Divulgado edital para transferência de estudantes de outras IES para a UFC.

A UFC disponibiliza 227 vagas, em Fortaleza, Sobral e Quixadá, para transferência de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para o semestre letivo 2018.2.

As inscrições serão de 7 a 11 de maio.

Do total de vagas ofertadas em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) para transferência do próximo semestre, 193 são para Fortaleza, 22 para Sobral e as 12 restantes para Quixadá. O quantitativo de vagas por curso, sede e turno está especificado no Edital Nº 11/2018, lançado nesta quinta-feira (26).

INSCRIÇÕES – As inscrições serão aceitas de 7 a 11 de maio, exclusivamente pela internet, através de link a ser disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Além do formulário de inscrição, o candidato terá de responder a um questionário socioeconômico para que sua solicitação seja efetivada.

Mais informações, como normas para inscrição, critérios de seleção, lista de documentos e procedimentos para matrícula, podem ser conferidas no Edital Nº 11/2018. A divulgação do resultado final e das informações referentes à matrícula dos aprovados está prevista para o dia 15 de junho.

A leitura do Edital Nº 11/2018 é indispensável aos candidatos. 

Para concorrer às vagas, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter obtido nota final igual ou superior a 450 em pelo menos uma das seguintes edições: 2014, 2015, 2016 ou 2017. Caso tenha participação em mais de uma dentre essas edições, será considerada aquela em que obteve maior nota final.

Para participar da seleção às vagas de transferência, o candidato precisa ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 60% da carga horária (ou do total de créditos) do seu curso de origem. A única exceção se refere aos cursos de Medicina (tanto em Fortaleza quanto em Sobral), em que este intervalo é de 10% a 25%. É considerada a carga horária cursada e concluída no ato da inscrição.

CURSOS AFINS – O candidato à transferência deve atentar ao quadro de cursos afins informado no Edital. A primeira coluna se refere ao curso na UFC, e a segunda aos cursos de outras IES que são considerados afins. Por exemplo, Ciência da Computação da UFC tem como cursos afins em outras IES os cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Engenharia de Software.

Se o curso não constar na tabela é porque só recebe alunos do mesmo curso. Por exemplo, Enfermagem da UFC só aceita alunos de outros cursos de Enfermagem e por isso não tem seu nome no quadro de cursos afins. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos (Bacharelado e Licenciatura) de um mesmo curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação –

Telefone: (85) 3366-9528.

Termos:  •  •  •  •  • 

Seleção Pública para Professor Substituto para o Curso de Eng. Elétrica.

O Reitor da Universidade Federal do Ceará torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições da Seleção de Professor Substituto para a carreira do Magistério Superior, para o Curso de Engenharia Elétrica  do Campus Sobral.

Programas relacionados:

Consulte a Legislação Pertinente.

Acesse os Formulários e Requerimentos de Inscrição.

Curso: Engenharia Elétrica
Área de Estudos: Formação Básica para Engenharia.
Regime: 40 horas.
Vaga: 01.
Local de Inscrição: Campus da UFC em Sobral, próximo ao INSS, na coordenação do curso de Engenharia Elétrica.
Endereço: Rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro, CEP: 62.010-560, Sobral/CE
Telefone: (88) 3695.4610.
Email: joaocarneiro.eel@gmail.com
Endereço eletrônico: www.sobral.ufc.br
Horário: 09 às 12 e 14 às 17 horas.
Demais informações, podem ser consultadas no edital  92/2018.

SISU UFC – Cronograma de Entrevistas para Candidatos a Cotas com Deficiência.

A Coordenação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal do Ceará informa o cronograma de entrevistas para comprovação de cotas para pessoas com deficiência da chamada de lista de espera e da primeira, segunda e terceira convocação de suplentes realizada no primeiro semestre. Na quarta convocação não foi chamada nenhuma pessoa nessa condição.

A entrevista é obrigatória para todos os candidatos, independentemente do resultado da análise documental, divulgado na sexta-feira (20) no site da CCV.

Aqueles que estiverem como pendentes deverão apresentar a documentação complementar para regularizar a situação no ato da entrevista. Candidatos com pendência documental devem se apresentar com pelo menos meia hora de antecedência no local da avaliação.

Candidatos que já tiveram seu deferimento de cota aceito na chamada regular não precisarão passar por essa etapa novamente.

Telefone: (88) 3695-4701.

Análise documental (parcial) – chamada de lista de espera.
Análise documental (parcial) – 1ª convocação de suplentes.
Análise documental (parcial) – 2ª e 3ª convocação de suplentes.

 

Dúvidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/cronograma-de-entrevistas-para-candidatos-a-cotas-para-pessoas-com-deficiencia/

Trancamento Parcial de Disciplinas poderá ser solicitado nesta Quinta (12) e Sexta (13).

Alunos da Universidade Federal do Ceará que desejam solicitar trancamento parcial de matrícula em disciplinas semestrais do período 2018.1 devem encaminhar o pedido à coordenação de seu curso nesta quinta (12) e sexta-feira (13), respeitando o horário de funcionamento de cada coordenação.

O trancamento parcial de matrícula é um direito assegurado a todos os estudantes da UFC, mas exige que o aluno permaneça matriculado com o mínimo de créditos permitido pelo curso, de acordo com o projeto pedagógico.

OBS: Para os interessados em trancar disciplinas anuais, os dias para a solicitação à coordenação do curso são 25 e 26 de junho.

TRANCAMENTO TOTAL – Os interessados em realizar trancamento total têm até o dia 25 de junho para requisitá-lo na coordenação do curso.

O estudante deve atender a pelo menos uma das seguintes exigências:

  • doença atestada pelo serviço médico da UFC;
  • mudança de residência para outro município;
  • exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários e;
  • obrigação de natureza militar.

Para mais informações, acesse a seção Perguntas Frequentes do site da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd).

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd/UFC.

Fone: 85 3366 9036.

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11055-trancamento-parcial-de-disciplinas-podera-ser-solicitado-nesta-quinta-12-e-sexta-13

Período para reabertura de matrícula 2018.2 será na próxima semana.

Estará aberto, de 9 a 13 de abril, o período para reabertura de matrícula para 2018.2 dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os alunos em situação de abandono de curso em 2018.1 e que desejam reaver a situação devem preencher o requerimento para a abertura do protocolo.

O documento deve ser entregue pessoalmente no setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. Os Campis da UFC no Interior, devem entregar os requerimentos nas coordenações dos respectivos cursos, para serem enviados no malote para Fortaleza.

OBS: O resultado será divulgado no dia 25 de junho.

Após a solicitação, o estudante será submetido a uma avaliação de dados que será realizada junto com as coordenações dos cursos.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação –

Fone: (85) 3366-9036.

Termos:  •  • 

 

FONTE DA NOTÍCIA: http://www.prograd.ufc.br/periodo-para-reabertura-de-matricula-2018-2-tem-inicio-segunda-9/

Concurso Matemática para Engenharia (Edital 304/2016)

A Comissão Julgadora do concurso para magistério superior, setor de estudo: Matemática para Engenharia, referente ao Edital 304/2016, divulga os seguintes documentos:

 

Identificação da prova escrita – Matemática para Engenharia

Quadro de notas da prova escrita subjetiva – Matemática para Engenharia

Sorteio da prova didática – Matemática para Engenharia