PRAE torna público o Edital do Processo Seletivo Unificado 2019.1 para solicitação de bolsas e auxílios de Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga, pelo presente edital, o processo seletivo unificado para a solicitação da Bolsa de Iniciação Acadêmica, do Auxílio Creche, do Auxílio Emergencial, da Isenção da Taxa do Restaurante Universitário e do Auxílio Moradia, para o período letivo de 2019.1, destinado a estudantes dos cursos presenciais de graduação dos Campi do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam aos requisitos próprios de cada benefício.

O processo seletivo unificado visa propiciar ao estudante solicitar um ou mais benefícios, apresentando somente um rol de documentos, devendo aquele atentar para a indicação de quais benefícios pretende pleitear.

O Edital nº 05/2019 – PRAE/UFC traz informações gerais a respeito do Processo Seletivo Unificado, a saber: cronograma de inscrição e forma de inscrição de cada campus; além de documentação necessária dos benefícios e prazos para sua entrega. Os demais aditivos contem a regulamentação específica de cada benefício.

Confira o edital e os seus aditivos na íntegra para conhecer o público-alvo, as condições para a solicitação, a documentação necessária e outras informações relevantes:

Edital nº 05/2019 – Processo Seletivo Unificado – 2019.1

(Os documentos e anexos, a que se refere a chamada, e o Guia Ilustrado dos Processos Seletivos da DIGEB podem ser encontrados na aba Editais e Resultados deste site)

FORMA DE INSCRIÇÃO: I – Para participar do processo seletivo, primeiro o(a) estudante deverá preencher o formulário eletrônico de pré-inscrição através do link: <Formulário de Pré-inscrição – Campus Sobral>, enviá-lo eletronicamente e imprimi-lo (a partir da confirmação pelo e-mail). II – Em relação à documentação, o aluno terá que anexar a documentação (comum e específica) ao formulário socioeconômico juntamente com o comprovante de pré-inscrição. Deverá ser entregue na Coordenadoria de Assistência Estudantil do Campus.

Atente-se para o período de pré-inscrição online: 13/03 a 21/03/2019 (até às17:00h)

Demais informações:

Contatos da Coordenadoria de Assistência Estudantil – Campus Sobral: E-mail: case@sobral.ufc.br e (88) 3695-4638.

INSCRIÇÕES ABERTAS para Programa Idiomas sem Fronteiras da UFC!

Período de inscrições: 18/02 a 14/03
Período de aulas: 25/03 a 19/06

Estão abertas, de 18/02 a 14/03, as inscrições para os cursos presenciais do NucLi, – Inglês, do Programa Idiomas sem Fronteiras. Os cursos são gratuitos e abertos à comunidade da UFC (discentes, docentes e técnicos administrativos). Em Sobral, as aulas acontecem de 25/03 a 19/06 e valem certificado de participação. As inscrições são feitas da seguinte forma:

1. Se você tiver feito o exame TOEFL ITP ofertado pela UFC e já possuir o resultado, ou teste de nivelamento do My English Online (MEO), basta acessar o site do Idiomas Sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/), fazer seu login e clicar na opção “Aulas Presenciais”. Daí é só escolher uma das opções de turma para o seu nível de proficiência;

2. SE não tiver feito o TOEFL ITP ou o teste de nivelamento do MEO, não tem problema! É só acessar o site do Idiomas Sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/) e fazer o seu cadastro. Em seguida, clique em “Cursos On-line”, selecione “MEO” e você será redirecionado ao site https://www.myenglishonline.com.br/. Inscrevendo- se no MEO, você realizará um teste de nivelamento de Inglês e receberá o resultado imediatamente. Em até 24 horas, o sistema ISF reconhecerá seu resultado e você estará apto a se inscrever nos cursos presenciais.

