UFC realiza colação de 122 concludentes de Medicina de Fortaleza e Sobral

A solenidade especial de colação de grau de 122 concludentes dos Cursos de Medicina de Fortaleza (39 formandos) e de Sobral (83 formandos) da Universidade Federal do Ceará foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na capital cearense. A cerimônia, presidida pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, registrou momentos de muita emoção, com aplausos, risos e lágrimas de alegria.



Solenidade reuniu 122 concludentes dos Cursos de Medicina de Fortaleza de Sobral da UFC, no auditório do Centro de Tecnologia (Foto: Viktor Braga/UFC)

Ao saudar os novos profissionais da Medicina no Ceará, o reitor tratou os formandos como “colegas médicos” e afirmou: “Em nosso País, as novas gerações de profissionais de nível superior têm papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária, onde haja mais educação, mais oportunidades de trabalho e menos violência; mais saúde e menos exploração dos deserdados; mais solidariedade e menos corrupção. Esse mundo é possível e nós, na Universidade, atuando na seara onde nos cabe agir, temos feito a nossa parte”.


Reitor Henry Campos (Foto: Viktor Braga/UFC)

Com o auditório lotado pelos concludentes, seus familiares e convidados, as palmas entusiasmadas interromperam algumas vezes a fala do reitor, como no trecho em que ele defendeu com firmeza as instituições federais de ensino superior. “A universidade pública tem sabido dar uma resposta aos recursos que nela foram aplicados nos últimos anos. Hoje, elas estão maiores, melhores e bem mais presentes, graças aos investimentos que receberam, e graças também à postura do Governo Federal, que, no passado, nos garantiu segurança e respeito”, disse ele em um dos trechos mais aplaudidos. Durante o discurso do reitor, um grupo de concludentes estendeu uma faixa com os dizeres “Saúde e Educação não são mercadorias. Não vai ter corte, vai ter luta”.

O reitor reafirmou o compromisso da Universidade “em continuar servindo à sociedade, oferecendo ensino superior de qualidade, pesquisando e inscrevendo o Brasil entre os 15 países que mais produzem ciência no planeta”. Ele conclamou os novos médicos a manterem o vínculo com a UFC. “Sigam em frente, sem abdicar dos sonhos que os moveram até aqui, e sem deixar de acreditar no poder do conhecimento, o único que supera galhardamente a força das armas. Na UFC, podem ter certeza, estaremos torcendo por vocês e procurando dar cumprimento, da melhor forma, à nossa missão”, declarou sob palmas.


Durante o discurso do reitor, grupo de concludentes ergueu faixa (Foto: Viktor Braga/UFC)

SONHO REALIZADO – A mesa de abertura da solenidade contou com as presenças, além do reitor, do pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques; da diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; e do coordenador do Curso de Medicina de Fortaleza, Prof. Manoel Oliveira Filho. Por se tratar de uma colação de grau especial, o cerimonial foi simplificado, contando apenas com o discurso do reitor. Logo após a abertura da solenidade, os concludentes, perfilados, fizeram o juramento da profissão. Em seguida, o reitor procedeu à leitura do termo de colação de grau, fez seu discurso e a solenidade foi encerrada, num clima de muitos abraços, comemorações, lágrimas de alegria, tudo registrado por inúmeras câmeras.

“É o dia mais feliz da minha vida”, disse Lya Mont’Alverne de Barros Albuquerque, concludente do Curso de Medicina da UFC em Sobral. “Para mim representa a realização de um sonho depois de seis anos de muito estudo, muita dedicação, muita renúncia. É uma conquista muito grande não só para mim, mas para meus familiares, amigos e colegas”. Para ela, ser uma médica formada pela UFC se reveste de uma grande responsabilidade. “Sabemos que a UFC tem reconhecimento nacional e internacional. Eu, como médica, vou querer ter um desenvolvimento impecável para honrar cada vez mais o nome dessa instituição”. Ela pretende se inscrever no Programa Mais Médicos e servir à sociedade.

