Questão de oportunidade

O Laboratório de Estudos das Desigualdades – LAEDES apresenta “O filme ‘Questão de Oportunidade’ e  mostra a trajetória de sucesso de cinco jovens do interior do Ceará, que com muito esforço ingressaram num mundo que aparentemente  não fora feito para eles nem para várias gerações de suas famílias: a universidade.

São jovens cearenses dos municípios de Sobral, Tianguá e Ibiapina que se tornaram estudantes da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Federal do Ceará (Campus de Sobral), estes jovens também são vozes do Bolsa Família.

O filme apresenta tanto as oportunidades abertas por políticas de inclusão social e de acesso ao ensino superior quanto o protagonismo valente dos jovens e seus familiares”.

O vídeo foi pensado e organizado pela professora Ana Fonseca do NEPP (UNICAMP). A pesquisadora esteve em dezembro em Sobral convidada para palestrar no II ENEDES – Encontro Interdisciplinar de Estudos das Desigualdades organizado pelo LAEDES – Laboratório de Estudos das Desigualdades. Entusiasta das políticas de inclusão, a professora Ana ficou muito impressionada com o esforço e vontade presentes nos estudantes da UFC – Campus Sobral e resolveu mostrar nacos dessas trajetórias de sucesso que também tem sido a luta do LAEDES.