Abertas inscrições de cursos do Núcleo de Língua Inglesa para comunidade acadêmica da UFC

Estão abertas, até 6 de fevereiro, as inscrições, exclusivamente pela Internet, para 33 cursos presenciais do Núcleo de Língua Inglesa (NUCLI) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Ceará. As formações são gratuitas e voltadas para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFC dos campi de Fortaleza, Quixadá e Sobral.

 

“Na primeira oferta do NUCLI em 2019, os cursos terão carga horária de 16 horas e servirão de aquecimento, após período de férias, para a próxima oferta”, explica a Profª Vládia Borges, coordenadora do IsF na UFC. São ofertadas turmas em temas diversos, como compreensão escrita, compreensão oral, estratégias de leitura na língua inglesa, entre outros. Os cursos estão divididos em regulares, de semi-imersão e de imersão.

Os cursos de semi-imersão têm início em 11 de fevereiro, os de imersão, nos dias 15 e 16. Já os cursos regulares começam em 18 e 19 do mesmo mês. Os níveis de todos os cursos variam entre A2 e C1.

Para poder se inscrever, é preciso estar ativo no curso My English Online (MEO) ou ter realizado exame do TOEFL nos últimos dois anos.

Qualquer problema técnico pode ser reportado à Central de Atendimento do Ministério da Educação, preferencialmente, com uma imagem captada via tecla print screen da tela do computador, a ser enviada ao endereço eletrônico meccentraldeatendimento@mec.gov.br.

Mais informações podem ser consultadas na página do NUCLI no Facebook.

Fonte: Núcleo de Língua Inglesa da UFC – fone: 85 3366 7923 / e-mail: nucliufc2017@gmail.com

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12468-abertas-inscricoes-de-cursos-do-nucleo-de-lingua-inglesa-para-comunidade-academica-da-ufc

Inscrições para o SISU 2019 estão abertas até sexta-feira (25)

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) abriu inscrições para cursos de graduação em universidades públicas de todo o país. O período de inscrição vai desta terça-feira (22) até a próxima sexta (25). A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza 6.288 vagas em 110 cursos.

A inscrição no SISU, é feita exclusivamente pela internet, devendo o candidato acessar a página eletrônica do SISU no site do Ministério da Educação (MEC) com o número de inscrição e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem participar da seleção os estudantes que fizeram o Enem 2018 e tiveram nota superior a zero na prova de redação. Ao se inscrever, o candidato deve fazer até duas opções de curso, especificando, em ordem de preferência, a instituição de educação superior pretendida, local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

Também pela página do Sisu na internet é possível ao candidato acompanhar a inscrição, ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados. Outra opção é baixar o aplicativo do Sisu, disponível para AndroidiOS.

O resultado dessa etapa será divulgado em 28 de janeiro e os estudantes selecionados na UFC terão os dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro para realizar a matrícula. Os dias, horários e locais de atendimento são definidos de acordo com o curso escolhido.

Lista de Espera – Os candidatos ao SISU que não tiverem sido selecionados na Chamada Regular poderão ingressar na Lista de Espera, cujo prazo de inscrição vai de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

A partir desta edição, candidatos selecionados na Chamada Regular, em primeira ou segunda opção, não poderão mais participar da Lista de Espera. Outra novidade é que os candidatos não selecionados na Chamada Regular poderão escolher, para a Lista de Espera, a primeira ou a segunda opção informada no período da inscrição. Antes era possível apenas a primeira opção.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Calendário de Solicitação de Matrícula

 O candidato aprovado no Sisu deve verificar datas, horários e locais para realizar sua Solicitação de Matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Chamada Regular do Sisu 1º/2019 em Sobral

Dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro de 2019
De 8h30min às 11h30min e de 14h às 17h.

Links das notícias:

http://www.sisu.ufc.br/inscricoes-para-o-sisu-2019-estao-abertas-ate-sexta-feira-25/

http://www.sisu.ufc.br/calendario-de-solicitacao-de-matricula/

http://www.sisu.ufc.br/documentacao-para-cotas/

UFC lança edital sobre participação no SISU 2019; inscrições serão de 22 a 25/01

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2019. Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC) (PROGRAD/UFC), de 18 de janeiro de 2019, a seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, há duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira é realizada no período da Chamada Regular (30 de janeiro a 4 de fevereiro) ou Lista de Espera (a partir de 7 de fevereiro), e a segunda, em datas definidas de acordo com o semestre de ingresso.