Essa também é a intenção do recém-formado Weskley Sousa dos Santos, do Curso de Medicina da UFC em Fortaleza. Para ele, trabalhar na área da saúde pública em um programa que atenderá os mais pobres é uma forma de tentar retribuir tudo o que a sociedade lhe proporcionou ao pagar impostos que foram revertidos para o ensino. “Dessa forma a gente tenta dar de volta todo esse benefício que eles deram para a gente.” O momento da colação de grau representou uma emoção muito grande para Weskley. “Foram seis longos anos estudando numa universidade federal super-respeitada e renomada como a UFC. Fica a ansiedade para começar a botar em prática tudo o que aprendi.”


Abraçada com os pais, Lana Mulato Lima afirmou: “foi uma conquista muito grande” (Foto: Viktor Braga/UFC)

Abraçada com os pais e chorando de alegria, Lana Mulato Lima só conseguiu dizer que “foi uma conquista muito grande” e que também vai se inscrever no Programa mais Médicos. O sorriso radiante dos pais confirmava as palavras da filha.

Fonte: Coordenadoria da Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/12982-ufc-realiza-colacao-de-122-concludentes-de-medicina-de-fortaleza-e-sobral

UFC lança edital de seleção para professor substituto em Sobral

SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO CAMPI DA UFC EM SOBRAL

O Reitor da Universidade Federal do Ceará torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições da Seleção de Professor Substituto para a carreira do Magistério Superior, nos dias, horários e locais estabelecidos no Quadro anexo ao presente Edital, para os setores de estudo e vagas a seguir indicados:

Programas relacionados:

Informações:

Local de Inscrição: Coordenação Curso de Medicina/Sobral

Endereço: Av. Comte. Maurocelio Rocha Pontes, nº 100, Jocely Dantas, CEP: 62.042-280, Sobral-CE.

Endereço eletrônico: www.medsobral.ufc.br

Telefone: (88) 3695.4701 e email: famedsobral@ufc.br

Horário: 09 às 12 e 14 às 17 horas

Link da Notícia: http://www.progep.ufc.br/edital-73-2019/

Inscrições para transferência de outras instituições para a UFC de 6 a 10 de maio

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulga o edital de seleção para transferência de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para seus cursos de graduação presencial. Estudantes que desejam concorrer a uma das vagas disponibilizadas deverão realizar as inscrições on-line entre os dias 6 a 10 de maio.

Os interessados precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2015 a 2018, devendo ter obtido uma média final mínima de 450. Em caso da participação em mais de uma edição do Enem, dentro do período estipulado, será considerada para análise a maior média final obtida.

Além disso, os candidatos necessitam ter cursado no mínimo 20% e no máximo 50% da carga horária total ou do total de créditos do curso de origem. No caso específico das vagas ofertadas para os cursos de Medicina e de Odontologia, os candidatos devem ter concluído no mínimo 10% e no máximo 25% da carga horária do respectivo curso em que esteja matriculado.

A PROGRAD destaca que somente serão aceitas inscrições para o mesmo curso de graduação em que o candidato já esteja cursando em outra instituição de ensino superior, ou inscrições de candidatos matriculados em cursos afins ao pretendido, listados de acordo com o quadro 03 do edital. São considerados automaticamente afins os graus de formação distintos (Bacharelado e Licenciatura) de um mesmo curso.

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 12 de junho. Os aprovados iniciarão suas atividades letivas na UFC no semestre de 2019.2 e para tal devem, obrigatoriamente, sob risco de perda da vaga, realizar a matrícula no dia 18 de junho de 2019, em local e horário a serem divulgados juntamente com o resultado final, no site da PROGRAD. Ao total, estão sendo disponibilizadas 297 vagas, para cursos nos campi de Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

INSCRIÇÕES – No processo de inscrição o candidato também deverá responder a um questionário socioeconômico e realizar o upload do histórico escolar digitalizado (em formato PDF, JPG ou PNG). O documento deverá estar autenticado com carimbo e assinatura pela IES de origem ou apresentar certificação eletrônica, datado entre os dias 25 de abril e 10 de maio de 2019.

