Medicina de Sobral realiza colação de 39 alunos e atinge a marca de 500 formados.

 Em solenidade marcada por muita emoção, o Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral realizou, na noite da última sexta-feira (8), a colação de grau de 39 novos médicos. Com essa turma, o curso soma 500 profissionais entregues à sociedade desde sua criação, em 2001. A cerimônia, presidida pelo reitor da UFC, Henry Campos, ocorreu no auditório daquele curso.

Dirigindo-se aos formandos, o reitor os conclamou a conduzir o diploma da conceituada Instituição com orgulho. “Ele traduz a mais notável vitória intelectual de suas vidas. E podem orgulhar-se da faculdade e da Universidade onde viveram dias felizes, de imensuráveis realizações.” Tratando-os como “colegas médicos”, disse ainda: “Exercitem o respeito humano, os valores humanísticos, e orientem-se, a todo instante, pelos postulados da ética”.

Em seu discurso, o reitor fez também um histórico do processo de interiorização da Faculdade de Medicina da UFC, com a implantação dos cursos em Sobral, na zona norte, e Barbalha, no sul do Estado. Este último passou a integrar a Universidade Federal do Cariri, quando foi criada, em 2013. Comentou ainda sobre os festejados 70 anos da Faculdade de Medicina, comemorados neste ano, e os desafios e conquistas da UFC, que hoje se destaca em diversos rankings nacionais e internacionais.

CONSCIÊNCIA E AMOR – Em nome dos concludentes, Rodrigo da Silva Santos falou sobre a consciência que os novos médicos têm sobre as dificuldades de exercitar a profissão num contexto “em que há uma descaracterização absurda da saúde pública, com infraestrutura precária e superlotação, sistema fragilizado pela corrupção e pelo descaso de muitos governantes”.

Afirmou, com convicção, que os concludentes darão a resposta ao que este mundo precisa, pois se sentem bem capacitados. “Temos dentro de nós o potencial de mudança, nas palavras de Martin Luther King: ‘Nós precisamos descobrir a força redentora do amor e, quando fizermos isso, faremos desse velho mundo um mundo novo’.”

Fez ainda uma analogia com um pensamento do mestre indiano Osho acerca da necessidade de coragem no momento em que o rio completa sua jornada e se entrega ao mar. Para os estudantes, agora profissionais, não há mais volta. É seguir em frente: “O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando entrar no oceano é que o medo desaparece porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano”.

Citou também um trecho bíblico do Eclesiastes de Salomão, sobre para tudo haver um tempo e um propósito. O orador discente foi aplaudido de pé pelo público. A emoção tomou conta dos presentes e muitos estudantes choraram ao fim de seu discurso, quando declarou: “Que todos as formas de vida se beneficiem em todas as esferas e que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres. Amém, axé, aleluia, auerê”.

RESPONSABILIDADE – O orador docente, Cícero Silvério de Paiva, ficou muito emocionado ao falar da responsabilidade de formar médicos e de sua relação de ensinar e aprender com os alunos. Disse que aprendeu muito com todos e os alertou: “As dificuldades vão surgir como em qualquer profissão. E digo: trilhem o caminho do aperfeiçoamento contínuo e da bondade, que serão sempre reconhecidos”. Ele deixou outra orientação: “Nós, médicos, trabalhamos muito e, muitas vezes, sem nenhum amparo das leis trabalhistas. Portanto, lutem por seus direitos e sejam éticos nas relações com seus colegas”.

Compuseram a mesa principal da solenidade, além do reitor Henry Campos, o pró-reitor de Graduação, Cláudio Marques; o diretor do Campus de Sobral, Vicente de Paulo Teixeira Pinto; o vice-diretor do Campus de Sobral, João Guilherme Nogueira Matias; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, Francisco das Chagas Medeiros; o secretário da Saúde de Sobral, Gerardo Cristino Filho; e o orador docente.

Na mesa secundária, ficaram os professores do Curso de Medicina: Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar, vice-coordenadora do Curso de Medicina de Sobral; Elcineide Soares de Castro, vice-coordenadora do Curso de Medicina de Fortaleza; Fabiano Fazanaro; José Roberto Frota Gomes Capote Júnior; e Karine Magalhães Fernandes Vieira.

Fonte: Curso de Medicina de Sobral ‒ fone: 88 3695 4703

 

 

Notícia disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11359-medicina-da-ufc-em-sobral-realiza-colacao-de-grau-de-39-alunos-e-atinge-a-marca-de-500-formados

Vaga para Professor Substituto do Curso de Medicina de Sobral. EDITAL N°118/2018.

