Inscrições para transferência de outras instituições para a UFC de 6 a 10 de maio

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulga o edital de seleção para transferência de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para seus cursos de graduação presencial. Estudantes que desejam concorrer a uma das vagas disponibilizadas deverão realizar as inscrições on-line entre os dias 6 a 10 de maio.

Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2015 a 2018, devendo ter obtido uma média final mínima de 450. Em caso da participação em mais de uma edição do Enem, dentro do período estipulado, será considerada para análise a maior média final obtida.

Além disso, os candidatos necessitam ter cursado no mínimo 20% e no máximo 50% da carga horária total ou do total de créditos do curso de origem. No caso específico das vagas ofertadas para os cursos de Medicina e de Odontologia, os candidatos devem ter concluído no mínimo 10% e no máximo 25% da carga horária do respectivo curso em que esteja matriculado.

A PROGRAD destaca que somente serão aceitas inscrições para o mesmo curso de graduação em que o candidato já esteja cursando em outra instituição de ensino superior, ou inscrições de candidatos matriculados em cursos afins ao pretendido, listados de acordo com o quadro 03 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (Bacharelado e Licenciatura) de um mesmo curso.

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 12 de junho. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre de 2019.2 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a matrícula no dia 18 de junho de 2019, em local e horário a serem divulgados juntamente com o resultado final, no site da PROGRAD. Ao total, estão sendo disponibilizadas 297 vagas, para cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

INSCRIÇÕES – No processo de inscrição o candidato também deverá responder a um questionário socioeconômico e realizar o upload do histórico escolar digitalizado (em formato PDF, JPG ou PNG). O documento deverá estar autenticado com carimbo e assinatura pela IES de origem ou apresentar certificação eletrônica, datado entre os dias 25 de abril e 10 de maio de 2019.

O documento deverá conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:

• Carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos)
  • Carga horária total integralizada pelo candidato (ou quantidade total de créditos integralizados)
  • Situação atual do aluno no curso (que deve estar regular, com matrícula ativa ou trancada)

A PROGRAD ressalta que o candidato deve imprimir uma via do formulário de inscrição, pois em caso de aprovação, esta via deverá ser apresentada à PROGRAD.

No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e no questionário socioeconômico e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada, e portanto não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado, não sendo cabível recurso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos: COPIC • Transferência • Transferência de Outras IES • Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior

Link da Notícia:

QUADRO 02 DO EDITAL: VAGAS OFERTADAS EM SOBRAL