Agência UFC: o dia em que o céu de Sobral mudou o rumo da ciência

Era manhã de 29 de maio de 1919. O céu de Sobral amanhecera nublado. Por volta das 8h, as nuvens abriram passagem para os raios de Sol que iluminaram a praça do Patrocínio, onde centenas de pessoas se aglomeravam. O brilho solar, porém, foi aos poucos dando lugar a uma grande sombra. Ao passo que a lua se sobrepunha ao astro-rei, a teoria de Albert Einstein encobria a de Isaac Newton como tentativa humana de explicar o universo.

Uma das chapas fotográficas feitas pelos cientistas, registrando o eclipse total do Sol em Sobral (Imagem: Observatório Nacional)

Há 100 anos, Sobral foi o centro de observação do eclipse que comprovou a teoria da relatividade geral de Einstein, alterando de forma radical nossa compreensão sobre o universo.

A cidade cearense foi escolhida como local dos experimentos por ser o lugar na trajetória do eclipse com melhores condições de acessibilidade (os demais ficavam no mar ou em regiões de mata fechada, como a Amazônia e a selva do Congo). O clima seco, com céu claro na maior parte do tempo, também contribuiu para a escolha.

A Agência UFC produziu uma matéria especial com informações sobre a histórica expedição científica, a teoria da relatividade nos dias de hoje, as atividades comemorativas do centenário do eclipse e o destaque da UFC em pesquisas aeroespaciais, além de várias curiosidades, incluindo o “Einstein cearense”. Confira a reportagem, que também é capa da edição de maio do Jornal da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12933-agencia-ufc-o-dia-em-que-o-ceu-de-sobral-mudou-o-rumo-da-ciencia