O documento deverá conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:

  • Carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos)
  • Carga horária total integralizada pelo candidato (ou quantidade total de créditos integralizados)
  • Situação atual do aluno no curso (que deve estar regular, com matrícula ativa ou trancada)

A PROGRAD ressalta que o candidato deve imprimir uma via do formulário de inscrição, pois em caso de aprovação, esta via deverá ser apresentada à PROGRAD.

No caso de não envio da documentação exigida, ou de discrepâncias entre as informações apresentadas no formulário de inscrição e no questionário socioeconômico e as comprovadas pela documentação, o candidato terá sua inscrição cancelada, e portanto não poderá assumir a vaga, ainda que selecionado, não sendo cabível recurso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos: COPIC • Transferência • Transferência de Outras IES • Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior

Link da Notícia:
http://www.prograd.ufc.br/inscricoes-para-transferencia-de-outras-instituicoes-para-a-ufc-serao-de-6-a-10-de-maio/

QUADRO 02 DO EDITAL: VAGAS OFERTADAS EM SOBRAL

Trancamento parcial de disciplinas semestrais será de 15 a 17 de abril

A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa ao alunos que aqueles que desejam solicitar trancamento parcial de matrícula em disciplinas semestrais do período 2019.1 devem encaminhar o pedido à coordenação de seus respectivos cursos a partir da próxima segunda-feira (15) até quarta (17).

O trancamento parcial de matrícula consiste no cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas do atual semestre letivo sem justificativa formal. É um direito assegurado a todos os estudantes da UFC, mas exige permanência mínima de de créditos no curso, de acordo com cada Projeto Pedagógico. Além disso, acarreta impacto negativo no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Aqueles que tiverem interesse em trancar disciplinas anuais devem encaminhar solicitação à coordenação do curso nos dias 26 e 27 de junho. A classificação das disciplinas entre anuais e semestrais diz respeito ao tempo de duração delas e pode ser consultada pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

TRANCAMENTO TOTAL  Processo que cancela a matrícula em quaisquer disciplinas feitas no atual semestre letivo, independente da disciplina ser semestral ou anual. Direito oferecido aos alunos que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de atividade laboral ou obrigação de ordem militar. A Portaria nº 47/2018 informa os documentos comprobatórios aceitos para cada situação e como proceder em cada uma delas.

De acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, o estudante que necessitar solicitar o trancamento total do semestre, deve dar entrada na solicitação em no máximo 15 dias após o início do fator de afastamento. Somente serão aceitos para avaliação os pedidos de trancamentos enviados até o dia 27 de julho.

A PROGRAD ressalta que o período máximo que o estudante pode permanecer sem matrícula em disciplinas é de quatro semestres, consecutivos ou não, seja por trancamento total, matrícula institucional ou abandono temporário. Ao exceder o limite, o vínculo institucional com a UFC é cancelado.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos: Trancamento • Trancamento parcial

Link disponível:
http://www.prograd.ufc.br/trancamento-parcial-de-disciplinas-semestrais-sera-de-15-a-17-de-abril/

Período para reabertura de matrícula será de 8 a 12 de abril

Ocorrerá de 8 a 12 de abril o período para a solicitação de Reabertura de Matrícula para o semestre letivo de 2019.2. Os estudantes que se encontram em situação de abandono ou que estão com a matrícula cancelada, seguindo os parâmetros do V capítulo do Regimento Interno da Universidade Federal do Ceará (UFC), e que desejam solicitar a reativação da matrícula deverão solicitar a abertura do processo por meio de requerimento, independente do semestre em que houve o cancelamento da matrícula.

O documento deverá ser entregue pessoalmente no setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.
Nos Campis do Interior nas Diretorias .

