Calendário de Confirmação de Matrícula- SISU 2019

Chamada Regular do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

Chamada de Lista de Espera do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

* Local de Confirmação Presencial de Matrícula: coordenação de curso

O estudante pode escolher qualquer um dos dias dentro do prazo estipulado para seu semestre de ingresso. O horário deve ser de acordo com o funcionamento do curso, mas o ideal é que busque a informação diretamente com a coordenação de curso.

O primeiro semestre letivo tem início em 18 de fevereiro de 2019, e o segundo em 5 de agosto de 2019.

ATENÇÃO: Caso o candidato deixe de realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, isso implicará na perda automática da vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/calendario-de-confirmacao-de-matricula/

UFC divulga edital sobre Lista de Espera

A Coordenação do Sisu na UFC divulga o Edital Nº 05/2019, referente à Chamada de Lista de Espera do Sisu 2019. O documento informa como será a solicitação de matrícula dos candidatos classificados e também os procedimentos para que os não classificados se inscrevam como suplentes.

Serão considerados classificados aqueles que tiverem classificação dentro do número de vagas disponíveis após a solicitação de matrícula da Chamada Regular, que foi realizada entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Já aqueles candidatos fora do número de vagas disponíveis serão considerados não classificados, mas poderão se inscrever como suplentes para serem convocados caso surjam outras vagas decorrentes de desistências e cancelamentos de matrícula.

(Nenhum candidato deve comparecer à Universidade no dia 7 de fevereiro)

Todos os candidatos a cursos na capital, classificados ou não, deverão se dirigir à Pró-Reitoria de Graduação, no Bloco 308 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, no período de 11 a 14 de fevereiro. Os candidatos a cursos no interior deverão buscar a diretoria do respectivo campus, entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Deve-se se seguir o Cronograma por curso informado no Anexo I do Edital n° 05/2019.

A entrega da documentação básica de matrícula e, se for o caso, da documentação comprobatória de cota é exigida tanto para a solicitação de matrícula dos classificados quanto para inscrição como suplentes dos não classificados.

As inscrições para Lista de Espera, na página do programa no site do Ministério da Educação (MEC), terminam hoje (5). De acordo com o Ministério, a Lista de Espera com todos os inscritos será enviada para as instituições participantes nesta quinta-feira (7)Somente após receber estas informações do MEC, a UFC poderá divulgar a Lista de Espera, com os nomes indicados como classificado ou não classificado.

Junto com a Lista de Espera de cada curso, será publicada a quantidade de vagas disponíveis após a ocupação na Chamada Regular. O Gerador de Documentos só deverá ser acessado após a divulgação da Lista de Espera, quando será atualizado com os dados dos candidatos inscritos.

O Cronograma da Chamada de Lista de Espera, as datas de possíveis convocações de suplentes e demais informações importantes podem ser consultadas no Edital Nº 05/2019, cuja leitura é fundamental aos candidatos.

 

TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO PUBLICADAS NO SITE DO SISU NA UFC: www.sisu.ufc.br

Dúvidas são esclarecidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br

Perguntas Frequentes: http://www.sisu.ufc.br/perguntas-frequentes/

 

Entrega de documentação no Campus de Sobral será no AUDITÓRIO.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/ufc-divulga-edital-sobre-lista-de-espera/

UFC divulga calendário de matrícula para aprovados na Chamada Regular do SISU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2019 seguem abertas até domingo (27.01), e o resultado deverá ser divulgado pelo Ministério  da Educação (MEC) na segunda-feira (28.01). A Coordenação do SISU na UFC chama a atenção dos candidatos para as próximas datas importantes da seleção.

APROVADOS – Os candidatos que forem aprovados na Chamada Regular terão que solicitar matrícula, presencialmente ou por procurador, nos dias 31 de janeiro, 1º e 4 de fevereiro. Cada curso terá um dia e horário específico para isso, conforme Calendário de Solicitação de Matrícula divulgado pela Coordenação do SISU na UFC.

Selecionados para cursos sediados em Fortaleza deverão se dirigir à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. No Interior, a matrícula será nas diretorias dos respectivos campi (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral).

Para solicitar matrícula os aprovados devem apresentar os seguintes documentos:

  • certificado de conclusão do ensino médio,
  • documento de identificação oficial com foto,
  • comprovante de situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física),
  • comprovante de quitação eleitoral (apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 06/10/2018) e;
  • comprovante de quitação com o serviço militar (somente para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2018).

Candidatos cotistas devem entregar, além da documentação básica, a documentação comprobatória de cotas.

A matrícula na UFC se dá em duas etapas, ambas presenciais e obrigatórias. Portanto, após a Solicitação de Matrícula, o candidato aprovado precisará realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, de acordo com o semestre de ingresso, conforme será informado posteriormente no site do SISU na UFC.

Calendário de Solicitação de Matrícula
Documentação Básica de Matrícula
Documentação Comprobatória de Cota
Perguntas Frequentes

LISTA DE ESPERA – Os candidatos que não forem aprovados na Chamada Regular em nenhum dos dois cursos poderão se inscrever em Lista de Espera no site oficial do SISU mantido pelo MEC, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. Um edital específico informará como será a chamada de Lista de Espera na UFC. A divulgação será até 4 de fevereiro no site do SISU na UFC.

Dúvidas serão esclarecidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

www.sisu.ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12491-ufc-divulga-calendario-de-matricula-para-aprovados-na-chamada-regular-do-sisu

SISU 2019: Ministério da Educação prorroga inscrições até domingo (27)

Para garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo domingo (27).

O sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira (24), e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos. O MEC informa que continua realizando todos os procedimentos técnicos para que o sistema continue estável.