COTAS – Para os candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada por uma comissão da Universidade. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas de acordo com critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Perde a vaga o candidato que deixar de cumprir qualquer uma dessas etapas nos prazos estipulados ou que entregar a documentação incompleta.

A UFC disponibiliza no SISU 1º/2019 todas as suas vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências e cancelamentos nas vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2019 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo SISU. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso.

CANAIS OFICIAIS – Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital nº 83/2018 (INEP/MEC) e Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC).

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Leia mais:
Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?
UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta no site do MEC
Resultados individuais do ENEM 2018 já estão disponíveis
UFC informa notas de corte do SISU 2018
Perguntas Frequentes

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12464-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2019-inscricoes-serao-de-22-a-25-01

Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?

Os estudantes que participarão do Sistema de Seleção Unificada (SISU) devem ficar muito atentos às mudanças na Lista de Espera. O candidato aprovado em qualquer uma de suas duas opções de curso na Chamada Regular não poderá participar da Lista de Espera, mesmo que não solicite matrícula. Até o ano passado, o estudante aprovado em segunda opção, independentemente de efetuar matrícula, poderia se inscrever na Lista de Espera da primeira.

Já o candidato que não for aprovado em nenhuma de suas duas opções de curso poderá escolher se desejará participar da Lista de Espera da primeira ou da segunda opção. Antes, a Lista de Espera era válida somente para a primeira opção.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mudança visam reduzir o tempo de convocação das Listas de Espera, fazendo com que os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.

As mudanças foram publicadas no Edital nº 83/2018, do Ministério da Educação, com as regras referentes ao Sisu 1º/2019, bem como o cronograma com as datas de inscrição, resultado, prazo para participação da Lista de Espera e matrícula na instituição de ensino. Podem participar do processo de seleção estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e que tenham obtido nota superior a zero na redação.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/lista-de-espera-o-que-muda-no-sisu-2019/

Resultados individuais do Enem 2018 serão liberados nesta sexta-feira (18)

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão liberados nesta sexta-feira (18), na Página do Participante e no Aplicativo do Enem 2018. O acesso aos resultados exige login com CPF e senha. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada façam o processo de recuperação com antecedência para terem acesso às notas assim que sejam liberadas.

A recuperação de senha é feita na mesma Página do Participante onde serão liberados os resultados. Ao clicar no botão “Esqueci minha senha”, o participante deverá confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.

Os resultados do Enem 2018 poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à educação superior, desde que exista adesão por parte das instituições de educação superior (IES). A utilização dos resultados individuais para fins de seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep. Entretanto, para inscrição nos programas de acesso e financiamento da educação do Ministério da Educação – Sisu, Prouni e Fies – o participante deverá informar a mesma senha cadastrada para o Enem. Esse é mais um motivo para que todos os participantes tenham suas senhas “em dia”.

Treineiros – Participantes que fizeram o Enem 2018 para autoavaliação de conhecimentos, os chamados treineiros, só terão acesso aos seus resultados individuais em 18 de março, conforme determinado no Edital do Enem 2018. Na mesma data será liberado o acesso à vista da prova de redação para fins pedagógicos. Mais conhecida como “espelho da redação”, a vista permite ao participante conhecer seu desempenho nas cinco competências avaliadas na redação.

Orientações para Recuperação de Senha

Esqueci a senha

  • Acesse a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Na tela seguinte, confira se o e-mail apresentado está certo, responda ao desafio de figuras e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.
  • Acesse a caixa do e-mail cadastrado para ver a senha temporária.

Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado

  • Acesse a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Na tela seguinte, se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio de figuras e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”.
  • Na tela seguinte, confirme as informações solicitadas pelo sistema.
  • Na sequência, informe e confirme novos dados para contato (celular e e-mail), responda ao desafio de figuras e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”.
  • A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição, informando a alteração.
  • Acesse a caixa do novo de e-mail cadastrado para ver a senha temporária.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/resultados-individuais-do-enem-2018-serao-liberados-nesta-sexta-feira-18/

Certidão de Colação de Grau poderá ser emitida pelo SIGAA

A partir do ciclo de colações de grau 2018.2, estudantes que necessitem comprovar a colação de forma imediata poderão emitir a certidão pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) já no dia seguinte à solenidade.

