Primeiro servidor técnico-administrativo do Campus de Sobral a defender tese de doutorado

No dia 08 de julho realizou-se publicamente a sessão de Defesa de Tese de Doutorado de ANDERSON WEINY BARBALHO SILVA, servidor técnico administrativo da UFC campus de Sobral, responsável técnico pelo laboratório de Histopatologia do Curso de Medicina de Sobral. O trabalho intitulado “LOCALIZAÇÃO DE PROTEÍNAS, QUANTIFICAÇÃO DE RNAm E PAPEL DAS CITOCINAS TNF-α  E IL-1β NO DESENVOLVIMENTO FOLICULAR IN VIVO E IN VITRO EM BOVINOS” está inserido na grande área Biotecnologia em Agropecuária e apresentou como objetivo principal compreender como as citocinas (TNF-α e IL-1β) controlam eventos reprodutivos como a foliculogênese e ovulação.

CREDITOS_BIANCA SILVA FOTOGRAFIA
Foto: Bianca Silva

O responsável técnico pelo laboratório de Histopatologia, Anderson Weiny, realizou o curso de Doutorado em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Campus de Sobral, vinculado à Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO. A parceria UFC – RENORBIO permitiu que o servidor cursasse as disciplinas no próprio Campus de Sobral. Os experimentos que basearam a pesquisa foram realizados em Sobral, Recife (PE),  Santa Maria (RS) e em parceria com laboratórios na Holanda e no Canadá.

As biotecnologias reprodutivas vêm se destacando no cenário nacional e internacional, criando oportunidades extraordinárias para a reprodução animal, especialmente no que se refere ao aumento da eficiência reprodutiva dos rebanhos de elevado potencial econômico. Os estudos in vivo e in vitro são de grande importância para compreensão de eventos reprodutivos. Os resultados do estudo geraram informações relevantes, as quais têm servido, bem como servirão de base para a elaboração de novos projetos de pesquisa que envolva a proposta de uma caracterização temporal ao longo do processo ovulatório de diferentes fatores hipoteticamente envolvidos nesse processo reprodutivo. Além disso, o entendimento de mecanismos envolvidos na ovulação servirá como base para melhor explorar o potencial reprodutivo de fêmeas e/ou elaborar técnicas contraceptivas com menos efeitos colaterais. O conhecimento a respeito da expressão e distribuição dos membros do sistema TNF-α e IL-1 nos ovários de bovinos abre a perspectiva para o teste in vitro no cultivo de folículos pré-antrais bovinos em estágios específicos de desenvolvimento. Os dados obtidos no estudo ainda geram novas possibilidades para a utilização destes sistemas como base para testar meios dinâmicos, visando o aperfeiçoamento das condições de cultivo e para a avaliação de diversas substâncias que podem contribuir para o aumento da taxa de oócitos competentes após a maturação in vitro e que estão aptos a assegurar o desenvolvimento embrionário inicial.

Participaram da banca examinadora os Prof. Dr. José Roberto Viana Silva (Orientador-RENORBIO/UFC), Prof.ª Dra. Márcia Viviane Alves Saraiva (Co-orientadora – UFC) e os examinadores Prof.ª Dra. Ana Paula Ribeiro Rodrigues (RENORBIO/UECE), Prof.ª Dra. Maria Helena Tavares de Matos (RENORBIO/UNIVASF), Prof.ª Dra. Valdevane Rocha Araújo (UECE) e Prof. Dr. Rafael Rossetto de Sousa (UECE/UNIFOR).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Anderson Weiny Barbalho Silva, responsável técnico pelo laboratório de Histopatologia do Curso de Medicina de Sobral.