor e pesquisador, mas também minhas instituições, a UFC/Campus de Sobral e a UNICAMP, onde realizei meu doutorado”.

O professor ressalta que os premiados pertencem a universidades brasileiras que muito se dedicam a pesquisas em eletrônica de potência e nelas se destacam. Saiba mais sobre os demais homenageados no site da SOBRAEP.

Fonte: Prof. Adson Bezerra Moreira, do Curso de Engenharia Elétrica do Campus da UFC em Sobral – fone 88 3695 4610 – e-mail: adsonbmoreira@gmail.com

 

Notícia publicada no site da UFC: http://www.ufc.br/noticias/11829-tese-de-professor-da-ufc-em-sobral-recebe-mencao-honrosa-em-evento-nacional