O procedimento poderá ser realizado pelo aluno ou seu procurador legal. Após a solicitação, cada processo será submetido a uma avaliação de dados pela PROGRAD. O resultado final, apresentando nominalmente os alunos que tiverem a solicitação de reabertura deferida ou indeferida, será divulgado no dia 5 de julho.

Os alunos com solicitação deferida serão contactados pelas respectivas coordenações de seus cursos para que sejam orientados com relação aos demais procedimentos de retorno a graduação.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9036

Termos: Reabertura de Matrícula

Disponível em:
http://www.prograd.ufc.br/periodo-para-reabertura-de-matricula-sera-de-8-a-12-de-abril/

PRAE torna público o Edital do Processo Seletivo Unificado 2019.1 para solicitação de bolsas e auxílios de Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga, pelo presente edital, o processo seletivo unificado para a solicitação da Bolsa de Iniciação Acadêmica, do Auxílio Creche, do Auxílio Emergencial, da Isenção da Taxa do Restaurante Universitário e do Auxílio Moradia, para o período letivo de 2019.1, destinado a estudantes dos cursos presenciais de graduação dos Campi do Interior (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral) que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que atendam aos requisitos próprios de cada benefício.

O processo seletivo unificado visa propiciar ao estudante solicitar um ou mais benefícios, apresentando somente um rol de documentos, devendo aquele atentar para a indicação de quais benefícios pretende pleitear.

O Edital nº 05/2019 – PRAE/UFC traz informações gerais a respeito do Processo Seletivo Unificado, a saber: cronograma de inscrição e forma de inscrição de cada campus; além de documentação necessária dos benefícios e prazos para sua entrega. Os demais aditivos contem a regulamentação específica de cada benefício.

Confira o edital e os seus aditivos na íntegra para conhecer o público-alvo, as condições para a solicitação, a documentação necessária e outras informações relevantes:

Edital nº 05/2019 – Processo Seletivo Unificado – 2019.1

(Os documentos e anexos, a que se refere a chamada, e o Guia Ilustrado dos Processos Seletivos da DIGEB podem ser encontrados na aba Editais e Resultados deste site)

FORMA DE INSCRIÇÃO: I – Para participar do processo seletivo, primeiro o(a) estudante deverá preencher o formulário eletrônico de pré-inscrição através do link: <Formulário de Pré-inscrição – Campus Sobral>, enviá-lo eletronicamente e imprimi-lo (a partir da confirmação pelo e-mail). II – Em relação à documentação, o aluno terá que anexar a documentação (comum e específica) ao formulário socioeconômico juntamente com o comprovante de pré-inscrição. Deverá ser entregue na Coordenadoria de Assistência Estudantil do Campus.

Atente-se para o período de pré-inscrição online: 13/03 a 21/03/2019 (até às17:00h)

Demais informações:

Contatos da Coordenadoria de Assistência Estudantil – Campus Sobral: E-mail: case@sobral.ufc.br e (88) 3695-4638.

INSCRIÇÕES ABERTAS para Programa Idiomas sem Fronteiras da UFC!

Período de inscrições: 18/02 a 14/03
Período de aulas: 25/03 a 19/06

Estão abertas, de 18/02 a 14/03, as inscrições para os cursos presenciais do NucLi, – Inglês, do Programa Idiomas sem Fronteiras. Os cursos são gratuitos e abertos à comunidade da UFC (discentes, docentes e técnicos administrativos). Em Sobral, as aulas acontecem de 25/03 a 19/06 e valem certificado de participação. As inscrições são feitas da seguinte forma:

1. Se você tiver feito o exame TOEFL ITP ofertado pela UFC e já possuir o resultado, ou teste de nivelamento do My English Online (MEO), basta acessar o site do Idiomas Sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/), fazer seu login e clicar na opção “Aulas Presenciais”. Daí é só escolher uma das opções de turma para o seu nível de proficiência;

2. SE não tiver feito o TOEFL ITP ou o teste de nivelamento do MEO, não tem problema! É só acessar o site do Idiomas Sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/) e fazer o seu cadastro. Em seguida, clique em “Cursos On-line”, selecione “MEO” e você será redirecionado ao site https://www.myenglishonline.com.br/. Inscrevendo- se no MEO, você realizará um teste de nivelamento de Inglês e receberá o resultado imediatamente. Em até 24 horas, o sistema ISF reconhecerá seu resultado e você estará apto a se inscrever nos cursos presenciais.

