Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas

Os candidatos aprovados no processo seletivo para transferência de outras instituições de ensino e admissão de graduados para 2019.1 já fazem parte do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A matrícula em disciplinas será de 21 a 23 de janeiro, e os estudantes poderão fazê-la na coordenação do curso ou por meio do SIGAA. Pelo sistema é possível também emitir declarações, consultar disciplinas ofertadas, acompanhar informações sobre o curso e conferir notas. Além disso, é um canal de informação dos professores com suas turmas.

Primeiro acesso – Ao acessar o SIGAA pela primeira vez, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Neste momento, o estudante deverá criar login e senha individuais, que serão solicitados a cada novo acesso.

  • Acesse o SIGAA e faça seu cadastro

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Termos:  •  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/transferidos-e-graduados-devem-se-cadastrar-no-sigaa-para-matricula-em-disciplinas/

Matrícula de veteranos será de 21 a 23 de janeiro; consulta online está aberta

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão fazer matrícula em disciplinas para 2019.1 no período de 21 a 23 de janeiro. As datas são as mesmas para os aprovados nos processos seletivos de admissão de graduados, transferência de outras instituições de ensino e mudança de curso, bem como para aqueles que tiverem a reabertura de matrícula aceita.

O ideal é que o estudante veterano solicite matrícula nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso e semestre, nas quais terá prioridade. O procedimento poderá ser realizado nas coordenações de curso ou pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que já está atualizado com a inclusão dos novos alunos. A oferta de disciplinas já pode ser consultada no SIGAA.

Matrícula Institucional – O prazo é o mesmo para os discentes interessados em realizar a matrícula institucional, que mantém o vínculo com a Universidade mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem realizar a matrícula institucional.

Trancamento Total – De acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, a partir deste semestre, estudantes que necessitem de trancamento total de matrícula deverão solicitá-lo no mesmo período da matrícula curricular, ou seja, de 21 a 23 de janeiro. Têm direito ao trancamento os que se enquadram em algum dos seguintes casos: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de emprego e obrigação de ordem militar. Caso o fator gerador do trancamento ocorra após o início do semestre letivo, a solicitação deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias, limitando-se ao último dia letivo do semestre.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Leia mais:
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Alunos devem regularizar situação com a Biblioteca para realizar matrícula

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Termos:  •  •  •  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/matricula-de-veteranos-sera-de-21-a-23-de-janeiro-oferta-de-disciplinas-esta-disponivel-no-sigaa/

UFC informa notas de corte do Sisu 2018

A Coordenação do Sisu na UFC divulga as notas de corte de todos os seus cursos de graduação presencial no processo seletivo de 2018, encerrado no mês de setembro.

A tabela informa, para cada curso, a nota de corte da Chamada Regular, cuja solicitação de matrícula foi realizada em fevereiro de 2018, e também a nota de Corte Final, que se refere à última convocação de suplentes, finalizada em agosto.

A coluna “Cota” diz respeito às classes de concorrência:

  • AC: Ampla Concorrência
  • L1: Cota L1 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo)
  • L2: Cota L2 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas)
  • L5: Cota L5 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda)
  • L6: Cota L6 (Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas)
  • L9: Cota L9 (Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
  • L10: Cota L10 (Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
  • L13: Cota L13 (Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)
  • L14: Cota L14 (Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas)

A Coordenação do Sisu na UFC reforça que as notas de corte devem ser consideradas apenas como parâmetro e que não há qualquer garantia de no processo seletivo para 2019 as notas sejam iguais ou próximas.

A Coordenação do Sisu na UFC esclarece dúvidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Site com todas as informações SISU NA UFC: www.sisu.ufc.br

NOTÍCIA: http://www.sisu.ufc.br/ufc-informa-notas-de-corte-do-sisu-2018/

UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta na Internet

A Universidade Federal do Ceará ofertará 6.288 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2019. O total está distribuído em 110 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. Os interessados já podem fazer a consulta das vagas disponibilizadas no site do SISU.

