UFC avança e é agora a 11ª melhor do País, diz Ranking Universitário Folha 2019

A Universidade Federal do Ceará avançou e agora é a 11ª melhor do País, entre 197 universidades públicas e privadas avaliadas no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019, divulgado nesta segunda-feira (7). A UFC registrou 89,47 pontos, subindo uma posição em relação ao levantamento do ano passado.

Reitoria

Realizado anualmente pelo jornal Folha de S. Paulo, o RUF mapeia o desempenho das universidades a partir de cinco indicadores: Pesquisa (peso 42), Ensino (peso 32), Mercado (peso 18), Inovação (peso 4) e Internacionalização (peso 4). A sondagem utiliza dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do Datafolha.

A UFC deu um salto em dois dos itens avaliados: em Internacionalização, evoluiu do 22º lugar nacional para o 7º; em Inovação, passou da 35ª para a 28º posição, comparando-se as edições de 2018 e 2019 do RUF.

ONDE CRESCEMOS – O maior avanço obtido pela UFC foi no quesito Internacionalização, indicador estratégico no qual a Universidade passou a investir fortemente nos últimos anos. Esse item avalia a quantidade de citações internacionais por docente e as publicações em coautoria internacional (isto é, o percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros).

A evolução de sete posições da UFC no quesito Inovação também merece destaque. Esse indicador considera o número de patentes depositadas e a quantidade de estudos em parceria com empresas. De acordo com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC, 307 pedidos de patentes foram registrados pela Universidade no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em levantamento divulgado em 2018, com dados referentes a 2017, a Universidade apareceu em 6º lugar do País com mais pedidos de patentes.

No quesito Pesquisa, a UFC manteve a posição do ano passado, e é a 10ª melhor universidade do País e a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste nesse indicador. O peso maior nesse quesito é o total de artigos científicos publicados, a relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas e a média de artigos científicos e de citações por professor.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, analisou o resultado. “Mostra-se claramente que a UFC está no caminho certo. Evoluímos notadamente no que é fundamental, no que é a marca da nova UFC. É por isso que estamos criando a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, que terá como prioridade o empreendedorismo, a internacionalização e a inovação. A UFC, cada vez mais, consolida sua posição. E vamos evoluir. Vamos competir com as universidades do Sul e Sudeste, porque temos um corpo docente, discente e técnico-administrativo que nos autoriza essa projeção”, afirmou.

CURSOS – O RUF analisou também os 40 cursos com maior número de ingressantes no País. Destes, 33 são ofertados pela UFC. Nessa análise específica, são considerados cursos não apenas das 197 universidades públicas e privadas ativas, mas também de centenas de outros centros universitários e faculdades brasileiros.

No levantamento dos cursos, 7 graduações da UFC figuram entre as 10 melhores do País em suas áreas, com destaque para o de Design-Moda, considerado, mais uma vez, o 2º melhor entre os 52 avaliados.

Outros cursos da UFC que também se destacam no “top 10” de suas áreas são os de Engenharia Química, Física e Engenharia Ambiental. Cada um ficou em 8º lugar em sua respectiva área. Além destes, também estão entre os 10 melhores: Química (9º), Ciências Contábeis (10º) e Design (10º).

Mais detalhes e análises sobre o desempenho da UFC serão divulgados ao longo desta semana.

Leia também:
UFC garante nota máxima na maioria dos cursos avaliados no ENADE 2018

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331 / e-mail: ufcinforma@ufc.br

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/ufc-avanca-em-inovacao-e-internacionalizacao-e-e-agora-a-11a-melhor-do-pais-diz-ranking-universitario-folha-2019/

Inscrições para processo de mudança interna de curso ocorrem de 16 a 18 de outubro

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará informa que, no período de 16 a 18 de outubro, estarão abertas as inscrições referentes ao processo interno de mudança de curso para o primeiro semestre de 2020. As inscrições poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico, no site da PROGRAD.

De acordo com o Edital nº 29/2019, há 246 vagas, dentre as quais 172 são em Fortaleza, 25 em Crateús, 19 em Quixadá, 16 em Russas e 14 em Sobral. A relação completa de cursos, com os respectivos quantitativos de vagas, pode ser consultada no anexo I do edital.

O processo seletivo é composto de duas etapas: a eliminatória, que verifica os pré-requisitos de elegibilidade, e a classificatória, que analisa o mérito acadêmico. Podem participar da seleção alunos em situação regular, ativos ou com matrícula trancada, no semestre 2019.2, em cursos de graduação presenciais da UFC.

