Projeto do Curso de Música/Sobral é aprovado no Programa Geral de Cooperação Internacional da CAPES

O Curso de Música do Campus de Sobral teve um projeto de pesquisa aprovado na 1ª Chamada do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), no âmbito CAPES/DFATD (parcerias com o Canadá). O projeto conjunto de pesquisa intitulado “Estudos sobre as práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da educação musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social” foi fruto da parceria realizada com a Universidade Laval, sob a coordenação dos professores Marco Antonio Toledo (UFC/ Campus de Sobral) e Francis Dubé (Faculdade de Música/ Universidade Laval).

O projeto foi o único da Área de Artes entre os 15 selecionados. Na modalidade CAPES/DFATD, também foi o único na área de Ciências Humanas e oriundo de uma universidade do Norte/Nordeste entre os 5 contemplados, a saber: USP e Fundação PIO XII do Hospital do Câncer de Barretos, ambos na área de Medicina, UnB, na área de Ciências Ambientais, e a UFC, em Música.
Com a aprovação deste projeto, o Curso de Música do Campus de Sobral terá financiamento para missões de trabalho e de Estudo entre Brasil e Canadá, tanto da equipe brasileira quanto da canadense, durante 2 anos, podendo ser estendido para até 4 anos. Está previsto ainda, publicações em português, francês e inglês da produção intelectual oriunda do trabalho dessas equipes.

Consoante o coordenador do projeto no Brasil, Prof. Marco Antonio, “a confecção deste projeto só foi possível graças às realizações das Conferências Internacionais de Educação Musical de Sobral (CIEMS), pois ela promoveu os contatos necessários para articular essas parcerias”.

O prof. Marco Antonio Toledo afirma ainda que a proposta é oriunda do Eixo Temático “Ensino de Música” do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC e pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música (Pesquisamus) do Curso de Música – Licenciatura do Campus de Sobral, tendo ainda colaboradores como o professor Vicente Pinto, da Faculdade de Medicina de Sobral, a Profa. Cristina Tourinho do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA , além de pesquisadores oriundos da Universidade McGill, Universidade de Quebec em Montreal, College of Music (Londres), Simon Fraser (Vancouver), Universidade de Toulouse (França).

Fonte: Prof. Marco Antonio Toledo