Divulgado o período de inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2019.1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 15 a 30 de outubro de 2018 de 07h às 11h e de 14h às 16h (horário local), em dias úteis, estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2019.1, para o preenchimento de 14 (quatorze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração “Biotecnologia”, linhas de pesquisa “Macromoléculas” e “Microbiologia Aplicada” e distribuídas nas áreas temáticas:

  • “Bioprospecção” (1 vaga);
  • “Farmacologia” (2 vagas);
  • “Fisiologia do exercício” (4 vagas);
  • “Fisiologia reprodutiva” (4 vagas); e
  • “Microbiologia” (3 vagas).

Saiba mais aqui: Edital PPGB TURMA 2019.1

Errata

ERRATA do Edital 02/2018 no item 2º – DAS INSCRIÇÕES:

Onde se lê:
Fones: (88) 3611.2202 / Fax: (88) 3611.8000
Leia-se:
Fone: (88) 3695-4720

Professores da UFC apresentam trabalho em simpósio canadense

O professor do Curso de Música de nosso Campus, Marco Toledo, juntamente com os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, Pedro Rogerio e Henrique Beltrão participam hoje do XV Encontro do REF (Rede Internacional de Pesquisa em Educação e Formação), que acontece na Universidade de Montreal – Canadá. A temática do evento é “A Formação da Pesquisa na Pós-Graduação: finalidades, usos e questões. O caso das Ciências da Educação”. Eles apresentarão o trabalho intitulado “O Campo de Pesquisa em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará”.

Visualize o programa do Simpósio.

Primeira defesa de mestrado do PPGEEC

Nesta sexta-feira, dia 5 de junho de 2015, aconteceu na sala 6 do Bloco I do Campus Mucambinho, Sobral-CE, a primeira defesa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação. O aluno Pedro Roger Magalhães Vasconcelos defendeu sob orientação da professora Gisele Azevedo de Araújo a dissertação intitulada “Avaliação de Desempenho de Virtualizações OpenVZ e KVM em nuvens computacionais usando o handoop mapreduce”. A banca avaliadora foi composta pelos professores Dr. Francisco Heron de Carvalho Júnior (UFC-Fortaleza), Dr. Daniel Cavalcante Lopes (UFERSA) e Dr. José Cláudio do Nascimento (UFC-Sobral).

O aluno Pedro Roger alcançou resultados significantes que foram publicados numa conferência internacional em Londres [1], também no periódico International Journal Multimedia and Image Processing (IJMIP) [2], sem deixar de contribuir para a região, apresentando um trabalho no encontro unificado de computação que aconteceu na Parnaíba em 2014 [3]. A primeira dissertação defendida no PPGEEC, exemplifica a meta estabelecida pelo programa, que é capacitar futuros docentes, profissionais e pesquisadores que serão lançados no mercado, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico da região norte do Ceará e estados vizinhos.

[1] – VASCONCELOS, P. R. M.; ARAúJO FREITAS, G. A. Performance analysis of hadoop mapreduce on an opennebula cloud with kvm and openvz virtualizations. In: Internet Technology and Secured Transactions (ICITST), 2014 9th International Conference for. Londres, Reino Unido:

[2] – VASCONCELOS, P. R. M.; ARAúJO FREITAS, G. A. Evaluating virtualization for hadoop mapreduce on an opennebula cloud. International Journal Multimedia and Image Processing (IJMIP), v. 4, n. 1/2/3/4, p. 50–60, March/June/September/December 2014b.

[3] – VASCONCELOS, P. R. M.; ARAúJO FREITAS, G. A. Uma arquitetura de balanceamento de carga web escalável para nuvens eucalyptus. In: Anais do VII ENUCOMP 2014. Parnaíba, Piauí: [s.n.], 2014c. p. 107–119. ISBN 978-85-8320-073-4.

Fonte: http://www.ppgeec.ufc.br/2015/06/08/primeira-defesa-de-mestrado-do-ppgeec/

Inscrições abertas para o treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos

treinamento

A Biblioteca Universitária da UFC ofertará nos meses de maio e junho treinamentos sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos. O objetivo do treinamento é orientar os alunos que estão elaborando suas monografias, dissertações e teses, quanto à padronização de seus trabalhos acadêmicos e a elaboração de citações e referências de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os treinamentos são abertos para todos os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e professores da UFC. Serão emitidos certificados de participação. As inscrições estão abertas. Abaixo, confira a programação do Campus de Sobral.

Data:
Horário: às e às
Local: Auditório do Mucambinho
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/…/viewform

Informações