É vedada a participação neste certame de estudantes de cursos de ensino a distância (EAD), candidatos com tipo de ingresso no curso atual por nova modalidade/habilitação ou admissão de graduado, alunos do Programa PEC-G e aqueles com ingresso no período de 2019.2.

RECURSOS – A relação das inscrições indeferidas será publicada no dia 24 de outubro, bem como o formulário próprio para recurso administrativo. O documento deverá ser entregue até o dia seguinte na seção de Protocolo da PROGRAD (no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza) ou nas diretorias dos campi do Interior.


Anexo I

O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 7 de novembro.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9528

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/13724-inscricoes-para-processo-de-mudanca-interna-de-curso-ocorrem-de-16-a-18-de-outubro

Edital de transferidos e graduados tem 911 vagas; inscrições até 11 de outubro

Atualização em 07/10/2019 – A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulgou, na última sexta-feira (27), o edital de seleção para transferência de estudantes de outras instituições de ensino superior (IES) e de admissão de graduados para cursos de graduação presencial referente ao semestre 2020.1. Estudantes que desejam concorrer a uma das vagas disponibilizadas deverão realizar as inscrições on-line de 8 a 11 de outubroNo total, após aditivo publicado no dia 7 de outubro, há 911 vagas disponíveis, para cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Reitoria UFC

Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em pelo menos uma das seguintes edições: 2015, 2016, 2017 ou 2018, devendo ter obtido nota final mínima de 450 pontos. Também é preciso ter cursado entre 20% e 50% da carga horária total do curso de origem. No caso específico das vagas ofertadas para os cursos de Medicina e de Odontologia, os candidatos devem ter concluído no mínimo 10% e no máximo 25% da carga horária do respectivo curso em que estejam matriculados.

A PROGRAD destaca que somente serão aceitas inscrições para o mesmo curso de graduação em que o candidato já esteja cursando em outra instituição de ensino superior, ou inscrições de candidatos matriculados em cursos afins ao pretendido, listados de acordo com o quadro 03 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 20 de novembro. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre 2020.1 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a matrícula no dia 29 de novembro de 2019, em local e horário a serem divulgados juntamente com o resultado final, no site da PROGRAD.

INSCRIÇÕES  No processo de inscrição o candidato deverá também responder a um questionário socioeconômico e realizar o upload do histórico escolar digitalizado (em formato PDF, JPG ou PNG). O documento deverá estar autenticado com carimbo e assinatura pela IES de origem ou apresentar certificação eletrônica, datado entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2019.

O documento deverá conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:

– Carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos);
– Carga horária total integralizada pelo candidato (ou quantidade total de créditos integralizados).

Ressalta-se que o candidato deve imprimir uma via do formulário de inscrição, pois, em caso de aprovação, esta via deverá ser apresentada à PROGRAD.

No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e no questionário socioeconômico e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada e, portanto, não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado, não sendo cabível recurso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9528

Marcadores: Admissão de Graduados • Seleção • Transferência • Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior

Link da Notícia: prograd.ufc.br/edital-de-transferidos-e-graduados-tem-911-vagas-inscricoes-de-8-a-11-de-outubro/

Universidade Federal do Ceará garante nota máxima na maioria dos cursos avaliados no ENADE 2018

Dos 17 cursos da Universidade Federal do Ceará avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano passado, 10 obtiveram conceito máximo. Destacaram-se na avaliação com nota 5 as seguintes graduações: Administração (Integral); Administração (Noturno); Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade; Design; Direito; Direito (Noturno); Psicologia (Fortaleza); Psicologia (Sobral) e Secretariado Executivo.

À exceção de Ciências Econômicas (Sobral), todos os cursos mantiveram ou melhoraram o desempenho alcançado em relação ao último ano em que foram avaliados (2015). O reitor Cândido Albuquerque comemorou o resultado, já estabelecendo objetivos para as próximas avaliações.

“O ENADE 2018, ao mostrar que mais da metade dos cursos da Universidade Federal do Ceará avaliados recebeu nota máxima, revela toda uma potencialidade da nossa Instituição como referência. Agora, a nossa meta é que todos os nossos cursos tenham nota máxima. Nós temos capacidade para isso. Ou que, pelo menos, eles tenham a nota 4 ou 5”, projeta.