A Universidade Federal do Ceará recebe inscrições para Professor Substituto, no período de 12 a 18 de junho, para seleção de professor substituto  do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral. De acordo com o Edital nº 118/2018.

Campus da UFC em Sobral – Curso de Medicina

Setor de estudo: “Doenças Infecciosas e Parasitárias / Internato” (1 vaga – 20 horas). O candidato deverá ter graduação em Medicina.
Endereço: Av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100, Derby, Sobral – CE.
Fone: (88) 3695 4701

Programa relacionado: 

Consulte a Legislação Pertinente.
Acesse os Formulários e Requerimentos de Inscrição.

TAXAS, JORNADA E REMUNERAÇÃO – Para o Campus de Sobral, com regime previsto de 20 horas, a taxa de inscrição é R$ 55,00 e a remuneração, R$ 2.236,30.

Mais informações sobre os processos seletivos podem ser acessadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Notícia disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-e-editais-de-concursos-e-selecoes/11341-vagas-para-professor-substituto-da-feaac-do-ica-do-centro-de-ciencias-e-da-medicina-de-sobral

 

Estudantes e professores de graduação realizam Avaliação Institucional até 18 de junho.

Segue até 18 de junho mais um período de Avaliação Institucional da graduação na Universidade Federal do Ceará. Estudantes e professores devem acessar o SIGAA e responder ao formulário on-line disponível no menu Ensino, que é conciso e simples de ser preenchido.

A participação de todos é de extrema importância e garantirá à administração da UFC um diagnóstico da graduação. Nesta edição, será examinada apenas a qualidade do ensino nas disciplinas ofertadas no semestre letivo 2018.1, com professores e alunos avaliando as experiências em suas turmas.Trata-se da oportunidade de formalizar a opinião quanto à qualidade da graduação na UFC, em questões como metodologias e processo de ensino-aprendizagem.

A participação é anônima.

GRANDE EVENTO – No mesmo dia em que começou o prazo, na segunda-feira (28/05), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) reuniu fez um balanço das últimas edições da Avaliação Institucional.

A reunião, aberta à comunidade acadêmica, ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Ficou decidido que propostas para ampliar experiências positivas e para melhorar lacunas em disciplinas da graduação na UFC serão registradas e monitoradas pela CPA. Confira a cobertura do evento.

 

Fonte: Comissão Própria de Avaliação  fone: 85 3366 9421

Disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11281-estudantes-e-professores-de-graduacao-realizam-avaliacao-institucional-ate-18-de-junho

UFC amplia influência de pesquisas e passa a ser a 13ª do País, diz ranking do CWUR.

Um dos importantes rankings universitários internacionais, divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR), mostra mais um salto da Universidade Federal do Ceará. A Instituição subiu cinco posições e passou a ser a 13ª mais bem colocada do Brasil em 2018, consolidando-se como a melhor do Norte e Nordeste do País. No ano passado, a UFC ocupava a 18ª posição.

A UFC é uma das 20 instituições brasileiras, todas públicas, citadas pelo CWUR, que lista as mil melhores universidades do mundo. No panorama mundial, a UFC ocupa a 814ª colocação.

No cenário nacional, a UFC é a universidade do Norte e Nordeste mais bem colocada, seguida da federal de Pernambuco (UFPE), que ocupa a 14ª posição nacional. Se considerada também a região Centro-Oeste, a UFC fica atrás apenas da federal de Brasília.

O avanço da UFC pode ser atribuído, principalmente, à melhora do desempenho dos indicadores da pesquisa que mediram a quantidade de estudos publicados em grandes periódicos científicos; a influência das pesquisas desenvolvidas na Instituição; e o número de citações nos artigos chamados altamente citados (highly cited), ou seja, artigos publicados pela UFC que se destacam nas áreas pelo grande número de vezes em que foram utilizados para embasar outros trabalhos.

Nesses aspectos, a UFC está à frente até de universidades mais bem colocadas no ranking nacional, como a federal de Viçosa (em relação ao item influência) e as federais de São Carlos e do Paraná (em relação ao volume de citações).

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a conquista como fruto de um trabalho coletivo, que se coaduna com as estratégias de desenvolvimento da Universidade. “Esse resultado não é por acaso. Mostra que estamos no caminho certo quando definimos alguns pontos estratégicos, como internacionalização, melhorias na graduação e na pós-graduação, aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa. É um resultado que mostra a consolidação da UFC em todos esses aspectos e revela que a comunidade acadêmica está coesa em torno desses compromissos”, reflete o reitor.

