Estudantes não dispensados do ENADE 2018 têm prazo até o dia 22.02 para recursos

Estudantes e coordenadores de curso da Universidade Federal do Ceará têm prazo até 22 de fevereiro para apresentar recurso diante do indeferimento ou ausência de análise das solicitações de dispensa de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2018.

O período para essa ação foi aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na última segunda-feira (4). Conforme o edital do ENADE (item 20.2.11), para todas as solicitações de dispensa indeferidas cabe interposição de recurso ao INEP, por iniciativa do estudante ou do coordenador, exclusivamente pelo Sistema ENADE.

O INEP está enviando mensagens eletrônicas para todos os estudantes que têm direito à interposição de recursos. Os coordenadores de curso também recebem comunicações personalizadas, solicitando que alertem os estudantes.

Há três situações distintas para interposição de recursos. São elas:

– solicitação de dispensa apresentada pelo estudante por motivos de ordem pessoal ou de compromissos profissionais, indeferida pela instituição. Para este caso, o estudante pode acessar o Sistema ENADE, verificar a justificativa apresentada pelo coordenador do curso para indeferimento da solicitação e apresentar recurso com a inclusão de justificativas e documentações complementares, quando necessário;
– solicitação de dispensa por motivos de ordem pessoal ou de compromissos profissionais, não analisada pela instituição. O estudante pode acessar o Sistema ENADE e apresentar recurso com a inclusão de justificativas e documentações complementares, quando necessário;
– solicitação de dispensa por motivos de compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado no ENADE ou por ato de responsabilidade da instituição, indeferida pelo INEP. O coordenador do curso pode acessar o Sistema ENADE, verificar a justificativa apresentada pelo INEP para indeferimento da solicitação e apresentar recurso, com a inclusão de justificativas e documentações complementares.

DISPENSA – Os nomes dos estudantes em situação irregular estão disponíveis no Sistema ENADE desde 2 de janeiro, quando também foi aberto o período para solicitação de dispensa.

De 2 a 31 de janeiro, tanto por iniciativa do estudante quanto da instituição de educação superior, foi possível apresentar documentos que justificassem a ausência.

A solicitação de dispensa de prova por iniciativa da instituição era um direito dos estudantes que tiveram compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo ENADE (mobilidade acadêmica) e para estudantes que não compareceram ao local de prova em decorrência de ato de responsabilidade da instituição.

Quando o motivo da ausência era pessoal ou profissional, a solicitação de dispensa era responsabilidade do estudante. No mesmo período, os coordenadores de curso deveriam analisar e deliberar sobre as solicitações dos estudantes.

REGULARIZAÇÃO – Estudantes que permanecerem em situação irregular perante o ENADE 2018 mesmo após o período de recursos, em decorrência do não cumprimento de um ou mais critérios para obtenção de regularidade, poderão ser regularizados por ato do INEP no segundo semestre de 2019, após o encerramento das inscrições da próxima edição do ENADE. A regularidade no ENADE é pré-requisito para colação de grau.

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará podem obter mais informações no site do ENADE na UFCCom informações da Assessoria de Comunicação Social do INEP.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366- 9020.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12540-estudantes-nao-dispensados-do-enade-2018-tem-prazo-ate-o-dia-22-para-recursos

ENADE: cadastro para estudantes concluintes está aberto até 21 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o cadastro dos estudantes concluintes regulares do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018.

Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, é responsabilidade do participante realizar seu cadastro e, se necessário, solicitar atendimento especializado e/ou específico para a realização da prova, detalhando o tipo de auxílio ou recurso que vai necessitar.

O cadastro deve feito pelo Sistema Enade até as 23h59 (Horário Oficial de Brasília) do dia 21 de novembro. Já as solicitações de atendimento especializado e/ou específico terminam antes, e devem ser feitas até 3 de setembro. É nesse cadastro que o participante receberá a senha com a qual fará todo o  acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova, o acesso ao Questionário do Estudante  e a conferência de seu resultado individual. Para realizar o cadastro os participantes devem informar:

  • Número do CPF;
  • Número de telefone e um endereço de e-mail válidos;
  • Solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico (até 3 de setembro);
  • O curso que prefere realizar a prova, em caso de dupla graduação.

O atendimento especializado e/ou específico se aplica aos seguintes casos:

  • Atendimento especializado: Pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
  • Atendimento específico: Gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

Questionário do Estudante – Além do cadastro, o participante deve responder ao Questionário do Estudante, um dos quesitos, juntamente com a realização da prova, para obtenção de regularidade no Enade. O preenchimento do documento será entre 3 de setembro e  21 de novembro.

Cursos avaliados – Na UFC, serão avaliados 17 cursos: Administração (Integral e Noturno), Administração Pública (EAD), Ciências Contábeis (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Sobral), Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito (Integral e Noturno), Psicologia, Psicologia (Sobral), Secretariado Executivo e Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Os estudantes podem obter mais informações no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos:  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/enade-cadastro-para-estudantes-concluintes-esta-aberto-ate-21-de-novembro/

Dezessete cursos da UFC serão avaliados no ENADE 2018; saiba quem participa.