Cândido Albuquerque aponta que é necessário um esforço coletivo de toda a comunidade universitária para que a meta traçada possa ser alcançada. “Nós não podemos admitir na Universidade Federal do Ceará cursos com nota 3. Nós temos uma grande potencialidade do corpo docente e do corpo técnico, e um corpo discente de alta qualidade. Portanto, nota 3 é incompatível com a nossa Universidade. Então, a nossa meta é que, em 2021, nós não tenhamos mais nenhum curso com nota 3”, reforça.

Para a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, o resultado do ENADE é uma consequência da constante articulação da PROGRAD com as coordenações de curso, no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da prova: “É um legado que eles deixam para a Instituição”.

A pró-reitora frisa que haverá um esforço ainda maior para aproximar a PROGRAD das coordenações, principalmente no acompanhamento da reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e dos planos de melhoria, entre outras ações que impactarão na melhoria do ensino de graduação da UFC. Além disso, a partir da disponibilização dos microdados nos próximos dias, será possível identificar junto com os coordenadores de curso em que aspectos cada graduação precisa melhorar.

Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD, reforça que há um “acompanhamento permanente feito pelo setor antes, durante e após a prova”. São realizadas reuniões constantes com coordenadores e alunos para conscientização sobre a importância do ENADE e da necessidade de fazer a prova com seriedade, de modo que a nota possa refletir a qualidade do ensino de graduação na UFC.

NOVO EXAME EM NOVEMBRO – Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes em 2019A prova será realizada no dia 24 de novembro, um domingo, a partir de 13h30min. Os portões serão fechados e o acesso impedido às 13h. Os locais de prova serão informados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no Sistema ENADE, no dia 8 de novembro.

O Exame, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação da prova ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. O ciclo de 2018 avaliou bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins.

IGC e CPC – O Conceito ENADE é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o Ministério da Educação (MEC), será divulgado até o dia 16 de outubro, junto com o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior, enquanto o CPC analisa os cursos de graduação, considerando a nota do ENADE e outros insumos.

Fonte: Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: (85) 3366 9020.

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13697-ufc-garante-nota-maxima-na-maioria-dos-cursos-avaliados-no-enade-2018

Processo seletivo para Residência Multiprofissional na UFC e na ESP recebe inscrições de 7 a 20 de outubro

As Comissões de Residência Multiprofissional e Uniprofissional (COREMU) do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH (Hospital Universitário Walter Cantídio e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand) e da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP) inscrevem, de 7 a 20 de outubro, pela Internet, candidatos à seleção de 368 residentes multiprofissionais e uniprofissionais da saúde. Esta é a primeira vez que a UFC e a ESP realizam processo seletivo unificado para seus programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional.


São ofertadas vagas para cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade Residência, destinadas a profissionais da saúde (Foto: Ribamar Neto/UFC)

São ofertadas vagas para cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade Residência, destinadas a profissionais da saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional). Para solicitar isenção da taxa de inscrição, o candidato deve comparecer, pessoalmente, hoje (3) ou amanhã (4), à secretaria da Residência Multiprofissional e Uniprofissional da UFC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, ilhas dos ambulatórios, Rodolfo Teófilo), no Campus do Porangabuçu. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA – 307 vagas
1. Componente comunitário: Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, 24 vagas; Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva, 53 vagas; Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, 119 vagas.
2. Componente hospitalar: Residência Multiprofissional em Cancerologia (Centro Regional Integrado de Oncologia – CRIO/Hospital Geral de Fortaleza – HGF), 18 vagas; Residência Multiprofissional em Cuidado Cardiopulmonar (Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – HM), 18 vagas; Residência Multiprofissional em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade (HGF), 12 vagas; Residência Multiprofissional em Obstetrícia e Neonatologia (Hospital Geral Dr. César Cals – HGCC), 8 vagas; Residência Multiprofissional em Infectologia (Hospital São José de Doenças Infecciosas – HSJ), 15 vagas; Residência Multiprofissional em Pediatria (Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS), 18 vagas; Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (Instituto Doutor José Frota – IJF), 16 vagas; Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica e Neonatologia (HGCC), 6 vagas.