O RANKING ‒ A lista divulgada pelo CWUR é elaborada desde 2012. Embora seja relativamente recente, o ranking é considerado robusto por contemplar dados relacionados à graduação e à pós-graduação, com esta última exercendo peso superior. Dos sete critérios considerados, listados a seguir, cinco estão relacionados diretamente à área de pesquisa. Os critérios são:

 qualidade de ensino (15% da nota), calculada pelo número de ex-alunos que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

 empregabilidade dos ex-alunos (15%), medida pelo número de ex-alunos que chegaram ao posto de CEO (diretor executivo) de grandes empresas do mundo, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

 qualidade do corpo docente (15%), mensurada pela quantidade de professores que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo docente;

 número de pesquisas divulgadas (15%), referente ao total de pesquisas divulgadas pela universidade;

 qualidade das publicações (15%), medida pelo número de pesquisas publicadas nos periódicos científicos de primeira linha;

 influência (15%), calculada pelo número de publicações que aparecem em periódicos científicos com grande influência e reconhecimento internacional;

 citações (10% da nota), medida pelo número de vezes que as pesquisas da universidade são citadas nos artigos classificados como altamente citados.

Em itens relacionados diretamente à pesquisa (quatro últimos), a UFC ficou dentro das mil primeiras colocações, conforme se vê na tabela. A situação revela uma conjunção de fatores que tem melhorado e dado mais prestígio internacional à ciência produzida na UFC, como o aumento qualitativo de nossas publicações e o crescimento contínuo do número de pesquisadores no sistema do CNPq.

 

Fonte:  Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Telefone: 85 3366 7331

Disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11318-ufc-amplia-influencia-de-pesquisas-e-passa-a-ser-a-13-do-pais-diz-ranking-do-cwur

Divulgado edital para transferência de estudantes de outras IES para a UFC.

A UFC disponibiliza 227 vagas, em Fortaleza, Sobral e Quixadá, para transferência de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para o semestre letivo 2018.2.

As inscrições serão de 7 a 11 de maio.

Do total de vagas ofertadas em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) para transferência do próximo semestre, 193 são para Fortaleza, 22 para Sobral e as 12 restantes para Quixadá. O quantitativo de vagas por curso, sede e turno está especificado no Edital Nº 11/2018, lançado nesta quinta-feira (26).

INSCRIÇÕES – As inscrições serão aceitas de 7 a 11 de maio, exclusivamente pela internet, através de link a ser disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Além do formulário de inscrição, o candidato terá de responder a um questionário socioeconômico para que sua solicitação seja efetivada.

Mais informações, como normas para inscrição, critérios de seleção, lista de documentos e procedimentos para matrícula, podem ser conferidas no Edital Nº 11/2018. A divulgação do resultado final e das informações referentes à matrícula dos aprovados está prevista para o dia 15 de junho.

A leitura do Edital Nº 11/2018 é indispensável aos candidatos. 

Para concorrer às vagas, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter obtido nota final igual ou superior a 450 em pelo menos uma das seguintes edições: 2014, 2015, 2016 ou 2017. Caso tenha participação em mais de uma dentre essas edições, será considerada aquela em que obteve maior nota final.

Para participar da seleção às vagas de transferência, o candidato precisa ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 60% da carga horária (ou do total de créditos) do seu curso de origem. A única exceção se refere aos cursos de Medicina (tanto em Fortaleza quanto em Sobral), em que este intervalo é de 10% a 25%. É considerada a carga horária cursada e concluída no ato da inscrição.

CURSOS AFINS – O candidato à transferência deve atentar ao quadro de cursos afins informado no Edital. A primeira coluna se refere ao curso na UFC, e a segunda aos cursos de outras IES que são considerados afins. Por exemplo, Ciência da Computação da UFC tem como cursos afins em outras IES os cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Engenharia de Software.

Se o curso não constar na tabela é porque só recebe alunos do mesmo curso. Por exemplo, Enfermagem da UFC só aceita alunos de outros cursos de Enfermagem e por isso não tem seu nome no quadro de cursos afins. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos (Bacharelado e Licenciatura) de um mesmo curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação –

Telefone: (85) 3366-9528.

Termos:  •  •  •  •  • 

SISU UFC – Cronograma de Entrevistas para Candidatos a Cotas com Deficiência.