A consulta de vagas do SISU 1º/2019 foi liberada, na segunda-feira (17), pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento do SISU em todo o País. No total, serão ofertadas 235.476 vagas em 129 instituições de todas as regiões do Brasil.

No site mantido pelo MEC, o candidato poderá fazer sua pesquisa de vagas por curso, instituição ou município. Ao selecionar o curso de interesse, terá acesso a informações sobre o número de vagas, bem como sua distribuição por semestres e modalidades de concorrência (cotas e ampla concorrência). É importante lembrar que nem todos os cursos têm ingresso em ambos os semestres.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o SISU 2019/1 ficarão abertas de 22 a 25 de janeiro. O resultado será publicado no dia 28 de janeiro. Poderão participar do SISU 2019 os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e conseguiram nota acima de zero na redação. As notas do ENEM 2018 serão divulgadas no dia 18 de janeiro.

TERMO DE ADESÃO – A UFC não adotará pesos diferenciados no SISU 2019, como pode ser verificado no termo de adesão, disponível no site do SISU na UFC. Todas as informações sobre o processo seletivo especificamente na UFC podem ser consultadas no mesmo site.

NOVO E-MAIL – Com o intuito de facilitar a comunicação entre os candidatos e a Coordenação do SISU na Universidade, é disponibilizado um novo e-mail, com endereço menor e mais fácil de ser lembrado: sisu@ufc.br. Mensagens enviadas ao e-mail anterior serão automaticamente redirecionadas para a nova conta.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Qualquer dúvida entrar no site do SISU: www.sisu.ufc.br

 

 

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12376-ufc-ofertara-6-288-vagas-no-sisu-2019-consulta-esta-aberta-na-internet

Concludentes têm até quarta (19) para entregar documentos para colação de grau

Documentos são necessários para colar grau e receber o diploma (Foto: Viktor Braga)

Alunos concludentes no semestre 2018.2 têm até a próxima quarta-feira (19) para entregar sua documentação nas coordenações de curso. O procedimento é necessário para que o estudante possa colar grau e receber o diploma.

Os formandos devem entregar nas coordenações:

  • Ficha de Colação de Grau (no modelo atual, preenchida e assinada).
  • fotocópias simples do RG;
  • dos comprovantes da última eleição (primeiro e segundo turno);
  • do certificado de reservista (para homens) e;
  • Certidão Nada Consta da Biblioteca Universitária (com validade de 30 dias).

Os concludentes devem ficar atentos também às informações pessoais inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)Para que Diploma, Certidão de Colação de Grau e Histórico Escolar sejam entregues sem erros e dentro do prazo de 60 dias corridos, é preciso que os dados estejam atualizados.

OBS: Portanto, antes da colação de grau, os concludentes devem conferir com atenção todas as informações disponíveis no cadastro e corrigir o que for necessário. É importante lembrar que há campos de preenchimento obrigatório (indicados no SIGAA por um asterisco azul). Se algum deles estiver pendente, você não conseguirá fazer suas atualizações.

Coordenações – As coordenações de curso devem abrir, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), processo de “Graduação: Expedição de Diploma Coletivo”. É necessário incluir memorando assinado pelo coordenador e com ciência do diretor de Unidade Acadêmica destinado ao chefe da Seção de Diplomas da Prograd, com a relação de possíveis concludentes, em ordem alfabética, de acordo com o modelo disponibilizado pela pró-reitoria.

A documentação física precisa ser encaminhada, até quinta-feira (20), à Seção de Diplomas na Prograd em envelope identificado. Dentro, devem constar o memorando impresso do processo aberto no SEI, com a relação de possíveis concludentes, e as Fichas de Colação de Grau, organizadas em ordem alfabética e acompanhadas das respectivas documentações dos estudantes.

A Seção de Diplomas destaca que não é necessário aguardar a atualização no SIGAA. As coordenações podem encaminhar a relação de estudantes com perspectiva de conclusão de curso. A conferência com as atas de colação de grau será feita pela própria seção.