Dezessete cursos da Universidade Federal do Ceará serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2018. Os coordenadores de cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos estudantes concluintes regulares até 12 de agosto. Já o cadastro dos estudantes concluintes regulares deve ser feito pelo próprio aluno, de 14 de agosto a 21 de novembro. O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.

Cursos que participaram do Enade em Sobral:

  • Ciências Econômicas
  • Psicologia

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas que serão avaliadas em 2018. Os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela instituição de educação superior (IES), ficarão dispensados da participação no ENADE 2018, mas precisam ser inscritos dentro do prazo divulgado.

Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do exame. A situação de regularidade no ENADE será divulgada pelo INEP, no Sistema ENADE, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Aqueles que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.

São considerados estudantes ingressantes aqueles que iniciaram um dos cursos avaliados em 2018 e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 13 de agosto deste ano. Os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e, ainda, que não tenham colado grau até 13 de agosto de 2018.

Já os concluintes dos cursos superiores de tecnologia devem concluir o curso até dezembro de 2018 ou ter integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo e não podem ter colado grau até 13 de agosto. O grupo de estudantes habilitados para o ENADE 2018 deverá ser inscrito pela IES independentemente de ter registrado sua participação em edições anteriores do exame.

CADASTRO – Devidamente inscrito pela IES previamente, o estudante deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema ENADE. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD e um endereço de e-mail válido. Os estudantes habilitados que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação.

O estudante que necessitar de atendimento especializado ou específico deverá informar a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado e comprová-la por meio de documentos.

ESTRUTURA DO EXAME – A prova do ENADE terá duração de 4 horas e será composta por 10 questões de Formação Geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo 3 discursivas e 27  de múltipla escolha. As questões discursivas do componente Formação Geral vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

REUNIÃO – A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizará, nesta quarta-feira (4), reunião de orientação e esclarecimentos sobre o ENADE. O encontro será às 9h, no auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

São convidados os coordenadores dos cursos que serão avaliados nesta edição e os que participaram da edição anterior. Dentre os tópicos a serem abordados, destacam-se instruções sobre as diretrizes do exame, resultados da edição anterior e também a situação dos alunos pendentes.

ENADE – Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como os estudantes irregulares quanto ao exame. No histórico escolar do aluno ficará registrada a situação de regularidade em relação ao ENADE.

Os estudantes da Universidade podem obter mais informações no site do ENADE na UFC.

Acesse o edital do ENADE 2018, publicado no último dia 22 no Diário Oficial da União, e o cronograma do ENADE.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9020

Notícia disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11467-dezessete-cursos-da-ufc-serao-avaliados-no-enade-2018-saiba-quem-participa

Publicado edital com diretrizes e cronograma do ENADE 2018.

As diretrizes, os procedimentos e as datas do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 estão listados no edital publicado Diário Oficial da União da última sexta-feira (22). Os Coordenadores de Cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos estudantes concluintes regulares entre 2 de julho e 12 de agosto. Já o Cadastro dos estudantes concluintes regulares deve ser feito pelo próprio aluno, de 14 de agosto a 21 de novembro. O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.

Cadastro – O estudante deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade, e ter sido devidamente inscrito pela IES previamente. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD, e um endereço de e-mail válido. Os estudantes habilitados que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação. O estudante que necessitar de Atendimento Especializado e/ou Específico deverá informar a condição que motiva a solicitação de atendimento e comprovar por meio de documentos a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado.

Estrutura do Exame – A prova do Enade terá duração de quatro horas e será composta por dez questões de Formação Geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo três discursivas e 27  de múltipla escolha. As questões discursivas do componente de Formação Geral vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

Enade – O Exame Nacional Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará podem obter mais informações no site do Enade na UFC.

  • Clique aqui para acessar o edital.
  • Confira aqui o cronograma.

Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas que serão avaliadas em 2018. Os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela Instituição de Educação Superior (IES), ficarão dispensados da participação no Enade 2018, mas precisam ser inscritos dentro do prazo divulgado. Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do Exame. A situação de regularidade no Enade será divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Aqueles que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.

São considerados estudantes ingressantes aqueles que iniciaram um dos cursos avaliados em 2018, que tenham cumprido de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 13 de agosto deste ano. Os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e que não tenham colado grau até 13 de agosto de 2018. Já os concluintes dos cursos superiores de tecnologia devem concluir o curso até dezembro de 2018 ou integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até 13 de agosto. O grupo de estudantes habilitados para o Enade 2018 deverá ser inscrito pela IES independentemente de ter registrado sua participação em edições anteriores do Exame.

 

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos:  •  •  •  • 

NOTÍCIA DISPONÍVEL: http://www.prograd.ufc.br/publicado-edital-com-diretrizes-e-cronograma-do-enade-2018/