Resultado final de cotas de 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Convocação de Suplentes

A Coordenação do Sisu na UFC divulga o resultado final da análise de documentação de cotas de 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Convocação de Suplentes após análise de recursos.

PCD – O resultado de Indeferidos abaixo não é final para os candidatos inscritos exclusivamente nas cotas reservadas para as pessoas com deficiência. Estes deverão aguardar um contato da UFC, que será feito individualmente com cada candidato, para a realização da entrevista obrigatória.

  • 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Convocação de Suplentes – Resultado final da análise de cotas – Deferidos
  • 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Convocação de Suplentes – Resultado final da análise de cotas – Indeferidos

Dúvidas serão respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/resultado-final-de-cotas-de-5a-6a-7a-8a-e-9a-convocacao-de-suplentes/

Alunos ingressantes em 2019.2 devem confirmar matrícula presencial nos dias 24 ou 25

Ingressantes no semestre 2019.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) devem fazer a Confirmação Presencial de Matrícula nos dias 24 ou 25 de julho.

Precisam fazer a Confirmação Presencial de Matrícula todos os estudantes alocados no segundo semestre letivo, independente da etapa da seleção em que solicitaram matrícula (Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera ou qualquer uma das convocações de suplentes realizadas até agora).

Os estudantes têm de comparecer à coordenação de seu curso em um destes dias (24 ou 25 de julho). O ideal é confirmar com antecedência os horários de funcionamento junto à própria coordenação. No momento da assinatura da Ata de Confirmação Presencial de Matrícula, o estudante deve apresentar documento de identificação oficial com foto (ou fotocópia autenticada).

É importante destacar que a Confirmação Presencial de Matrícula é etapa obrigatória para os ingressantes pelo SISU na UFC, como estabelecido nos editais nº 02/2019 (Processo Seletivo SISU 1º/2019) e nº 05/2019 (Chamada de Lista de Espera SISU 1º/2019). O candidato ausente perde automaticamente a vaga.

Confirmada a matrícula, o aluno é matriculado em todas as disciplinas do primeiro período de seu curso. O semestre letivo tem início no dia 5 de agosto.

PROCURAÇÃO – No caso de Confirmação Presencial de Matrícula por procuração, o procurador legalmente constituído deverá apresentar, além de fotocópia autenticada de documento oficial com foto do estudante, a procuração original estabelecida em cartório e documento de identificação oficial do procurador com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local).

Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer à data marcada para a Confirmação Presencial de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato poderá solicitá-la sem procuração.

SUPLENTES NÃO CONVOCADOS – Candidato inscrito como suplente e não convocado até o momento deverá apenas aguardar possíveis novas convocações a partir de agosto, caso restem vagas para ingresso em 2019.2 no curso para o qual se inscreveu.

Mais informações podem ser consultadas no site do SISU na UFC.

Leia mais: Novas convocações de suplentes serão realizadas a partir de agosto

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail sisu@ufc.br

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/13286-alunos-ingressantes-em-2019-2-devem-confirmar-matricula-presencial-nos-dias-24-ou-25

Confirmação Presencial de ingressantes no segundo semestre será em 24 e 25 de julho

Ingressantes no segundo semestre pelo Sisu 2019 devem fazer a Confirmação Presencial de Matrícula em 24 ou 25 de julho.Esta etapa é obrigatória para garantir a vaga na Universidade Federal do Ceará.

Precisam fazer a Confirmação Presencial de Matrícula todos os estudantes alocados no segundo semestre letivo, independente da etapa da seleção em que solicitaram matrícula (Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera ou qualquer uma das convocações de suplentes realizadas até agora).

Os estudantes têm de comparecer à coordenação de seu curso em um destes dias (24 ou 25 de julho). O ideal é confirmar com antecedência os horários de funcionamento junto à própria coordenação. No momento da assinatura da Ata de Confirmação Presencial de Matrícula, o estudante deve apresentar documento de identificação oficial com foto (ou fotocópia autenticada).

É importante destacar que a Confirmação Presencial de Matrícula é etapa obrigatória para os ingressantes pelo Sisu na UFC, como estabelecido nos Editais Nº 02/2019 (Processo Seletivo Sisu 1º/2019) e Nº 05/2019 (Chamada de Lista de Espera Sisu 1º/2019). O candidato ausente perde automaticamente a vaga.

