Modelos de banners, cartazes e slides dos EU 2018 já estão disponíveis para download

Os quase seis mil estudantes da Universidade Federal do Ceará que apresentarão trabalhos nos Encontros Universitários 2018 já podem fazer o download dos templates para seus banners e cartazes. Os layouts exclusivos dos EU 2018, produzidos pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, já estão disponíveis no site dos Encontros.

A proposta é facilitar o trabalho dos alunos que, neste momento, se preparam para apresentar à sociedade, através de pôsteres e comunicações orais, o que foi produzido ao longo do ano na UFC nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Por isso, também está disponível para download uma opção de template para apresentações multimídia em formato Microsoft PowerPoint com a identidade visual dos EU 2018.

Além disso, é possível “baixar” a marca gráfica e as fontes tipográficas digitais que fazem parte da comunicação visual do evento. Os interessados poderão usar a marca em composições autorais, utilizando-nas em camisetas, grafismos, produções impressas e outros materiais que promovam seus projetos.

Em Fortaleza e Quixadá, os EU 2018 ocorrem de 24 a 26 de outubro; em Sobral, de 30 a 31 de outubro; em Russas, de 6 a 9 de novembro; e em Crateús, de 21 a 23 de novembro. Na Capital, o evento será realizado no Centro de Convivência do Campus do Pici.

Confira a programação dos Encontros Universitários no Campus de Sobral.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12025-modelos-de-banners-cartazes-e-slides-dos-eu-2018-ja-estao-disponiveis-para-download

I Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares sobre Música, Educação e Sociedade.

A I Jornada Internacional de Estudos Interdisciplinares sobre Música, Educação e Sociedade é um evento conjunto entre a UFC através do Programa de Pós-graduação em Educação e a Universidade de Valladoid na Espanha através do seu Departamento de Psicologia.

Esse evento será realizado através de videoconferência nos dias 17, 24 e 31 de outubro de 2018 das 8h às 12h (horário do Brasil).

Em Sobral: será transmitido na Sala de Videoconferência do Campus localizado na Faculdade de Medicina (Av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100 CEP 62042-280 – Derby Sobral, Ceará).

Em Fortaleza: será transmitido na Sala de Videoconferência da Faced.

Será muito interessante a participação de nossos estudantes, principalmente dos cursos de Música e Psicologia.

Atenciosamente,

Prof. Marco Toledo do curso de Música.

Divulgado Edital para Mudança de Curso 2019.1; inscrições serão de 23 a 25 de outubro.

Estarão abertas, de 23 a 25 de outubro, as inscrições para Mudança de Curso 2019.1 na Universidade Federal do Ceará. São ofertadas 212 vagas nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Podem participar da seleção alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no semestre 2018.2 em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em junho de 2013, fica vedada a participação de alunos matriculados em cursos dessa instituição.

A lista de cursos e a quantidade de vagas estão disponíveis no Anexo I do Edital Nº 45/2018, publicado nesta quarta-feira (10). As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, através do link a ser disponibilizado neste site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

O processo seletivo acontecerá em duas etapas. A primeira, eliminatória, analisará os pré-requisitos de elegibilidade e a segunda, classificatória, analisará o mérito acadêmico, como o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) geral do aluno. Todas as normas são informadas no Edital, que deve ser lido com atenção pelo candidato.

 

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação .

Telefone: (085) 3366- 9528.

Termos:  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/divulgado-edital-para-mudanca-de-curso-2019-1/

Inscrições abertas para o Circuito UFC-Arte no Interior – edição Campus de Sobral.

A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará promove a terceira edição do Circuito UFC-Arte no Interior no município de Sobral, nos próximos dias 30 e 31, durante a programação dos Encontros Universitários 2018. Dessa edição participam projetos das áreas de dança, teatro, cinema e psicologia. As inscrições para oficinas e outras atividades estão abertas até 30 de outubro ou até que sejam preenchidas todas as vagas.

