Em oitava convocação, 17 candidatos são chamados como suplentes

A Universidade Federal do Ceará convoca 17 suplentes a ocupar vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas na graduação. Os selecionados em Banco de Suplentes têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga.

O prazo máximo para ativação da matrícula é de 3 (três) dias úteis a partir do dia seguinte à data da publicação da lista com seu nome. Ou seja, o estudante convocado nesta sexta-feira (23) precisará cumprir esta etapa de segunda (26) a quarta-feira (28).

O candidato deve entrar em contato com a coordenação de curso para saber o horário de funcionamento.

Na ativação de matrícula, na coordenação do curso, o estudante terá que apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, por exemplo) e assinar as duas vias do termo de ciência (uma delas ficará com o estudante e a outra será retida na Universidade).

Esse procedimento também pode ser feito por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, será necessário apresentar o original da procuração e fotocópias autenticadas de documentos de identificação oficiais com foto do candidato e do procurador.

Após a ativação da matrícula, os candidatos devem iniciar imediatamente as atividades letivas.

Todas as vagas não ativadas voltarão para o Banco de Suplentes, podendo ser ocupadas por outros candidatos na convocação seguinte. A próxima convocação de suplentes, caso haja vagas a serem ocupadas disponibilizadas no sistema, de acordo com o cronograma definido em edital, está prevista para 30 de agosto.

As convocações seguem a ordem de classificação dos candidatos por modalidade de concorrência. Por exemplo, se a vaga de desistência ou cancelamento for de um candidato da Cota L2, será convocado um suplente da mesma cota. Se não houver suplente da mesma cota, haverá mudança para outra cota, sempre seguindo o determinado pela Portaria Normativa Nº 18/2012 e pela Portaria Nº 9/2017, ambas do governo federal.

Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para ser convocados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa Nº 18/2012, do governo federal, não terão documentação de cota analisada. O próprio documento de convocação informa se o candidato foi convocado por sua Cota ou pela Ampla Concorrência (AC).

COTAS – O suplente convocado a uma vaga de cota terá verificada a documentação que foi entregue no ato da inscrição. O resultado da análise será divulgado no dia 4 de setembro, juntamente com o prazo para defesa/recurso.

Durante o período de verificação de todas as modalidades de cotas, o candidato estará pré-matriculado liminarmente, devendo ativar sua matrícula na coordenação de curso no mesmo prazo dos demais candidatos e acompanhar as atividades acadêmicas.

Se, mesmo após o recurso, o candidato continuar indeferido, sua pré-matrícula será considerada sem efeito.

A UFC se desobriga do envio de mensagem eletrônica ou de qualquer outra comunicação direta com os candidatos. É de responsabilidade exclusiva dos candidatos acompanhar, através deste site, as etapas e comunicados da UFC quanto à ocupação de vagas através da Lista de Espera do SISU.

As convocações de Banco de Suplentes são regidas pelo Edital Nº 05/2019.

Saiba mais sobre a 8ª Convocação Nominal de Suplentes.

Dúvidas serão respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13476-em-oitava-convocacao-17-candidatos-sao-chamados-como-suplentes

Confirmação Presencial de ingressantes no segundo semestre será em 24 e 25 de julho

Ingressantes no segundo semestre pelo Sisu 2019 devem fazer a Confirmação Presencial de Matrícula em 24 ou 25 de julho.Esta etapa é obrigatória para garantir a vaga na Universidade Federal do Ceará.

Precisam fazer a Confirmação Presencial de Matrícula todos os estudantes alocados no segundo semestre letivo, independente da etapa da seleção em que solicitaram matrícula (Chamada Regular, Chamada de Lista de Espera ou qualquer uma das convocações de suplentes realizadas até agora).

Os estudantes têm de comparecer à coordenação de seu curso em um destes dias (24 ou 25 de julho). O ideal é confirmar com antecedência os horários de funcionamento junto à própria coordenação. No momento da assinatura da Ata de Confirmação Presencial de Matrícula, o estudante deve apresentar documento de identificação oficial com foto (ou fotocópia autenticada).

É importante destacar que a Confirmação Presencial de Matrícula é etapa obrigatória para os ingressantes pelo Sisu na UFC, como estabelecido nos Editais Nº 02/2019 (Processo Seletivo Sisu 1º/2019) e Nº 05/2019 (Chamada de Lista de Espera Sisu 1º/2019). O candidato ausente perde automaticamente a vaga.

Confirmada a matrícula, o aluno é matriculado em todas as disciplinas do primeiro período de seu curso. O semestre letivo tem início no dia 5 de agosto.

Candidatos inscritos como suplentes e não convocados até o momento deverão apenas aguardar possíveis novas convocações a partir de agosto, caso restem vagas para ingresso em 2019.2 no curso para o qual se inscreveu.

Procuração – No caso de Confirmação Presencial de Matrícula por procuração, o procurador legalmente constituído deverá apresentar, além de fotocópia autenticada de documento oficial com foto do estudante, a procuração original estabelecida em cartório e documento de identificação oficial do procurador com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local).

Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer à data marcada para a Confirmação Presencial de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato poderá solicitá-la sem procuração.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Link da notícia: http://www.sisu.ufc.br/confirmacao-presencial-de-ingressantes-no-segundo-semestre-sera-em-24-e-25-de-julho/

Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular

1) Se você foi selecionado para a UFC em qualquer uma de suas opções de curso nesta Chamada Regular do SISU, deve conferir, no Calendário de Solicitação de Matrícula, local, endereço completo, data e hora de matrícula do seu curso.

2) Para solicitar sua matrícula, deverá entregar a documentação básica completa, exigida de todos os aprovados. Caso seja cotista, atente também à documentação comprobatória específica para cotas.

3) Todos os documentos devem ser colocados dentro de um envelope de dimensões 260mm x 360mm (ou semelhante) que será entregue aberto. 

4) A documentação básica de matrícula será conferida na hora. O candidato deverá deixar no envelope só as fotocópias simples e apenas mostrar os originais ao atendente para conferência na hora. Se a fotocópia for autenticada, não precisa apresentar o documento original.

5) Candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão entregar esta documentação específica em um envelope separado do restante da documentação: Termo de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência preenchido e assinado e laudo médico original emitido nos últimos 12 (doze) meses.

6) Podem ser incluídos outros documentos, a critério do candidato, que facilitem a comprovação de sua deficiência

7) O(s) envelope(s) deve(m) ser identificado(s) com uma etiqueta impressa a partir do Gerador de Documentos. Serão gerados etiqueta(s) de identificação para o(s) envelope(s) e o Termo de Ciência em duas vias, que deverão ser assinadas pelo candidato.

8) Uma cópia do Termo de Ciência deve ser entregue à UFC e a outra permanecerá com o candidato, que deverá guardá-la com cuidado, pois traz informações importantes para o futuro aluno da UFC. Em caso de perda ou dano, não será emitida segunda via de Termo de Ciência.

9) Nenhuma documentação comprobatória de cota será conferida na hora pelos atendentes da matrícula, mas sim posteriormente por uma comissão.

10)resultado da análise de cota será divulgado no dia 15 de fevereiro.

11) Os candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente ser entrevistados por comissão multiprofissional em datas a serem informadas no dia 15 de fevereiro.

12) A oferta de vagas para todos os cursos da UFC em 2019 é disponibilizada no quadro de Cursos e Vagas. O candidato pode verificar se o curso possui ingresso no primeiro semestre, no segundo semestre ou em ambos os semestres.

13) Caso o curso possua ingresso em ambos os semestres, o candidato deverá verificar neste site, após o fim do período de solicitação de matrícula, o seu semestre de ingresso.

14) Atenção! Em cursos com ingresso nos dois semestres, pode haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. A relação de candidatos com a divisão por semestres será atualizada após o fim dos períodos de solicitação de matrícula da Chamada Regular, de Lista de Espera e convocações de suplentes.

15) Para efetivar sua matrícula na UFC, o aprovado terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, cujas datas são definidas de acordo com o semestre de ingresso e estão informadas no Calendário de Confirmação Presencial de Matrícula.

16) Todas as etapas de matrícula são obrigatórias e presenciais, podendo ser realizadas pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou procurador legalmente reconhecido. O candidato que deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula perderá o direito à vaga.

17) Em caso de matrícula por procuração, o procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração pública (ou seja, estabelecida em cartório) e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração.

18) Não devem ser colocados, em nenhum hipótese, nos envelopes documentos originais como RG, CPF, CNH, passaporte, CTPS, titulo de eleitor, cartão do bolsa-família, cartões bancários, etc. Somente fotocópias devem ser colocadas no envelope.

19) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

20) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos.

21) Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/orientacoes-aos-candidatos-aprovados-na-chamada-regular-3/

UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta na Internet

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2019. O total está distribuído em 110 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Os interessados já podem fazer a consulta das vagas disponibilizadas no site do SISU.

A consulta de vagas do SISU 1º/2019 foi liberada, na segunda-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento do SISU em todo o País. No total, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de todas as regiões do Brasil.

No site mantido pelo MEC, o candidato poderá fazer sua pesquisa de vagas por curso, instituição ou município. Ao selecionar o curso de interesse, terá acesso a informações sobre o número de vagas, bem como sua distribuição por semestres e modalidades de concorrência (cotas e ampla concorrência). É importante lembrar que nem todos os cursos têm ingresso em ambos os semestres.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o SISU 2019/1 ficarão abertas de 22 a 25 de janeiro. O resultado será publicado no dia 28 de janeiro. Poderão participar do SISU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e conseguiram nota acima de zero na redação. As notas do ENEM 2018 serão divulgadas no dia 18 de janeiro.

TERMO DE ADESÃO – A UFC não adotará pesos diferenciados no SISU 2019, como pode ser verificado no termo de adesão, disponível no site do SISU na UFC. Todas as informações sobre o processo seletivo especificamente na UFC podem ser consultadas no mesmo site.

NOVO E-MAIL – Com o intuito de facilitar a comunicação entre os candidatos e a Coordenação do SISU na Universidade, é disponibilizado um novo e-mail, com endereço menor e mais fácil de ser lembrado: sisu@ufc.br. Mensagens enviadas ao e-mail anterior serão automaticamente redirecionadas para a nova conta.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Qualquer dúvida entrar no site do SISU: www.sisu.ufc.br

 

 

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12376-ufc-ofertara-6-288-vagas-no-sisu-2019-consulta-esta-aberta-na-internet