Avaliação Institucional 2019.2 começa nesta segunda-feira (11); alunos e professores devem participar

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Ceará inicia nesta segunda-feira (11) o período de Avaliação Institucional 2019.2, que segue até o dia 29 de novembro. A participação de professores e alunos das graduações presenciais da UFC é da maior importância. “Sem a participação da nossa comunidade não conseguimos enxergar todas as potencialidades e fragilidades existentes nos cursos”, destaca o presidente da CPA, Prof. José Lassance de Castro Silva.

A CPA destaca a importância da participação de professores e alunos na avaliação institucional (Imagem: CCSMI-UFC)

A avaliação é anônima e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Basta clicar no portal do docente (para professor) ou discente (para o aluno), clicar no menu “Ensino” e acessar a opção “Avaliação institucional”. Em caso de dúvidas, o interessado pode acessar os manuais para a participação no site da CPA.

Entre os pontos a serem avaliados dos cursos estão disciplinas, infraestruturas físicas, projetos pedagógicos, bibliotecas, laboratórios, coordenações de cursos, entre outros. Com o resultado, a administração da UFC terá em mãos um detalhado diagnóstico da graduação e poderá  utilizá-lo para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

“As avaliações internas dão o devido suporte para apontar fragilidades às avaliações externas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Haja vista que os índices da nossa Instituição no MEC dependem das notas dessas avaliações externas”, acrescenta o Prof. Lassance.

SEMINÁRIO – Concluído o processo avaliativo, um seminário será realizado pela CPA para divulgação dos resultados, com a participação de docentes, discentes e grupos gestores, no qual ações serão propostas para a tomada de decisões. Os dados da avaliação também serão divulgados no portal da UFC, na página da CPA, nas coordenações de cursos, através dos quadros de avisos locais, e nas redes sociais. Além disso, a CPA informa  os participantes, individualmente, como eles podem ver os resultados.

Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva,  presidente da CPA/UFC – fone: (85) 3366 9421

Link da Notícia: http://www.ufc.br/noticias/13919-avaliacao-institucional-2019-2-comeca-nesta-segunda-feira-11-alunos-e-professores-devem-participar