Circuito UFC-Arte no Interior – Edição Sobral, nos dias 15 e 16 de maio

Circuito UFC-Arte no Interior promove espetáculos no Theatro São João

A Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult-Arte/UFC) realiza, nos dias 15 e 16 de maio, uma edição do Circuito UFC-Arte no Interior no município de Sobral. A programação reunirá apresentações artísticas no Theatro São João, nas áreas da dança popular, teatro e poesia, e haverá também oficinas na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Toda a programação tem acesso gratuito.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da Secult-Arte/UFC em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento e de Pesquisas (Fastef), com o intuito de contribuir para o intercâmbio cultural e promoção da cultura nos municípios do interior do estado do Ceará. Todos os projetos participantes foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA) também conhecido como Bolsa Arte.

PROGRAMAÇÃO – No dia 15 de maio, sobem ao palco do Theatro São João os grupos “Verso de Boca” e “Oré Anacã”. As apresentações se iniciam às 19h com o espetáculo “Versos de Ouro El rei mandou-nos lavrar”,apresentado pelo grupo “Verso de Boca”, projeto que atua no cenário artístico da Universidade Federal do Ceará, com apresentações de recitais, realização de oficinas para alunos e professores (da rede municipal e estadual de ensino público em diversas cidades do estado), além da montagem e da direção de espetáculos de poesia para teatro.

A segunda apresentação da noite será do Grupo de Dança Popular da UFC “Oré Anacã”, com o espetáculo “Entre penas e contas”, que reúne danças tradicionais brasileiras de influência étnica negra e indígena, como o boi bumbá, carimbó, siriri, afoxé, frevo, maracatu, congado, reisado, entre outras.

O espetáculo será apresentado pela primeira vez em Sobral. Para os dois espetáculos os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro às 18h, uma hora antes do início das apresentações.

OFICINAS – Além das apresentações serão realizadas duas oficinas de formação para professores na Universidade Estadual Vale do Acaraú. A oficina “Danças populares brasileiras” será ministrada pelo professor Marcos Campos, que é professor no Instituto de Educação Física e Esportes da UFC (IEFES) e coordena o Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC. A oficina “A arte de dizer poemas” será ministrada pelos professores Elizabeth Dias e Roberto Medeiros, do Curso de Letras da UFC e coordenadores do projeto Verso de Boca, além de integrantes do grupo que são alunos do curso de Letras e também voluntários.

As inscrições para as oficinas serão feitas através de formulários on-line disponíveis no site da Secult Arte/UFC (www.secultarte.ufc.br) na aba Circuito UFC-Arte no Interior. As inscrições serão realizadas no período de 6 a 14 de maio.

Circuito UFC-Arte no Interior – edição Sobral
Data: 15 e 16 de maio de 2019
Local: Theatro São João e UVA/Sobral
Data e horários das atividades:
Apresentações no Theatro São João: 15/05 – a partir das 19h
Oficinas: 16/05 das 9h às 11h30
Programação e mais informações: www.secultarte.ufc.br
Telefones: (85) 99102-0682 / (84) 98151-1700