A Coordenação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal do Ceará informa o cronograma de entrevistas para comprovação de cotas para pessoas com deficiência da chamada de lista de espera e da primeira, segunda e terceira convocação de suplentes realizada no primeiro semestre. Na quarta convocação não foi chamada nenhuma pessoa nessa condição.

A entrevista é obrigatória para todos os candidatos, independentemente do resultado da análise documental, divulgado na sexta-feira (20) no site da CCV.

Aqueles que estiverem como pendentes deverão apresentar a documentação complementar para regularizar a situação no ato da entrevista. Candidatos com pendência documental devem se apresentar com pelo menos meia hora de antecedência no local da avaliação.

Candidatos que já tiveram seu deferimento de cota aceito na chamada regular não precisarão passar por essa etapa novamente.

Telefone: (88) 3695-4701.

Análise documental (parcial) – chamada de lista de espera.
Análise documental (parcial) – 1ª convocação de suplentes.
Análise documental (parcial) – 2ª e 3ª convocação de suplentes.

 

Dúvidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/cronograma-de-entrevistas-para-candidatos-a-cotas-para-pessoas-com-deficiencia/

Abertas inscrições para Curso de Saúde Digital; 500 vagas são ofertadas gratuitamente.

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o Curso de Saúde Digital, parceria do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da Universidade Federal do Ceará, com o programa Telessaúde Brasil Redes.

curso é gratuito e voltado para profissionais de saúde, estudantes (de graduação e pós-graduação) e pesquisadores da área. São ofertadas 500 vagas para todo o País e as inscrições são feitas por formulário eletrônico.

A capacitação garante certificado de 40 horas-aula, divididas em duas unidades: “Conceitos básicos de saúde digital” e “Saúde digital e a promoção da saúde”. A ideia é discutir desde os conceitos iniciais das temáticas relacionadas à saúde digital até as estratégias informacionais que podem servir de base teórica, auxiliando no trabalho prático dos serviços de saúde do País.

O curso terá início no dia 1º de maio. Todos os inscritos devem receber os dados de acesso antes dessa data.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 8055.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde.

Telefone: 85 3366 8055

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11092-abertas-inscricoes-para-curso-de-saude-digital-500-vagas-sao-ofertadas-gratuitamente

Edital nº 85/2018, tem 3 vagas para Professor Substituto em Sobral, Setor: MEDICINA.

Estarão abertas, a partir da próxima segunda-feira (16), inscrições para seleção de professor substituto no Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), em Fortaleza, e nos Campi da Universidade Federal do Ceará em Sobral e Russas.

No Campus de Sobral, são três vagas, todas com carga de trabalho de 20 horas semanais. Destinam-se aos seguintes setores de estudo:

Detalhes sobre os processos de inscrição e seleção estão no Edital nº 85/2018, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Programas relacionados:  


Local de Inscrição:
Curso de Medicina – Campus da UFC em Sobral.
Endereço Eletrônico: www.medsobral.ufc.br
Telefones: (88) 3695.4701.
Email: famedsobral@ufc.br
Horário: 09 às 12 e 14 às 17 horas.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7407

Período para reabertura de matrícula 2018.2 será na próxima semana.

Estará aberto, de 9 a 13 de abril, o período para reabertura de matrícula para 2018.2 dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os alunos em situação de abandono de curso em 2018.1 e que desejam reaver a situação devem preencher o requerimento para a abertura do protocolo.

O documento deve ser entregue pessoalmente no setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Os Campis da UFC no Interior, devem entregar os requerimentos nas coordenações dos respectivos cursos, para serem enviados no malote para Fortaleza.

OBS: O resultado será divulgado no dia 25 de junho.

Após a solicitação, o estudante será submetido a uma avaliação de dados que será realizada junto com as coordenações dos cursos.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação –

Fone: (85) 3366-9036.

Termos:  •  • 

 

FONTE DA NOTÍCIA: http://www.prograd.ufc.br/periodo-para-reabertura-de-matricula-2018-2-tem-inicio-segunda-9/

Lançado edital 107/2015 para professor efetivo em Sobral

A UFC está com inscrições abertas, de 1º a 30 de junho de 2015, para concurso público para o cargo de professor da carreira do Magistério Superior, Classe A, 20h, com denominação de Auxiliar, do seu Campus em Sobral. Está sendo ofertada uma vaga para o Curso de Medicina, no setor de estudo Semiologia Médica / Clínica Médica / Internato.

Confira o Edital Nº. 107/2015 e o programa do concurso.