Confirmada a matrícula, o aluno é matriculado em todas as disciplinas do primeiro período de seu curso. O semestre letivo tem início no dia 5 de agosto.

Candidatos inscritos como suplentes e não convocados até o momento deverão apenas aguardar possíveis novas convocações a partir de agosto, caso restem vagas para ingresso em 2019.2 no curso para o qual se inscreveu.

Procuração – No caso de Confirmação Presencial de Matrícula por procuração, o procurador legalmente constituído deverá apresentar, além de fotocópia autenticada de documento oficial com foto do estudante, a procuração original estabelecida em cartório e documento de identificação oficial do procurador com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local).

Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer à data marcada para a Confirmação Presencial de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato poderá solicitá-la sem procuração.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Link da notícia: http://www.sisu.ufc.br/confirmacao-presencial-de-ingressantes-no-segundo-semestre-sera-em-24-e-25-de-julho/

Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular

1) Se você foi selecionado para a UFC em qualquer uma de suas opções de curso nesta Chamada Regular do SISU, deve conferir, no Calendário de Solicitação de Matrícula, local, endereço completo, data e hora de matrícula do seu curso.

2) Para solicitar sua matrícula, deverá entregar a documentação básica completa, exigida de todos os aprovados. Caso seja cotista, atente também à documentação comprobatória específica para cotas.

3) Todos os documentos devem ser colocados dentro de um envelope de dimensões 260mm x 360mm (ou semelhante) que será entregue aberto. 

4) A documentação básica de matrícula será conferida na hora. O candidato deverá deixar no envelope só as fotocópias simples e apenas mostrar os originais ao atendente para conferência na hora. Se a fotocópia for autenticada, não precisa apresentar o documento original.

5) Candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão entregar esta documentação específica em um envelope separado do restante da documentação: Termo de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência preenchido e assinado e laudo médico original emitido nos últimos 12 (doze) meses.

6) Podem ser incluídos outros documentos, a critério do candidato, que facilitem a comprovação de sua deficiência

7) O(s) envelope(s) deve(m) ser identificado(s) com uma etiqueta impressa a partir do Gerador de Documentos. Serão gerados etiqueta(s) de identificação para o(s) envelope(s) e o Termo de Ciência em duas vias, que deverão ser assinadas pelo candidato.

8) Uma cópia do Termo de Ciência deve ser entregue à UFC e a outra permanecerá com o candidato, que deverá guardá-la com cuidado, pois traz informações importantes para o futuro aluno da UFC. Em caso de perda ou dano, não será emitida segunda via de Termo de Ciência.

9) Nenhuma documentação comprobatória de cota será conferida na hora pelos atendentes da matrícula, mas sim posteriormente por uma comissão.

10)resultado da análise de cota será divulgado no dia 15 de fevereiro.

11) Os candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente ser entrevistados por comissão multiprofissional em datas a serem informadas no dia 15 de fevereiro.

12) A oferta de vagas para todos os cursos da UFC em 2019 é disponibilizada no quadro de Cursos e Vagas. O candidato pode verificar se o curso possui ingresso no primeiro semestre, no segundo semestre ou em ambos os semestres.

13) Caso o curso possua ingresso em ambos os semestres, o candidato deverá verificar neste site, após o fim do período de solicitação de matrícula, o seu semestre de ingresso.

14) Atenção! Em cursos com ingresso nos dois semestres, pode haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. A relação de candidatos com a divisão por semestres será atualizada após o fim dos períodos de solicitação de matrícula da Chamada Regular, de Lista de Espera e convocações de suplentes.

15) Para efetivar sua matrícula na UFC, o aprovado terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, cujas datas são definidas de acordo com o semestre de ingresso e estão informadas no Calendário de Confirmação Presencial de Matrícula.

16) Todas as etapas de matrícula são obrigatórias e presenciais, podendo ser realizadas pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou procurador legalmente reconhecido. O candidato que deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula perderá o direito à vaga.

17) Em caso de matrícula por procuração, o procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração pública (ou seja, estabelecida em cartório) e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração.

18) Não devem ser colocados, em nenhum hipótese, nos envelopes documentos originais como RG, CPF, CNH, passaporte, CTPS, titulo de eleitor, cartão do bolsa-família, cartões bancários, etc. Somente fotocópias devem ser colocadas no envelope.

19) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

20) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos.

21) Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/orientacoes-aos-candidatos-aprovados-na-chamada-regular-3/

UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta na Internet

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2019. O total está distribuído em 110 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Os interessados já podem fazer a consulta das vagas disponibilizadas no site do SISU.

A consulta de vagas do SISU 1º/2019 foi liberada, na segunda-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento do SISU em todo o País. No total, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de todas as regiões do Brasil.

No site mantido pelo MEC, o candidato poderá fazer sua pesquisa de vagas por curso, instituição ou município. Ao selecionar o curso de interesse, terá acesso a informações sobre o número de vagas, bem como sua distribuição por semestres e modalidades de concorrência (cotas e ampla concorrência). É importante lembrar que nem todos os cursos têm ingresso em ambos os semestres.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o SISU 2019/1 ficarão abertas de 22 a 25 de janeiro. O resultado será publicado no dia 28 de janeiro. Poderão participar do SISU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e conseguiram nota acima de zero na redação. As notas do ENEM 2018 serão divulgadas no dia 18 de janeiro.

TERMO DE ADESÃO – A UFC não adotará pesos diferenciados no SISU 2019, como pode ser verificado no termo de adesão, disponível no site do SISU na UFC. Todas as informações sobre o processo seletivo especificamente na UFC podem ser consultadas no mesmo site.

NOVO E-MAIL – Com o intuito de facilitar a comunicação entre os candidatos e a Coordenação do SISU na Universidade, é disponibilizado um novo e-mail, com endereço menor e mais fácil de ser lembrado: sisu@ufc.br. Mensagens enviadas ao e-mail anterior serão automaticamente redirecionadas para a nova conta.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Qualquer dúvida entrar no site do SISU: www.sisu.ufc.br

 

 

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12376-ufc-ofertara-6-288-vagas-no-sisu-2019-consulta-esta-aberta-na-internet

UFC não participa da segunda edição do Sisu 2018.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) não participa da segunda edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2º/2018), cujas inscrições terão início na próxima terça-feira (12).

A Coordenação do Sisu na UFC esclarece que, assim como aconteceu nos últimos cinco anos, todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) foram ofertadas na primeira edição do Sisu (Sisu 1º/2018).

Possíveis vagas decorrentes de desistências e cancelamentos formais no segundo semestre letivo serão ocupadas por candidatos já inscritos em Banco de Suplentes.

Mais informações somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

Leia mais:
Novas convocações de suplentes serão realizadas somente em agosto

Notícia Disponível: http://www.sisu.ufc.br/ufc-nao-participa-da-segunda-edicao-do-sisu-2018/

UFC Interior: Resultado final de cotas para pessoas com deficiência da Lista de Espera e Convocações de Suplentes.

A Coordenação do Sisu na UFC informa o resultado final da análise de cotas para pessoas com deficiência, referente à Chamada de Lista de Espera e das 1ª, 2ª e 3ª Convocações de Suplentes realizadas no primeiro semestre para Sobral e Crateús. Na 4ª Convocação não foi chamada nenhuma pessoa nessa condição.

Dos 16 candidatos, 13 tiveram o resultado confirmado e têm a vaga assegurada, caso tenham realizado corretamente os demais processos de matrícula.

OBS: Ingressantes no segundo semestre com toda documentação deferida deverão fazer Confirmação Presencial, na coordenação de curso, em 26 ou 27 de julho, para garantir a vaga.

Os demais 3 candidatos que tiveram resultado indeferido perderam direito a ocupar as vagas, que poderão disponibilizadas para Banco de Suplentes nas convocações de agosto, caso o curso tenha ingresso no segundo semestre. De acordo com a Portaria Nº 9/2017, do governo federal, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são remanejadas para outras cotas.

LEI – Podem concorrer a cotas para pessoas com deficiência os candidatos que se enquadram no definido pelo Artigo 4º do Decreto nº 3.298/99, do governo federal. A comprovação foi feita através de verificação documental e entrevista com comissão multiprofissional da própria Universidade.

Dúvidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

Disponível em: http://www.sisu.ufc.br/interior-resultado-final-de-cotas-para-pessoas-com-deficiencia-da-lista-de-espera-e-convocacoes-de-suplentes/

SISU UFC – Cronograma de Entrevistas para Candidatos a Cotas com Deficiência.

A Coordenação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal do Ceará informa o cronograma de entrevistas para comprovação de cotas para pessoas com deficiência da chamada de lista de espera e da primeira, segunda e terceira convocação de suplentes realizada no primeiro semestre. Na quarta convocação não foi chamada nenhuma pessoa nessa condição.