COMPLEXO HOSPITALAR UFC/EBSERH (HUWC e MEAC) – 61 vagas
1. Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde: área de concentração Terapia Intensiva (HUWC), 8 vagas; área de concentração Transplante (HUWC), 13 vagas; área de concentração Diabetes (HUWC), 10 vagas; área de concentração Onco-hematologia (HUWC), 5 vagas; área de concentração Saúde Mental (HUWC), 5 vagas; área de concentração Saúde da Mulher e da Criança (MEAC), 12 vagas.
2. Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica (MEAC), 6 vagas.
3. Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (HUWC), 2 vagas.

A coordenadora da seleção, Profª Andréa Nóbrega, comenta que a unificação do processo seletivo beneficia os candidatos, pois integra a gestão dos programas de residência no interesse de qualificar e especializar mais profissionais de saúde em diferentes áreas. “Uma das vantagens é que evita o choque de datas nas provas, já que o calendário é único. Isso permite que mais profissionais de saúde se inscrevam, democratizando o acesso”, explica.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da rede hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a EBSERH foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A rede hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Para mais informações, acesse o site do Apoio às Residências em Saúde (ARES); o Manual do Participante 2020; e o formulário de solicitação de isenção.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da MEAC – Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH
Tele fone: (85) 3366 8577 / e-mail: comunicacao.meac@ebserh.gov.br

Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/13692-processo-seletivo-para-residencia-multiprofissional-na-ufc-e-na-esp-recebe-inscricoes-de-7-a-20-de-outubro

Trancamento parcial de disciplinas semestrais será de quarta (2) a sexta-feira (4)

Começa nesta quarta (2) e segue até próxima sexta-feira (4) o período para solicitação de trancamento parcial de matrícula em disciplinas semestrais do período 2019.2.

O procedimento deverá ser realizado na coordenação do curso do aluno interessado. 

O trancamento parcial de matrícula é um direito assegurado a todos os estudantes da Universidade Federal do Ceará. Consiste no cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas do atual semestre letivo sem justificativa formal. No entanto, é exigido permanência de carga horária mínima no semestre letivo, a ser definida pelo projeto pedagógico de cada curso.

Não é possível o trancamento parcial de um mesmo componente curricular por mais de uma vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade. Também não é permitido o trancamento parcial no semestre de ingresso do aluno no curso. 

Além disso, o trancamento parcial fica registrado no histórico do aluno, acarretando em consequências negativas no cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). O aluno que realizar trancamento parcial também não terá direito a receber a distinção acadêmica.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528.

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/trancamento-parcial-de-disciplinas-semestrais-sera-de-quarta-2-a-sexta-feira-4/

Edital de transferidos e graduados tem 901 vagas; inscrições de 8 a 11 de outubro

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulga o edital de seleção para transferência de estudantes de outras instituições de ensino superior (IES) e de admissão de graduados para cursos de graduação presencial referente ao semestre 2020.1. Estudantes que desejam concorrer a uma das vagas disponibilizadas deverão realizar as inscrições on-line de 8 a 11 de outubro. No total, há 901 vagas disponíveis, para cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em pelo menos uma das seguintes edições: 2015, 2016, 2017 ou 2018, devendo ter obtido nota final mínima de 450 pontos. No caso específico das vagas ofertadas para os cursos de Medicina e de Odontologia, os candidatos devem ter concluído no mínimo 10% e no máximo 25% da carga horária do respectivo curso em que estejam matriculados.

A PROGRAD destaca que somente serão aceitas inscrições para o mesmo curso de graduação em que o candidato já esteja cursando em outra instituição de ensino superior, ou inscrições de candidatos matriculados em cursos afins ao pretendido, listados de acordo com o quadro 03 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 20 de novembro, no site da PROGRAD. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre 2020.1 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a matrícula no dia 29 de novembro de 2019, em local e horário a serem divulgados juntamente com o resultado final, no site da PROGRAD.

INSCRIÇÕES – No processo de inscrição o candidato deverá também responder a um questionário socioeconômico e realizar o upload do histórico escolar digitalizado (em formato PDF, JPG ou PNG). O documento deverá estar autenticado com carimbo e assinatura pela IES de origem ou apresentar certificação eletrônica, datado entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2019.

O documento deverá conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:

– Carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos);
– carga horária total integralizada pelo candidato (ou quantidade total de créditos integralizados).

Ressalta-se que o candidato deve imprimir uma via do formulário de inscrição, pois, em caso de aprovação, esta via deverá ser apresentada à PROGRAD.

