Edital Nº 45/2018- Veja resultado final da Seleção para Mudança de Curso; matrícula será em 28 de novembro

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa o resultado do processo seletivo para mudança de curso 2019.1. O cadastro de matrícula dos aprovados será no dia 28 de novembro.

Os aprovados deverão comparecer ao auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, nesta data, no horário de 9h às 12h, para efetuar cadastro de matrícula no novo curso. No caso dos cursos sediados no interior, o procedimento poderá será feito na diretoria do respectivo Campus.

Para efetuar o cadastro, o aluno deverá apresentar o Requerimento de Matrícula para Mudança de Curso impresso, preenchido e assinado.

Classificáveis – Caso restem vagas não ocupadas após o cadastro de matrícula dos aprovados na mudança de curso, os candidatos seguintes (que aparecem como desclassificados por vaga no resultado final) serão convocados, na ordem de classificação.

O processo seletivo foi regido pelo Edital Nº 45/2018 e ofertou 79 vagas nos campi de Fortaleza, Russas e Sobral.

 

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/veja-resultado-final-da-selecao-para-mudanca-de-curso-matricula-sera-em-28-de-novembro/

Enade: Questionário do Estudante deve ser preenchido até 21 de novembro

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 têm até o dia 21 de novembro para responder o Questionário do Estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), responsável pelo acompanhamento do Exame na Universidade Federal do Ceará (UFC), recomenda que o preenchimento seja feito até, no máximo, dois dias antes da prova.

Só podem se cadastrar os estudantes que foram previamente inscritos pelos Coordenadores de Curso. Para realizar o cadastro é necessário selecionar a opção “Primeiro Acesso” para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF, além de um e-mail válido. É responsabilidade do estudante verificar se o cadastro foi concluído com sucesso, para garantir o acesso ao Questionário do Estudante e participar da prova em 25 de novembro.

O Questionário do Estudante tem como finalidade a avaliação, por parte do estudante, da instituição de ensino superior e do curso a qual está concluindo, além de coletar informações socioeconômicas dos estudantes. Este instrumento é utilizado para o cálculo dos indicadores de qualidade da IES e do curso.

Ele é necessário também para que os estudantes tenham acesso a consulta individual do local de prova e ao cartão de informações, que serão liberados pelo Inep a partir do dia 9 de novembro. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao Enade.

  • Clique aqui para acessar o Sistema Enade

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos:  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/enade-questionario-do-estudante-deve-ser-preenchido-ate-21-de-novembro/

Conheça o Guia do Estudante, novo recurso para auxiliar a comunidade discente da UFC

Trabalhos, provas, projetos, grupos de estudo e estágios são só alguns dos temas que povoam as mentes dos alunos, às vezes com o ônus de estar longe da casa dos pais para concluir a formação universitária.

Vivenciar tudo isso na Universidade Federal do Ceará, uma das maiores e mais bem conceituadas instituições públicas de ensino superior do País, ficará um pouco mais fácil com uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC: o Guia do Estudante.

O Guia foi lançado oficialmente na abertura dos Encontros Universitários 2018 na quarta-feira passada (24), no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

novo site nasce com a missão de esclarecer a comunidade discente sobre os variados aspectos do universo acadêmico. No Guia, estão informações importantes sobre atividades acadêmicas e curriculares, serviços disponibilizados pela Instituição para o alunado, equipamentos culturais e científicos, políticas de apoio socioeconômico aos estudantes mais vulneráveis e diversas dicas úteis no percurso do ingresso à formatura.

Entre os conteúdos reunidos na plataforma digital estão por exemplo: tipos de matrícula que podem ser realizados pelo estudante, como se dão as avaliações nas disciplinas, como é contabilizada a frequência e como solicitar segunda chamada de provas.

Também são apresentados serviços como o Sistema de Bibliotecas, as modalidades de bolsas disponibilizadas, além dos pré-requisitos para se formar e solicitar o diploma de graduação.

De acordo com o Prof. Joaquim Francisco Cordeiro Neto, coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional, a ideia é que a comunidade explore e aprimore o recurso. “Com esse manual, nossos estudantes ficarão cientes de normas e diretrizes institucionais que regulam a vida na Universidade, bem como de seus direitos e deveres. Queremos que se torne um instrumento de consulta permanente, da entrada na Universidade até a cerimônia de colação de grau”, antecipa.