Na oferta 02, em Sobral, estão sendo ofertados 3 cursos:

– DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS E PRONUNCIA DA LÍNGUA INGLESA (B1) (SÁBADOS) (08:00 – 12:00) (48h)
– TOEFL ITP: ESTRATÉGIAS E SIMULADOS (B1) (TER-QUI) (12:00 – 13:30) (48h)
– PRODUÇÃO ORAL: COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS E INTERAÇÕES ACADÊMICAS (B1) (SEG-QUA) (12:00 – 13:30) (48h)

 

 

Instagram: @nucliufc / Facebook: Inglês sem Fronteiras UFC / Twitter: @nucliufc

 

Fonte: Arago Santiago

Email: aragosantiago25@gmail.com

PRAE torna público o Edital para Projetos de Atuação de Bolsistas de Iniciação Acadêmica (BIA) – 2019

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga, pelo presente Edital, a seleção de projetos para a atuação de 100 bolsistas no Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica no campus Sobral para o ano de 2019.

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente por via eletrônica, preenchendo o formulário disponibilizado no link abaixo.

 

Os projetos devem estar em conformidade com as condições estabelecidas no edital ora publicado. A apresentação de proposta em formato distinto acarretará a imediata desclassificação do projeto.

 

Confira o edital na íntegra para conhecer o cronograma do campus, as condições para a solicitação e as orientações para o preenchimento do formulário:

Para demais esclarecimentos, enviar e-mail para case@sobral.ufc.br

Fonte: PRAE

Calendário de Confirmação de Matrícula- SISU 2019

Chamada Regular do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

Chamada de Lista de Espera do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

* Local de Confirmação Presencial de Matrícula: coordenação de curso

O estudante pode escolher qualquer um dos dias dentro do prazo estipulado para seu semestre de ingresso. O horário deve ser de acordo com o funcionamento do curso, mas o ideal é que busque a informação diretamente com a coordenação de curso.

O primeiro semestre letivo tem início em 18 de fevereiro de 2019, e o segundo em 5 de agosto de 2019.

ATENÇÃO: Caso o candidato deixe de realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, isso implicará na perda automática da vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/calendario-de-confirmacao-de-matricula/

Sistema de Bibliotecas retoma campanha Diga Sim ao Recibo Digital!

Com o objetivo de reduzir o uso de papel, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará retoma, neste ano, a campanha Diga Sim ao Recibo Digital!. Lançada em agosto de 2017, a ação incentiva o uso de comprovantes digitais para o empréstimo e a devolução de livros.

A iniciativa orienta os usuários sobre a substituição gradativa dos comprovantes de empréstimo e devolução impressos no balcão de atendimento das bibliotecas pelos comprovantes digitais, obtidos na Internet por meio do sistema Meu Pergamum.

O recurso pode ser acessado mediante o uso de matrícula e senha da biblioteca. Nesse ambiente, o usuário pode conferir empréstimos, pendências, reservas efetuadas, datas de devolução, histórico de operações realizadas na biblioteca e dados pessoais.

A campanha também estimula os usuários a atualizar os e-mails para que possam receber os comprovantes e outras informações emitidas pela biblioteca.
Mais informações estão no site e no Twitter da Biblioteca Universitária.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones 85 3366 9507 e 3366 9513.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12562-sistema-de-bibliotecas-retoma-campanha-diga-sim-ao-recibo-digital

A Prefeitura de Sobral abre inscrições para o Projeto Bolsa Universidade 2019

[INSCRIÇÕES ABERTAS] 

Integrando o Programa #ocupaJuventude, a Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel) torna pública as inscrições para o Projeto Bolsa Universidade de Sobral 2019. Contemplando estudantes universitários que estejam cursando o 1º e 2º semestre, o projeto atende preferencialmente jovens moradores dos distritos de Sobral e egressos da rede pública de ensino médio. As inscrições vão até 22 de fevereiro.

 

O candidato deve preencher formulário de inscrição online, disponível no endereço virtual  (Selecao.sobral.ce.gov.br), anexando todos os documentos exigidos no edital. Serão oferecidas 350 bolsas no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), a ser concedida durante 10 (dez) meses em 2019.

 

Com o Projeto Bolsa Universidade de Sobral, o aluno tem a garantia de aporte às despesas relacionadas a moradia, alimentação, transporte e material didático. “A proposta é garantir a permanência dos jovens no ensino superior, tendo em vista a grande evasão que ocorre principalmente nos primeiros semestres do curso”, explicou o Secretário da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, Igor Bezerra.