A entrevista é obrigatória para todos os candidatos, independentemente do resultado da análise documental, divulgado na sexta-feira (20) no site da CCV.

Aqueles que estiverem como pendentes deverão apresentar a documentação complementar para regularizar a situação no ato da entrevista. Candidatos com pendência documental devem se apresentar com pelo menos meia hora de antecedência no local da avaliação.

Candidatos que já tiveram seu deferimento de cota aceito na chamada regular não precisarão passar por essa etapa novamente.

Telefone: (88) 3695-4701.

Análise documental (parcial) – chamada de lista de espera.
Análise documental (parcial) – 1ª convocação de suplentes.
Análise documental (parcial) – 2ª e 3ª convocação de suplentes.

 

Dúvidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/cronograma-de-entrevistas-para-candidatos-a-cotas-para-pessoas-com-deficiencia/

SISU UFC – Cotas: resultado final de 2ª, 3ª e 4ª convocação de suplentes.

Foi divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Ceará o resultado final da análise de documentação de cotas de segunda, terceira e quarta convocação de suplentes da UFC. Após o julgamento dos recursos, foram confirmadas 232 matrículas.

Os candidatos alocados no primeiro semestre já estavam matriculados liminarmente na UFC, com direitos e deveres semelhantes aos de estudantes regularmente matriculados, e devem prosseguir normalmente suas atividades letivas.

Já os estudantes selecionados para o semestre 2018.2 deverão cumprir ainda mais uma etapa para assegurar a vaga na UFC: a confirmação presencial de matrícula, na coordenação de curso, nos dias 26 ou 27 de julho. Na ocasião será necessário apresentar RG ou outro documento oficial com foto e assinar a ata de confirmação de matrícula. O semestre letivo começará em 6 de agosto.

Como essa análise se refere somente aos documentos comprobatórios de renda e etnia, os candidatos selecionados pelas cotas para deficientes devem verificar também o resultado dessa análise específica e o cronograma de entrevistas, que será divulgado no dia 20 de abril. Até lá, devem seguir suas atividades letivas normalmente, se ingressantes no primeiro semestre.

Os 13 candidatos com documentação indeferida foram eliminados do processo seletivo SISU 2018 da UFC.

Confira o resultado no site da Prograd.

Todo resultado está disponível no site da CCV.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

SISU UFC- Novas Convocações de Suplentes Serão Realizadas Somente em Agosto.

A Coordenação do Sisu na UFC informa que as convocações de suplentes do Sisu 2018 serão retomadas em Agosto para os cursos em que há ingresso no segundo semestre.

Após a 4ª Convocação de Suplentes do Sisu, realizada em 23 de março, e o encerramento do prazo para ativação de matrícula, a Universidade Federal do Ceará (UFC) comunica que só realizará novas convocações a partir de 1º de agosto.

As convocações serão retomadas, caso necessário, para ocupar vagas de ingresso no segundo semestre oriundas de desistências e cancelamentos, assim como de matrículas não confirmadas no período de Confirmação Presencial de Matrícula (que ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho, nas coordenações de curso).

Para os demais cursos, com ingresso apenas no primeiro semestre, não haverá novas convocações.

CONVOCAÇÕES – As próximas possíveis convocações seguirão as mesmas regras das anteriores. A lista de convocados será divulgada no site do Sisu na UFC, de acordo com o cronograma publicado no Edital Nº 05/2018, e o candidato terá o prazo máximo de três dias úteis para realizar a ativação de matrícula na coordenação do curso.

Podem ser convocados os suplentes já cadastrados em fevereiro. Somente se esgotado todo o banco de suplentes de algum curso, a UFC poderá abrir novas inscrições para suplentes com base na Lista de Espera do Ministério da Educação.

OBS: A UFC se desobriga do envio de mensagem eletrônica ou de qualquer outra comunicação direta com os candidatos. É de responsabilidade exclusiva dos candidatos acompanhar, através do site do SISU na UFC, as etapas e comunicados da Universidade quanto à ocupação de vagas através da Lista de Espera do Sisu.

Dúvidas  pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Prograd: (85) 3366-9410.

Fonte da Notícia: http://www.sisu.ufc.br/novas-convocacoes-de-suplentes-serao-realizadas-somente-em-agosto/