Na oferta 02, em Sobral, estão sendo ofertados 3 cursos:

– DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS E PRONUNCIA DA LÍNGUA INGLESA (B1) (SÁBADOS) (08:00 – 12:00) (48h)
– TOEFL ITP: ESTRATÉGIAS E SIMULADOS (B1) (TER-QUI) (12:00 – 13:30) (48h)
– PRODUÇÃO ORAL: COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS E INTERAÇÕES ACADÊMICAS (B1) (SEG-QUA) (12:00 – 13:30) (48h)

 

 

Instagram: @nucliufc / Facebook: Inglês sem Fronteiras UFC / Twitter: @nucliufc

 

Fonte: Arago Santiago

Email: aragosantiago25@gmail.com

PRAE torna público o Edital para Projetos de Atuação de Bolsistas de Iniciação Acadêmica (BIA) – 2019

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga, pelo presente Edital, a seleção de projetos para a atuação de 100 bolsistas no Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica no campus Sobral para o ano de 2019.

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente por via eletrônica, preenchendo o formulário disponibilizado no link abaixo.

 

Os projetos devem estar em conformidade com as condições estabelecidas no edital ora publicado. A apresentação de proposta em formato distinto acarretará a imediata desclassificação do projeto.

 

Confira o edital na íntegra para conhecer o cronograma do campus, as condições para a solicitação e as orientações para o preenchimento do formulário:

Para demais esclarecimentos, enviar e-mail para case@sobral.ufc.br

Fonte: PRAE

Calendário de Confirmação de Matrícula- SISU 2019

Chamada Regular do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

Chamada de Lista de Espera do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

* Local de Confirmação Presencial de Matrícula: coordenação de curso

O estudante pode escolher qualquer um dos dias dentro do prazo estipulado para seu semestre de ingresso. O horário deve ser de acordo com o funcionamento do curso, mas o ideal é que busque a informação diretamente com a coordenação de curso.

O primeiro semestre letivo tem início em 18 de fevereiro de 2019, e o segundo em 5 de agosto de 2019.

ATENÇÃO: Caso o candidato deixe de realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, isso implicará na perda automática da vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/calendario-de-confirmacao-de-matricula/

Sistema de Bibliotecas retoma campanha Diga Sim ao Recibo Digital!

Com o objetivo de reduzir o uso de papel, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará retoma, neste ano, a campanha Diga Sim ao Recibo Digital!. Lançada em agosto de 2017, a ação incentiva o uso de comprovantes digitais para o empréstimo e a devolução de livros.

A iniciativa orienta os usuários sobre a substituição gradativa dos comprovantes de empréstimo e devolução impressos no balcão de atendimento das bibliotecas pelos comprovantes digitais, obtidos na Internet por meio do sistema Meu Pergamum.

O recurso pode ser acessado mediante o uso de matrícula e senha da biblioteca. Nesse ambiente, o usuário pode conferir empréstimos, pendências, reservas efetuadas, datas de devolução, histórico de operações realizadas na biblioteca e dados pessoais.

A campanha também estimula os usuários a atualizar os e-mails para que possam receber os comprovantes e outras informações emitidas pela biblioteca.
Mais informações estão no site e no Twitter da Biblioteca Universitária.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones 85 3366 9507 e 3366 9513.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12562-sistema-de-bibliotecas-retoma-campanha-diga-sim-ao-recibo-digital