Uma vez logado ao sistema, o aluno deverá acessar o portal do discente e no menu “documentos e declarações”, solicitar a emissão da certidão de colação de grau.

Com o código de verificação informado no rodapé do documento, será possível gerar a certidão em PDF e emitir novas cópias, se necessário.

O estudante somente deverá procurar o Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para emissão da certidão de colação de grau, caso verifique algum dado pessoal que necessite de retificação.

Fonte: Protocolo da PROGRAD – fone: 85 3366 9410

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/certidao-de-colacao-de-grau-podera-ser-emitida-pelo-sigaa/

Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas

Os candidatos aprovados no processo seletivo para transferência de outras instituições de ensino e admissão de graduados para 2019.1 já fazem parte do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A matrícula em disciplinas será de 21 a 23 de janeiro, e os estudantes poderão fazê-la na coordenação do curso ou por meio do SIGAA. Pelo sistema é possível também emitir declarações, consultar disciplinas ofertadas, acompanhar informações sobre o curso e conferir notas. Além disso, é um canal de informação dos professores com suas turmas.

Primeiro acesso – Ao acessar o SIGAA pela primeira vez, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Neste momento, o estudante deverá criar login e senha individuais, que serão solicitados a cada novo acesso.

  • Acesse o SIGAA e faça seu cadastro

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Termos:  •  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/transferidos-e-graduados-devem-se-cadastrar-no-sigaa-para-matricula-em-disciplinas/

Matrícula de veteranos será de 21 a 23 de janeiro; consulta online está aberta

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão fazer matrícula em disciplinas para 2019.1 no período de 21 a 23 de janeiro. As datas são as mesmas para os aprovados nos processos seletivos de admissão de graduados, transferência de outras instituições de ensino e mudança de curso, bem como para aqueles que tiverem a reabertura de matrícula aceita.

O ideal é que o estudante veterano solicite matrícula nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso e semestre, nas quais terá prioridade. O procedimento poderá ser realizado nas coordenações de curso ou pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que já está atualizado com a inclusão dos novos alunos. A oferta de disciplinas já pode ser consultada no SIGAA.

Matrícula Institucional – O prazo é o mesmo para os discentes interessados em realizar a matrícula institucional, que mantém o vínculo com a Universidade mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem realizar a matrícula institucional.

Trancamento Total – De acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, a partir deste semestre, estudantes que necessitem de trancamento total de matrícula deverão solicitá-lo no mesmo período da matrícula curricular, ou seja, de 21 a 23 de janeiro. Têm direito ao trancamento os que se enquadram em algum dos seguintes casos: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de emprego e obrigação de ordem militar. Caso o fator gerador do trancamento ocorra após o início do semestre letivo, a solicitação deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias, limitando-se ao último dia letivo do semestre.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Leia mais:
Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas
Alunos devem regularizar situação com a Biblioteca para realizar matrícula

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Termos:  •  •  •  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/matricula-de-veteranos-sera-de-21-a-23-de-janeiro-oferta-de-disciplinas-esta-disponivel-no-sigaa/

UFC informa notas de corte do Sisu 2018

A Coordenação do Sisu na UFC divulga as notas de corte de todos os seus cursos de graduação presencial no processo seletivo de 2018, encerrado no mês de setembro.

A tabela informa, para cada curso, a nota de corte da Chamada Regular, cuja solicitação de matrícula foi realizada em fevereiro de 2018, e também a nota de Corte Final, que se refere à última convocação de suplentes, finalizada em agosto.

A coluna “Cota” diz respeito às classes de concorrência:

  • AC: Ampla Concorrência
  • L1: Cota L1 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo)
  • L2: Cota L2 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas)
  • L5: Cota L5 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda)
  • L6: Cota L6 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas)
  • L9: Cota L9 (Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
  • L10: Cota L10 (Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
  • L13: Cota L13 (Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
  • L14: Cota L14 (Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)

A Coordenação do Sisu na UFC reforça que as notas de corte devem ser consideradas apenas como parâmetro e que não há qualquer garantia de no processo seletivo para 2019 as notas sejam iguais ou próximas.

A Coordenação do Sisu na UFC esclarece dúvidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Site com todas as informações SISU NA UFC: www.sisu.ufc.br

NOTÍCIA: http://www.sisu.ufc.br/ufc-informa-notas-de-corte-do-sisu-2018/