 

O Projeto Bolsa Universidade de Sobral por finalidade melhorar as condições de permanência no ensino superior dos estudantes egressos da rede pública de ensino, por meio de auxílio financeiro, a ser concedido através de bolsa a alunos universitários.

Confira o EDITAL

Faça sua Inscrição AQUI

Fonte: http://secjel.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/prefeitura-de-sobral-abre-inscricoes-para-o-projeto-bolsa-universidade-de-sobral-2019

Concludentes podem solicitar distinção acadêmica de 1º a 8 de fevereiro

Estará aberto, de 1º a 8 de fevereiro, o período para requerimento de Distinção Acadêmica nas coordenações de curso de graduação. Poderão solicitar Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude somente os concludentes do ciclo de colação de grau de 2018.2.

As distinções acadêmicas são atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e na Portaria nº 41/2018, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD):

  • Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
  • Conclusão de curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação;
  • Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
  • Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
  • Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados pelas coordenações. O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a dez para cada curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

As coordenações terão até o dia 22 de março para remeter à PROGRAD o processo eletrônico contendo relação dos alunos indicados para concessão de distinção acadêmica.

Mobilidade – Estudantes que tenham participado satisfatoriamente do Programa de Mobilidade Acadêmica, com anuência da coordenação do curso e registro no sistema acadêmico, não terão computado o período no cálculo da carga horária para fins de concessão da distinção.

Solenidades – Os alunos agraciados com Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude receberão a outorga, respectivamente, dos diretores de suas Unidades Acadêmicas, do pró-reitor de Graduação e do reitor da UFC. As datas são informadas no Calendário Universitário.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: (85) 3366- 9410

Termos:  •  •  • 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/concludentes-podem-solicitar-distincao-academica-de-1o-a-8-de-fevereiro/

 

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Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular

1) Se você foi selecionado para a UFC em qualquer uma de suas opções de curso nesta Chamada Regular do SISU, deve conferir, no Calendário de Solicitação de Matrícula, local, endereço completo, data e hora de matrícula do seu curso.

2) Para solicitar sua matrícula, deverá entregar a documentação básica completa, exigida de todos os aprovados. Caso seja cotista, atente também à documentação comprobatória específica para cotas.

3) Todos os documentos devem ser colocados dentro de um envelope de dimensões 260mm x 360mm (ou semelhante) que será entregue aberto. 

4) A documentação básica de matrícula será conferida na hora. O candidato deverá deixar no envelope só as fotocópias simples e apenas mostrar os originais ao atendente para conferência na hora. Se a fotocópia for autenticada, não precisa apresentar o documento original.

5) Candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão entregar esta documentação específica em um envelope separado do restante da documentação: Termo de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência preenchido e assinado e laudo médico original emitido nos últimos 12 (doze) meses.

6) Podem ser incluídos outros documentos, a critério do candidato, que facilitem a comprovação de sua deficiência

7) O(s) envelope(s) deve(m) ser identificado(s) com uma etiqueta impressa a partir do Gerador de Documentos. Serão gerados etiqueta(s) de identificação para o(s) envelope(s) e o Termo de Ciência em duas vias, que deverão ser assinadas pelo candidato.

8) Uma cópia do Termo de Ciência deve ser entregue à UFC e a outra permanecerá com o candidato, que deverá guardá-la com cuidado, pois traz informações importantes para o futuro aluno da UFC. Em caso de perda ou dano, não será emitida segunda via de Termo de Ciência.

9) Nenhuma documentação comprobatória de cota será conferida na hora pelos atendentes da matrícula, mas sim posteriormente por uma comissão.

10)resultado da análise de cota será divulgado no dia 15 de fevereiro.

11) Os candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente ser entrevistados por comissão multiprofissional em datas a serem informadas no dia 15 de fevereiro.

12) A oferta de vagas para todos os cursos da UFC em 2019 é disponibilizada no quadro de Cursos e Vagas. O candidato pode verificar se o curso possui ingresso no primeiro semestre, no segundo semestre ou em ambos os semestres.