No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e no questionário socioeconômico e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada e, portanto, não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado, não sendo cabível recurso.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: (85) 3366 9528


Link da Noticia: http://www.ufc.br/noticias/13663-edital-de-transferidos-e-graduados-tem-901-vagas-inscricoes-de-8-a-11-de-outubro h

Palestra: “Estudar na Espanha”

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais em parceria com a Embaixada da Espanha promoverá a palestra “estudar na Espanha” conduzida pela prof. Maria María Pilar Isabel Bleuca Sánchez, Assessora Linguística da Embaixada da Espanha em Brasília no Auditório do Bloco I – Mucambinho, no dia 24/09 (terça-feira), às 17:00h.

A palestra tem como objetivo apresentar aos estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da UFC, oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica  (agências de fomento de bolsas, programas próprios de universidades espanholas, estágios, etc), para as Universidades Espanholas, além de abordar aspectos linguísticos (certificações de proficiência) e culturais relacionados à mobilidade acadêmica.

Os estudantes poderão consultar cursos, bolsas e outras informações nas páginas abaixo:

www.prointer.ufc.br

www.sepie.es/internacionalizacion.html

www.universia.com.br

www.studyinspain.info

www.fundacioncarolina.es

Maiores informações: Pró-Reitoria de Relações Internacionais (85 3366 7333)

Período de reabertura de matrícula para o semestre 2020.1 será de 23 e 27 a setembro

Ocorre na próxima semana, de 23 a 27 de setembro, o período para solicitação de reabertura de matrícula para o semestre letivo 2020.1.

Os estudantes da Universidade Federal do Ceará que se encontram em situação de abandono ou que estão com a matrícula cancelada, seguindo os parâmetros do Capítulo V do Regimento Interno, e desejam reativar a matrícula deverão solicitar a abertura do processo por meio de requerimento, independentemente do semestre em que foi feito o cancelamento da matrícula.

O documento deverá ser entregue pessoalmente no Setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campi do Interior. O procedimento poderá ser realizado pelo aluno ou seu procurador legal. Após a solicitação, cada processo será submetido a uma avaliação de dados pela PROGRAD.

O resultado final, apresentando nominalmente os estudantes que tiverem a solicitação de reabertura deferida ou indeferida, será divulgado no dia 6 de dezembro.

Os alunos com solicitação deferida serão contatados pelas respectivas coordenações de seus cursos para que sejam orientados com relação aos demais procedimentos de retorno à graduação.

A lista com os alunos que tiveram matrícula cancelada no atual semestre porque não solicitaram matrícula em disciplinas, nem solicitaram trancamento total ou matrícula institucional está disponível na página da PROGRAD.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 3366 9036.

Link da notícia: https://prograd.ufc.br/periodo-de-reabertura-de-matricula-para-o-semestre-2020-1-sera-de-23-e-27-a-setembro/

Campus da UFC em Sobral adia para 2020 Encontros Universitários

A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral adiou a realização do evento marcado para os dias 30 e 31 de outubro.


Os organizadores decidiram que os Encontros de Sobral ocorrerão nos dias 2 e 3 de junho de 2020 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O contrato relativo ao Pregão nº 61/2015, firmado com a empresa VC EVENTOS, terá sua vigência encerrada em 7 de outubro deste ano e, “considerando que os Encontros Universitários do Campus de Sobral ocorrerão em data posterior ao término da vigência do citado contrato, não será possível contratar os serviços necessários para realização do evento por meio desse pregão”, explicam os organizadores.

A Comissão esclarece que está sendo providenciada nova contratação com o mesmo objetivo através do Pregão Eletrônico nº 38/2019, Processo 23067.028135/2019-89, que está em fase de homologação.

“O período de transição entre os dois contratos engloba a organização do evento e não temos garantia dos serviços estarem disponíveis para contratação e execução em tempo hábil”, justifica.

Os organizadores decidiram que os Encontros de Sobral ocorrerão nos dias 2 e 3 de junho de 2020, após os Encontros de Fortaleza e a Jornada Odontológica de Sobral.
Em Fortaleza, os Encontros Universitários também foram adiados. A nova data será de 6 a 8 de maio de 2020.

Já nos demais campi da UFC no Interior os EU estão mantidos. Em Crateús, ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro; em Russas, o evento acontecerá de 6 a 8 de novembro, enquanto no Campus de Quixadá, de 20 a 22 de novembro.

LEIA MAIS – Edição dos Encontros Universitários em Fortaleza é adiada para 2020

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/13616-campus-da-ufc-em-sobral-adia-para-2020-encontros-universitarios