A partir desta quinta-feira (24), a atualização das notas de corte só será feita à zero hora (horário de Brasília) e não mais em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). A medida foi adotada para não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente.

As atualizações das notas de corte só serão realizadas à zero hora (horário de Brasília) desta sexta-feira (25), de sábado (26) e de domingo (27).

O resultado da seleção está mantido para segunda-feira (28), conforme calendário divulgado anteriormente.

Mais informações no site do Sisu na UFC.

Leia mais:
UFC divulga edital sobre participação no SISU

Fonte: Coordenação do Sisu na UFC– e-mail: sisu@ufc.br (Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação)

Termos:  •  • 

Inscrições para o SISU 2019 estão abertas até sexta-feira (25)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) abriu inscrições para cursos de graduação em universidades públicas de todo o país. O período de inscrição vai desta terça-feira (22) até a próxima sexta (25). A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza 6.288 vagas em 110 cursos.

A inscrição no SISU, é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do SISU no site do Ministério da Educação (MEC) com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem participar da seleção os estudantes que fizeram o Enem 2018 e tiveram nota superior a zero na prova de redação. Ao se inscrever, o candidato deve fazer até duas opções de curso, especificando, em ordem de preferência, a instituição de educação superior pretendida, local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Também pela página do Sisu na internet é possível ao candidato acompanhar a inscrição, ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados. Outra opção é baixar o aplicativo do Sisu, disponível para AndroidiOS.

O resultado dessa etapa será divulgado em 28 de janeiro e os estudantes selecionados na UFC terão os dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro para realizar a matrícula. Os dias, horários e locais de atendimento são definidos de acordo com o curso escolhido.

Lista de Espera – Os candidatos ao SISU que não tiverem sido selecionados na Chamada Regular poderão ingressar na Lista de Espera, cujo prazo de inscrição vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

A partir desta edição, candidatos selecionados na Chamada Regular, em primeira ou segunda opção, não poderão mais participar da Lista de Espera. Outra novidade é que os candidatos não selecionados na Chamada Regular poderão escolher, para a Lista de Espera, a primeira ou a segunda opção informada no período da inscrição. Antes era possível apenas a primeira opção.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Calendário de Solicitação de Matrícula

 O candidato aprovado no Sisu deve verificar datas, horários e locais para realizar sua Solicitação de Matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Chamada Regular do Sisu 1º/2019 em Sobral

Dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro de 2019
De 8h30min às 11h30min e de 14h às 17h.

Links das notícias:

http://www.sisu.ufc.br/inscricoes-para-o-sisu-2019-estao-abertas-ate-sexta-feira-25/

http://www.sisu.ufc.br/calendario-de-solicitacao-de-matricula/

http://www.sisu.ufc.br/documentacao-para-cotas/

UFC lança edital sobre participação no SISU 2019; inscrições serão de 22 a 25/01

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2019. Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC) (PROGRAD/UFC), de 18 de janeiro de 2019, a seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, há duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira é realizada no período da Chamada Regular (30 de janeiro a 4 de fevereiro) ou Lista de Espera (a partir de 7 de fevereiro), e a segunda, em datas definidas de acordo com o semestre de ingresso.

COTAS – Para os candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada por uma comissão da Universidade. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas de acordo com critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Perde a vaga o candidato que deixar de cumprir qualquer uma dessas etapas nos prazos estipulados ou que entregar a documentação incompleta.

A UFC disponibiliza no SISU 1º/2019 todas as suas vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências e cancelamentos nas vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2019 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo SISU. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso.

CANAIS OFICIAIS – Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital nº 83/2018 (INEP/MEC) e Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC).

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Leia mais:
Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?
UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta no site do MEC
Resultados individuais do ENEM 2018 já estão disponíveis
UFC informa notas de corte do SISU 2018
Perguntas Frequentes

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12464-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2019-inscricoes-serao-de-22-a-25-01

UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta na Internet

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2019. O total está distribuído em 110 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Os interessados já podem fazer a consulta das vagas disponibilizadas no site do SISU.

A consulta de vagas do SISU 1º/2019 foi liberada, na segunda-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento do SISU em todo o País. No total, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de todas as regiões do Brasil.

No site mantido pelo MEC, o candidato poderá fazer sua pesquisa de vagas por curso, instituição ou município. Ao selecionar o curso de interesse, terá acesso a informações sobre o número de vagas, bem como sua distribuição por semestres e modalidades de concorrência (cotas e ampla concorrência). É importante lembrar que nem todos os cursos têm ingresso em ambos os semestres.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o SISU 2019/1 ficarão abertas de 22 a 25 de janeiro. O resultado será publicado no dia 28 de janeiro. Poderão participar do SISU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e conseguiram nota acima de zero na redação. As notas do ENEM 2018 serão divulgadas no dia 18 de janeiro.

TERMO DE ADESÃO – A UFC não adotará pesos diferenciados no SISU 2019, como pode ser verificado no termo de adesão, disponível no site do SISU na UFC. Todas as informações sobre o processo seletivo especificamente na UFC podem ser consultadas no mesmo site.

NOVO E-MAIL – Com o intuito de facilitar a comunicação entre os candidatos e a Coordenação do SISU na Universidade, é disponibilizado um novo e-mail, com endereço menor e mais fácil de ser lembrado: sisu@ufc.br. Mensagens enviadas ao e-mail anterior serão automaticamente redirecionadas para a nova conta.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Qualquer dúvida entrar no site do SISU: www.sisu.ufc.br

 

 

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12376-ufc-ofertara-6-288-vagas-no-sisu-2019-consulta-esta-aberta-na-internet