ENADE: Questionário do Estudante deve ser preenchido até amanhã (21); processo é obrigatório

Estudantes inscritos na condição de concluintes habilitados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2019 devem acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo do ENADE e o seu preenchimento é obrigatório.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Exame, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação do estudante. O questionário deve ser preenchido até 21 de novembro por todos os concluintes inscritos, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova.

O estudante concluinte que não preencher o instrumento ficará irregular junto ao ENADE e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O estudante só poderá responder ao questionário pela Internet, exclusivamente no Sistema ENADE. Para isso, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do INEP e gere a senha que será utilizada para fazer todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do local de prova e a conferência do resultado individual.

ENADE 2019 – As provas serão aplicadas em 24 de novembro, com duração de quatro horas. As provas de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do INEP.

Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no ENADE 2019, sendo 17 deles em Fortaleza. Os estudantes podem obter mais informações no site ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13520-enade-questionario-do-estudante-ja-pode-ser-preenchido-por-alunos-do-ultimo-ano

Divulgados os locais de provas do Enade 2019

O Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para consultas, nesta sexta-feira (8).

O documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante. Para visualizar o cartão, os 434.859 estudantes inscritos devem preencher o Questionário do Estudante.

O Questionário do Estudante é requisito para colação de grau, assim como a participação na prova, e deve ser preenchido, até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro, por todos os concluintes habilitados a fazer o Enade 2019 e previamente inscritos por suas instituições de educação superior. O Inep alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade no Enade.

Os coordenadores de curso também conseguem visualizar um relatório com os locais de prova dos estudantes de seu curso, pelo Sistema Enade, mas não haverá divulgação pública dos locais de prova.

As provas do Enade 2019 serão aplicadas em 24 de novembro, em todo o Brasil. Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

ENADE – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

Leia mais:
Coordenadores devem orientar sobre obrigatoriedade do Questionário do Estudante

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Link da Noticia: https://enade.ufc.br/divulgados-os-locais-de-provas-do-enade-2019/

ENADE: Questionário do Estudante já pode ser preenchido por alunos do último ano

A partir desta segunda-feira (2), os estudantes inscritos na condição de concluintes habilitados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2019 podem acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo do ENADE e o seu preenchimento é obrigatório.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Exame, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação do estudante. O questionário deve ser preenchido até 21 de novembro por todos os concluintes inscritos, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova. O estudante concluinte que não preencher o instrumento ficará irregular junto ao ENADE e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O estudante só poderá responder ao questionário pela Internet, exclusivamente no Sistema ENADE. Para isso, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do INEP e gere a senha que será utilizada para fazer todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do local de prova e a conferência do resultado individual.

ENADE 2019 – As provas serão aplicadas em 24 de novembro, com duração de quatro horas. As provas de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do INEP.

Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no ENADE 2019, sendo 17 deles em Fortaleza. Os estudantes podem obter mais informações no site ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13520-enade-questionario-do-estudante-ja-pode-ser-preenchido-por-alunos-do-ultimo-ano

Na UFC, 27 cursos serão avaliados pelo ENADE 2019

Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) em 2019.

Nessa etapa, as instituições vinculam seus cursos às áreas de avaliação do ENADE correlacionadas aos respectivos projetos pedagógicos, com base nas Diretrizes de Prova publicadas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos vinculados às áreas que conferem grau de bacharel em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e grau de tecnólogo nas áreas relativas aos cursos superiores de tecnologia ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

Dos 27 cursos que serão avaliados, 17 são ofertados em Fortaleza: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física – Bacharelado – Integral, Educação Física – Bacharelado – Noturno, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Zootecnia.

No interior, serão avaliados mais 10 cursos. Em Sobral, participam os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Medicina e Odontologia. Em Russas, farão parte os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. No campus Crateús, passarão pela avaliação Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Por fim, em Quixadá será avaliado o curso de Engenharia de Computação.

Exame – A prova do Enade 2019 será realizada no dia 24 de novembro, domingo, a partir de 13h30min. Os portões serão fechados e o acesso impedido às 13h. Os locais de prova serão informados pelo INEP no Sistema Enade no dia 8 de novembro.

Estudantes, coordenadores de curso e demais envolvidos no Exame podem consultar informações adicionais no site do ENADE na UFC.

Leia mais:
ENADE: aberto prazo para inscrições dos estudantes e enquadramento de cursos

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos: COPAV • Enade • Enade 2019 • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Link da notícia: http://www.prograd.ufc.br/na-ufc-27-cursos-serao-avaliados-pelo-enade-2019/