 

O formulário eletrônico está disponível nos sites da Secult-Arte UFC e do Campus de Sobral. Todas as atividades são abertas e gratuitas, voltadas aos que tiverem interesse em participar. As inscrições são limitadas e obedecem à ordem de inscrição.

A programação é composta por oficinas, palestras e apresentações artísticas voltadas para estudantes de escolas e universidades da região e comunidade em geral. Os projetos que participam nesta edição são: Projeto Feixe: Criação e Formação em Dança, do Curso de Dança da UFC; Coletivo Cabeça – Corpos Performativos em Outros Fluxos na Escola, do Curso de Teatro da UFC; Cine Fenomenologia e Sociedade, do Curso de Psicologia da UFC; e projeto Comunicando Ciência com Arte, com a peça Deus e Darwin na terra do céu, da Seara da Ciência.

ICA – Na programação também acontece o III Encontro Interdisciplinar ICA 10 nos, como parte da programação de 10 anos do Instituto de Cultura e Arte (ICA), com o objetivo de fortalecer o diálogo entre os cursos que integram o instituto e propiciar a aproximação deles com outras áreas de conhecimento.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da SECULT-ARTE em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento e de Pesquisas (FASTEF). O evento tem o intuito de contribuir para o intercâmbio e promoção da cultural nos municípios do interior do Estado do Ceará. Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte, da UFC.

PROGRAMAÇÃO – A abertura oficial do Circuito UFC-Arte no Interior – edição Sobral será no dia 30 de outubro, às 15h30min, no auditório daquele campus, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFC de Sobral. Em seguida, será realizado o III Encontro Interdisciplinar ICA 10 anos, com o tema “Economia criativa: planejamento, produção e consumo cultural”. Confira a programação completa no site da SECULT-ARTE e no site do Campus da UFC em Sobral.

Fonte: SECULT-ARTE – fone: 85 3366 7831 / Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4601

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/11977-inscricoes-abertas-para-o-circuito-ufc-arte-no-interior-edicao-campus-de-sobral

Solicitação de Reabertura de Matrícula para 2019.1 segue até sexta (28).

Está aberto, entre os dias 24 e 28 de setembro, o período de Reabertura de Matrícula para 2019.1. Os estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará (UFC) em situação de abandono de curso e desejam participar do processo devem preencher o requerimento para a abertura do protocolo.

O documento deve ser entregue pessoalmente no setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campi do interior. Após a solicitação, o estudante será submetido a uma avaliação de dados pela Prograd.

O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036

Termos:  •  • 

 

Notícia disponível: http://www.prograd.ufc.br/solicitacao-de-reabertura-de-matricula-para-2019-1-segue-ate-sexta-28/

Resultado da Seleção dos Tutores Inscritos no Edital nº 10 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019.

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará – UFC Campus em Sobral, torna público o resultado da seleção dos tutores inscritos no Edital nº 10 de 23 de julho de 2018 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019.

 

Diretoria do Campus em Sobral.

Email: diretoria@sobral.ufc.br

Telefones: (88) 3695-4600 / 4601.

SISU UFC 2018: 38 candidatos são chamados na 6ª convocação de suplentes.

A Universidade Federal do Ceará convoca 38 suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas na graduação. Acesse a relação nominal.

Os suplentes convocados têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga.

O prazo máximo para ativação da matrícula é de três dias úteis após a data da publicação da lista com seu nome. Ou seja, o estudante convocado nesta sexta-feira (10) precisará cumprir esta etapa na segunda (13), terça (14) ou quinta-feira (16), pois quarta-feira (15) será feriado em Fortaleza.

O candidato deve entrar em contato com a coordenação de curso para saber o horário de funcionamento.

Na ativação de matrícula, na coordenação do curso, o estudante deverá apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, por exemplo) e as duas vias assinadas do termo de ciência (uma delas ficará com o estudante, e a outra, com a Universidade).