É importante frisar que Fichas de Colação de Grau em formato desatualizado ou preenchidas de forma incompleta serão devolvidas à coordenação para correção das pendências, ocasionando possível atraso na emissão dos diplomas.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9524 / e-mail: dmd@prograd.ufc.br

Termos:  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/concludentes-tem-ate-quarta-19-para-entregar-documentos-para-colacao-de-grau/

PROPLAD lança edital de seleção da bolsa PIBI 2019

A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) está ofertando 135 bolsas para estudantes. Para pleitear a bolsa, os candidatos devem estar regularmente matriculados na UFC (graduação), cursando no mínimo o 3º semestre e, no máximo, o penúltimo. Além disso, eles devem estar aptos a iniciar as atividades relativas ao projeto, logo após a seleção, por 12 horas semanais.

A bolsa do Programa Institucional de Inovação (PIBI) terá duração de 09 (nove) meses, relativos ao período de março a novembro de 2019, com carga horária de 12 horas semanais, nos turnos da manhã ou da tarde, de acordo com cada projeto. O valor mensal, individual, será de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Mais informações no Edital de Seleção do Programa.

 

Fonte: Cidclay Vieira, do Departamento de Controle da PROPLAD – fone: 85 3366 7521

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/copic-divulga-resultado-de-reabertura-de-matricula-para-2019-1/

COPIC divulga resultado de reabertura de matrícula para 2019.1

A Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) divulga o resultado dos processos de reabertura de matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) para 2019.1.

Os estudantes com pedido deferido deverão efetuar matrícula em disciplinas entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2019, nas coordenações de curso ou via Internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Copic reforça que aqueles que não realizarem a matrícula dentro do prazo terão seu status novamente cancelado e processo administrativo encaminhado para cancelamento definitivo.

Os interessados cujo campo do resultado aparece em branco devem procurar a coordenação do curso. Já aqueles cujo resultado aparece como arquivado devem procurar a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Em ambos os casos, os processos não foram assinados até o momento da divulgação da lista.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036

Email: copic@prograd.ufc.br

Termos:  •  • 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12354-prograd-divulga-resultado-de-reabertura-de-matricula-para-2019-1

Livros livres na Biblioteca do Campus de Sobral

Inauguramos, nesta última sexta-feira, 30 de novembro de 2018, o espaço do projeto *Livros Livres*, na Biblioteca do Campus de Sobral. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura, por meio do compartilhamento de livros, sem que haja a necessidade de realizar cadastro, sem data de devolução ou multas.
Bloco I Mucambinho- subsolo da Cantina
Desta forma, o projeto conta com sua colaboração! Podem ser doados livros de literatura nacional e estrangeira pertencentes aos diversos gêneros literários.

Aguardamos sua visita e sua doação.
Liberte aquele livro que está preso e empoeirado na sua estante! Leve! Leia! e Liberte!

Mais informações:

Bibliotecária: Márcia Sousa

Telefone: (88) 3695- 4645/ 3695- 4644

Email: marciaamas@gmail.com

Atenção ao prazo para solicitar trancamento total 2018

Os estudantes interessados no trancamento total referente a 2018.2, que cancela a matrícula em todas as disciplinas do atual semestre letivo, devem fazer a solicitação até 5 de dezembro, nas coordenações de curso. Diferentemente do trancamento parcial, o trancamento total não afeta o índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Para realizar o trancamento total de matrícula, os estudantes devem estar enquadrados em um dos seguintes casos, desde que ocorrido após a matrícula:

  • doença atestada pelo Serviço Médico da Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Mudança de domicílio para outra cidade atestada por comprovantes recentes  tanto do atual quanto do domicílio anterior;
  • exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários ou;
  • obrigações de natureza militar.

O trancamento total de matrícula pode ser solicitado por estudantes matriculados em qualquer semestre letivo. No entanto, é importante ressaltar que, como aluno irregular, o discente não terá mais prioridade na matrícula das disciplinas.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/atencao-ao-prazo-para-solicitar-trancamento-total/