Acesso – A estrutura de navegação do Guia funciona como a de uma plataforma de busca. Digitando uma palavra-chave, o usuário poderá ter acesso aos conteúdos relacionados a ela. Também é possível a navegação com uma visão geral da base de dados clicando-se no menu Assuntos. Todo o conteúdo do Guia pode ser acessado na versão e-book, cujo download está disponível no próprio site.

“O Guia concentra informações em um só local, de um jeito rápido de acessar e fácil de entender. Ele está onde nossos alunos estão: na Internet e nos celulares. Selecionamos, apuramos e classificamos os temas mais importantes para calouros, transferidos e veteranos, que são muito úteis para nossos professores, servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados da Universidade”, conclui o Prof. Joaquim.

Para reforçar a ideia de que os estudantes e coordenadores de graduação apropriem-se do material e contribuam para a ampliação do acesso a ele, também pode ser baixada no site uma apresentação de slides, formatada para divulgar a ferramenta para a comunidade acadêmica. Com um clique, todos os vídeos produzidos para a plataforma podem ser vistos no canal do Guia do Estudante da UFC no YouTube.

Em constante aperfeiçoamento, o site será atualizado de acordo com demandas de setores da Universidade e dos próprios alunos, que podem enviar, por meio de formulário, depoimentos com dicas e conselhos que consideram valiosos para os demais colegas da graduação. Outra novidade é a Agenda UFC, site colaborativo no qual os organizadores de atividades acadêmicas e culturais da Universidade poderão cadastrar seus eventos na plataforma, ampliando assim seu alcance e divulgação.

Serviço:
Guia do Estudante da UFC – www.guiadoestudante.ufc.br

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7319 / E-mail: marketing@ufc.br

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/ufc-apresenta-guia-do-estudante-novo-recurso-para-auxiliar-a-comunidade-discente/

EDITAL n° 45/2018- Mudança de curso: divulgada lista de indeferidos após análise de recursos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa a relação de inscrições indeferidas para o processo seletivo de mudança de curso 2019.1, após análise de recursos administrativos. A seleção é regida pelo Edital Nº 45/2018, que esclarece todos os critérios eliminatórios.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  • 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/mudanca-de-curso-divulgada-lista-de-indeferidos-apos-analise-de-recursos/

Funcionamento da Biblioteca do Campus de SOBRAL em novas instalações

Comunicamos que segunda feira, dia 12 de novembro, a Biblioteca do Campus de Sobral voltará a funcionar normalmente em novas instalações no Campus do Mucambinho.

 

Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Horário de Funcionamento: das 07:00 às 21:00 horas.

 

(Bloco I Mucambinho- subsolo da Cantina).

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Sala do Acervo da Biblioteca: (88) 3695 4644
Gabinete da Bibliotecária: (88) 3695 4645

Avaliação Institucional ocorre de 5 a 26/11; professores e alunos de graduação devem participar

De 5 a 26 de novembro, estudantes e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão acessar o SIGAA e participar da Avaliação Institucional de 2018.2. Trata-se da oportunidade de a comunidade acadêmica formalizar sua opinião sobre os cursos, podendo fazer sugestões, críticas, elogios e outras observações. 

A participação de todos, que é anônima, é de extrema importância e garantirá à administração da UFC um diagnóstico da graduação, o que tem sido utilizado para implementação de melhorias nos cursos avaliados.

Para participar, basta responder aos formulários on-line disponíveis no menu Ensino no SIGAA. Nesta edição, será examinada a qualidade do ensino (turmas, docentes e discentes) e a infraestrutura dos cursos, bem como a qualidade das coordenações, dentre outros aspectos.

EFEITOS – Os resultados da Avaliação Institucional são subsídios importantes para que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC acompanhe a implementação de ações que visem minimizar possíveis fragilidades identificadas.

No site da CPA, é possível ver os relatórios de diagnóstico e de propostas de ações das unidades acadêmicas. Cada unidade é responsável por pensar tais propostas e executá-las. Como exemplo, já foram realizados seminários sobre didática em sala de aula, discussões sobre projetos pedagógicos dos cursos, conclusão de reforma de laboratórios, dentre outras ações.

Mais informações podem ser obtidas no site da CPA.