Esse procedimento também pode ser feito por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, será necessário apresentar o original da procuração e fotocópias autenticadas de documentos de identificação oficiais com foto do candidato e do procurador.

Após a ativação da matrícula, os selecionados devem iniciar suas atividades, uma vez que o semestre letivo teve início na segunda-feira (6).

Todas as vagas não ativadas voltarão para o Banco de Suplentes, podendo ser ocupadas por outros candidatos na convocação seguinte.

COTAS – O suplente convocado a uma vaga de cota terá verificada a documentação que foi entregue no ato da inscrição. O resultado da análise de cota social (etnia e/ou renda) será divulgado no dia 6 de setembro, juntamente com o prazo para defesa/recurso.

Durante o período de verificação de todas as modalidades de cotas, o candidato estará pré-matriculado liminarmente, devendo ativar sua matrícula na coordenação de curso, no mesmo prazo dos demais candidatos, e acompanhar as atividades acadêmicas.

Candidatos que tiveram sua documentação deferida na Chamada Regular na mesma modalidade de cota em que foram convocados como suplentes não passarão por nova verificação.

Se, mesmo após o recurso, o candidato continuar indeferido, sua pré-matrícula será considerada sem efeito. Um novo candidato da mesma classe de concorrência será convocado, em ordem de classificação.

REMANEJAMENTOS – Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para serem convocados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa nº 18/2012, do governo federal, não terão documentação de cota analisada.

A mesma portaria e também a Portaria nº 9/2017 definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são remanejadas para outras cotas.

A UFC se desobriga do envio de mensagem eletrônica ou de qualquer outra comunicação direta com os candidatos. É de responsabilidade exclusiva dos candidatos acompanhar, através do site do SISU na UFC, as etapas e comunicados da Universidade quanto à ocupação de vagas através da Lista de Espera do SISU.

As convocações de Banco de Suplentes são regidas pelo Edital nº 05/2018. Dúvidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

6ª Convocação Nominal de Suplentes
Gerador de Termo de Ciência
Endereços e telefones das coordenações de curso
Cronograma de Convocações

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/11659-sisu-2018-38-candidatos-sao-chamados-na-6-convocacao-de-suplentes

Sisu UFC- Nota de esclarecimento sobre convocações de suplentes da UFC.

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) esclarece que as convocações de suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são realizadas exclusivamente pelo seu canal oficial, o site do Sisu na UFC: www.sisu.ufc.br.

São válidas republicações apenas pelo próprio site da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (www.prograd.ufc.br) e pelo Portal da UFC (www.ufc.br).

Informamos também que todas as comunicações com candidatos e estudantes por e-mail são realizadas por contas com o domínio @ufc.br. Acrescentamos ainda que a UFC não solicita dados bancários nem senhas por e-mail e que qualquer download necessário deverá ser feito somente pelo site www.sisu.ufc.br, jamais por e-mail.

Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Termos:  •  • 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/nota-de-esclarecimento-sobre-convocacoes-de-suplentes-da-ufc/

 

Treinamentos online em bases de dados da Capes.

Com o intuito de facilitar o conhecimento das inúmeras Bases de Dados que estão disponíveis no Portal de Periódicos, a Capes oferece gratuitamente treinamentos online para o uso do Portal. Alunos, professores e técnico-administrativos da UFC podem participar dos treinamentos, que ocorrem diariamente e são oferecidos por área de conhecimento de acordo com o Calendário de Treinamentos  divulgado na página do Portal.

A fim de incentivar o uso dessa nova ferramenta que facilita o entendimento dos conteúdos disponíveis no Portal da Capes, a Biblioteca Universitária disponibiliza os seguintes tutoriais:

1. Instruções para participar do treinamento online do Portal de Periódicos da Capes (PDF 227.03 KB): contém as instruções de como fazer para participar e se inscrever nos treinamentos on line;
2. Como acessar a sala de conferência (PDF 148.82 KB): mostra como se conectar no dia do treinamento online.