13) Caso o curso possua ingresso em ambos os semestres, o candidato deverá verificar neste site, após o fim do período de solicitação de matrícula, o seu semestre de ingresso.

14) Atenção! Em cursos com ingresso nos dois semestres, pode haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. A relação de candidatos com a divisão por semestres será atualizada após o fim dos períodos de solicitação de matrícula da Chamada Regular, de Lista de Espera e convocações de suplentes.

15) Para efetivar sua matrícula na UFC, o aprovado terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, cujas datas são definidas de acordo com o semestre de ingresso e estão informadas no Calendário de Confirmação Presencial de Matrícula.

16) Todas as etapas de matrícula são obrigatórias e presenciais, podendo ser realizadas pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou procurador legalmente reconhecido. O candidato que deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula perderá o direito à vaga.

17) Em caso de matrícula por procuração, o procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração pública (ou seja, estabelecida em cartório) e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração.

18) Não devem ser colocados, em nenhum hipótese, nos envelopes documentos originais como RG, CPF, CNH, passaporte, CTPS, titulo de eleitor, cartão do bolsa-família, cartões bancários, etc. Somente fotocópias devem ser colocadas no envelope.

19) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

20) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos.

21) Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/orientacoes-aos-candidatos-aprovados-na-chamada-regular-3/

Informações sobre Lista de Espera na UFC

1) Candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas duas opções de curso podem manifestar interesse em Lista de Espera na página do SISU mantida pelo Ministério da Educação: www.sisu.mec.gov.br

2) O candidato poderá escolher se deseja seguir na Lista de Espera da primeira opção de  curso ou da segunda opção de curso. Não é permitido participar das duas Listas.

3) As inscrições estarão abertas até o dia 5 de fevereiro. Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

4) Somente a partir de 7 de fevereiro, de acordo com o Ministério da Educação, as instituições participantes do SISU terão acesso a suas Listas de Espera do MEC para poderem iniciar suas chamadas.

5) Nenhum candidato deve comparecer à Universidade no dia 7 de fevereiro.

6) A UFC divulgará, até o dia 5 de fevereiro, um edital específico sobre Chamada de Lista de Espera e o Banco de Suplentes. Este documento informará as datas e procedimentos desta próxima etapa.

7) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

8) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos.

9) Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/informacoes-sobre-lista-de-espera-na-ufc/

Confira o resultado do SISU 2019; matrícula será de 31 de janeiro a 4 de fevereiro

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) estão disponíveis e podem ser consultados a partir desta segunda-feira (28), no boletim do candidato, na página do programa. Os aprovados na Universidade Federal do Ceará (UFC) deverão solicitar matrícula nos dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro. Cada curso tem dia e horário específico para isso, segundo Calendário de Solicitação de Matrícula divulgado pela Coordenação do SISU na UFC.

Os selecionados para cursos em Fortaleza devem comparecer à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Candidatos aprovados para cursos no interior devem comparecer à diretoria do respectivo campus, também no dia e horário reservado para o seu curso.

Van para PCD – Em Fortaleza, será disponibilizado uma van para os candidatos com deficiência, que ligará a entrada principal do Campus do Pici ao local de matrícula, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das 7h às 17h30. Aqueles que estiverem em veículos automotores terão parada autorizada no estacionamento do prédio, que estará fechado aos demais públicos.

Lista de Espera – Quem não tiver sido aprovado em nenhum curso na Chamada Regular tem de 29 de janeiro até 5 de fevereiro para manifestar interesse em participar da Lista de Espera na página do programa. O candidato poderá escolher se deseja continuar concorrendo a uma vaga no primeiro curso ou no segundo.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

www.sisu.ufc.br

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/confira-o-resultado-do-sisu-2019-matricula-de-aprovados-sera-de-31-de-janeiro-a-4-de-fevereiro/

 

EM SOBRAL A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DA CHAMADA REGULAR SERÁ NO AUDITÓRIO DO CAMPUS.

UFC SOBRAL – PRÓXIMO AO INSS

 

Lista de selecionados na chamada regular