Fonte: José Lassance, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – fone: 85 3366 9421

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12108-avaliacao-institucional-ocorre-de-5-a-26-de-novembro-professores-e-alunos-de-graduacao-devem-participar

Curso Básico de Defesa Pessoal Feminina 20 vagas ofertadas

Prezadas alunas, professoras e técnico-administrativas da UFC SOBRAL,

Curso Básico de Defesa Pessoal Feminina ocorrerá nos próximos dias 13 e 14 de novembro, sendo que, na terça-feira, dia 13, será no período da noite, a partir das 18h e, na quarta, dia 14, ocorrerá somente pela manhã, a partir das 8h30min. Serão 20 vagas ofertadas.
O local permitido para instalar o tatame será no piso superior do Restaurante Universitário, no Campus do Mucambinho.
As inscrições estão abertas, o formulário deve ser preenchido, assinado e entregue à Nádia, na secretaria do curso de Finanças/ Ciências Econômicas (88) 3695- 4609 até dia 12/11/2018..
 Solicito a vocês que atendam às seguintes instruções para os dias do curso:
i) Não usar brincos ou piercing ou qualquer outro artefato nas orelhas;
ii) Não usar cordão, colar ou qualquer outro artefato no pescoço;
iii) Não usar anéis, alianças ou qualquer outro artefato nos dedos;
iv) Mantenha as unhas curtas para evitar ferir as colegas de curso;
v) vista uma calça de ginástica ou leg (pode ser short também), de forma que você tenha flexibilidade de movimentos.
Qualquer dúvida, terei prazer em esclarecer.
Abraço a todos,
Sensei Alesandra Benevides
faixa preta 1° dan de karatê-dô tradicional Shotokan

Edital Nº 45/2018- Veja indeferidos para mudança de curso; recursos são aceitos até segunda (5)

A Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação divulga a relação de candidatos com inscrições indeferidas para mudança de curso 2019.1.

Recursos serão aceitos, em dias úteis, até segunda-feira (5) no Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campi no interior. Recomenda-se que o candidato leia com atenção ao Edital Nº 45/2018, que rege a seleção e informa os critérios de indeferimento. O resultado dos recursos deverá ser publicado no próximo dia 9.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  •  • 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/veja-indeferidos-para-mudanca-de-curso-recursos-sao-aceitos-ate-segunda-5/

Modelos de banners, cartazes e slides dos EU 2018 já estão disponíveis para download

Os quase seis mil estudantes da Universidade Federal do Ceará que apresentarão trabalhos nos Encontros Universitários 2018 já podem fazer o download dos templates para seus banners e cartazes. Os layouts exclusivos dos EU 2018, produzidos pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI) da UFC, já estão disponíveis no site dos Encontros.

A proposta é facilitar o trabalho dos alunos que, neste momento, se preparam para apresentar à sociedade, através de pôsteres e comunicações orais, o que foi produzido ao longo do ano na UFC nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Por isso, também está disponível para download uma opção de template para apresentações multimídia em formato Microsoft PowerPoint com a identidade visual dos EU 2018.

Além disso, é possível “baixar” a marca gráfica e as fontes tipográficas digitais que fazem parte da comunicação visual do evento. Os interessados poderão usar a marca em composições autorais, utilizando-nas em camisetas, grafismos, produções impressas e outros materiais que promovam seus projetos.

Em Fortaleza e Quixadá, os EU 2018 ocorrem de 24 a 26 de outubro; em Sobral, de 30 a 31 de outubro; em Russas, de 6 a 9 de novembro; e em Crateús, de 21 a 23 de novembro. Na Capital, o evento será realizado no Centro de Convivência do Campus do Pici.

Confira a programação dos Encontros Universitários no Campus de Sobral.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12025-modelos-de-banners-cartazes-e-slides-dos-eu-2018-ja-estao-disponiveis-para-download

Divulgado Edital para Mudança de Curso 2019.1; inscrições serão de 23 a 25 de outubro.

Estarão abertas, de 23 a 25 de outubro, as inscrições para Mudança de Curso 2019.1 na Universidade Federal do Ceará. São ofertadas 212 vagas nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

Podem participar da seleção alunos regularmente matriculados ou com matrícula trancada no semestre 2018.2 em cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Com a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em junho de 2013, fica vedada a participação de alunos matriculados em cursos dessa instituição.

A lista de cursos e a quantidade de vagas estão disponíveis no Anexo I do Edital Nº 45/2018, publicado nesta quarta-feira (10). As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, através do link a ser disponibilizado neste site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

O processo seletivo acontecerá em duas etapas. A primeira, eliminatória, analisará os pré-requisitos de elegibilidade e a segunda, classificatória, analisará o mérito acadêmico, como o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) geral do aluno. Todas as normas são informadas no Edital, que deve ser lido com atenção pelo candidato.

 

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação .

Telefone: (085) 3366- 9528.

Termos:  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/divulgado-edital-para-mudanca-de-curso-2019-1/