 

Em caso de dúvida, entre em contato com Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo, bibliotecária da Biblioteca Central do Campus do Pici e Help Desk do Portal de Periódicos da Capes no Nordeste – 85 3366 9514

Fonte: Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC – ceu@ufc.br

Termos: 

Em Sobral, 61 estudantes vencem barreiras e celebram colação de grau.

No Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, 61 estudantes terminaram a noite de sexta-feira (27) como profissionais, após cerimônia de colação de grau presidida pelo vice-reitor Custódio Almeida. Foram formados alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Finanças, Música e Psicologia. A solenidade encerrou o ciclo de colação de grau de 2018.1.

Como orador discente, o formando de Engenharia da Computação João Rafael Barbosa de Araújo falou sobre as felicidades e dificuldades encontradas no decorrer da graduação, do momento do ingresso na Universidade à formatura. “Somos mais engenheiros sempre que um professor vê em nós a coragem de enfrentar os desafios, manter a garra e não desistir”, disse Rafael.

“Hoje saímos desta cerimônia com um valor técnico indiscutível e preparados para enfrentar o futuro que a vida nos reserva. Aqui nós selamos uma relação mútua na qual fomos aprimorados pela Universidade na mesma proporção que a aprimoramos”, continuou o estudante, que pôde participar de diversos projetos proporcionados pela UFC, dentre eles bolsas de extensão e iniciação científica. Além disso, foi bolsista do programa Ciências sem Fronteiras na University of British Columbia, em Vancouver, no Canadá.

A coordenadora do Curso de Ciências Econômicas, Alessandra de Araújo Benevides, foi a oradora docente. A professora destacou a transformação e o amadurecimento vivenciados pelos alunos durante a graduação. “Os professores, especialmente aqueles mais atentos, veem nitidamente a passagem do tempo e o amadurecimento cognitivo e intelectual de vocês”, disse Alessandra. “Vocês estão transformados.”

Ela reconheceu as dificuldades pelas quais passa o País atualmente, o que pode trazer obstáculos na carreira profissional, mas ressaltou o caráter especial que tem o diploma de ensino superior no Ceará. “Vocês passarão a fazer parte do seleto grupo de 5,5% dos habitantes do Ceará acima de 10 anos que possuem 15 anos ou mais de estudo”, afirmou, com base em dados de 2017 do Anuário Estatístico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.

“A UFC forneceu a base, os fundamentos, a teoria, a prática para a vida profissional. Agora é com vocês. É hora de vocês carregarem o bastão o mais rápido e distante possível”, orientou a docente. “A chave é conhecer para se transformar, para transformar o entorno, para passar o bastão à próxima geração com a felicidade de ter feito a própria parte”, finalizou.

CRESCIMENTO – Durante discurso, o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, parabenizou os novos profissionais e os lembrou da relevância da graduação concluída, ressaltando o crescimento vivido pela Universidade nos últimos anos em alguns dos principais índices nacionais e internacionais.

“Tenham sempre presente que vocês cursaram uma grande universidade, que cresceu extraordinariamente nos últimos anos, galgou novos patamares de excelência e hoje se alinha às maiores e melhores academias do País. Vocês têm todo o direito de se orgulhar do diploma que carregam, pois a sigla ‘UFC’ traduz prestígio, seriedade, compromisso”, garantiu.

PRESENTES – Além do vice-reitor, também participaram da cerimônia o pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manuel Furtado Neto; o pró-reitor-adjunto de Extensão, Rogério Mâsih; o diretor e o vice-diretor do Campus de Sobral, Vicente de Paulo Teixeira Pinto e João Guilherme Nogueira Matias, respectivamente; e o secretário da Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos.

 

Leia também:
Colação de grau de 2018.1 diplomou 1.564 alunos de 84 cursos

Fonte: Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4604

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/11593-em-sobral-estudantes-vencem-barreiras-e-celebram-colacao-de-grau-encerrando-ciclo-2018-1